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Portobello Shop apresenta sistema diferenciado de logística

25/10/2007

De olho no grande filão que desponta dos setores da construção civil e imobiliário e com um plano de expansão para a abertura de lojas, em novas praças, a Portobello Shop, apóia-se num modelo de logística estrategicamente planejado para sustentar as futuras demandas do negócio.

Com sete fábricas, área total de 993 mil metros quadrados, sendo 86 mil destinados ao depósito, a indústria Portobello S/A, localizada em Santa Catarina, é o maior parque fabril da América Latina. Sua produção anual chega a 20 milhões de metros quadrados de revestimento, sendo que 70% são destinados ao mercado interno. Desse total, 20% correspondem à comercialização da Portobello Shop, quase três milhões de metros quadrados anuais.

Hoje, com 96 lojas e atuação em praticamente todas as capitais e cidades, a rede apresenta um crescimento no volume de itens comercializados de 30% no 1º semestre de 2007, em comparação a 2006. `Esse resultado comprova que estamos num ritmo acelerado de expansão, não só no número de novas lojas, como também em vendas na base instalada`, afirma o diretor da Portobello Shop, Juarez Leão.

Grande parte desse sucesso está atrelada à logística praticada pela empresa, que desde sua implantação em 1998, optou por um centro único de distribuição. Como todas as lojas, de Porto Alegre até Manaus, estão conectadas ao estoque da empresa, em tempo integral, assim que o pedido é emitido, a central já inicia o processo de separação e expedição`, explica o gerente de logística, Sérgio Marques.

Com um estoque de 3,6 milhões de metros quadrados de produto acabado, que corresponde a dois meses de armazenagem, a indústria atende de maneira centralizada todos os pedidos, organizando tudo com o sistema de WMS (Warehouse Management System) e radiofreqüência, o que garante total controle da logística. `O perfil da separação de produtos para a Portobello Shop é complexo, pois exige a separação por pallets personalizados, distribuídos individualmente a cada cliente`, detalha Marques.

Nos canais de venda Engenharia e Home Centers, a separação física é menos complexa em virtude das cargas serem mais compactadas.  `Contudo, para termos otimização de custos e sinergia entre os três canais, a distribuição segue em conjunto, ou seja, colocamos no mesmo caminhão, pallets das Lojas, da Engenharia e dos Home Centers`, destaca Marques, dizendo que este é o grande diferencial da logística Portobello. `Por outro lado, se tivéssemos optado por ter estoques espalhados pelo país, correríamos o risco de inviabilizar o projeto da Portobello Shop, em virtude do alto custo de armazenamento`, complementa.

Outra vantagem é a parceria com oito empresas transportadoras, operadas pela a indústria Portobello através do FOB Dirigido (Free on Board). Dessa forma, a logística determina o transportador e eliminam das lojas os custos que elas teriam para manter um sistema de transporte adequado às suas cargas pulverizadas.

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