Buscando Franquias?

Encontre aqui sua franquia

Escolha pelo menos um opção para sua busca

Pequenos negócios mineiros laçam franquias

11/08/2011

De olho no crescimento de mais de 20% ao ano do mercado de franchising, pequenas empresas de Uberlândia, no Triângulo Mineiro,  criam as próprias franquias. Os empreendimentos apoiados pelo projeto Minas Franquia, do Sebrae-MG, que tem o apoio da Associação Brasileira de Franchising – Regional Minas (ABF/MG), chegam a custar 60% mais barato que as ofertas de grande redes. No dia 18 de agosto, as empresas serão apresentadas aos interessados em apostar neste novo ramo de negócio. 

Com apenas dois anos, a empresa de fast food Crazy Dog quer expandir a marca. Após seis anos de pesquisa feita em empresas brasileiras e estrangeiras, o empresário Pablo Vieira Cintra abriu sua primeira loja, em Uberlândia. 

Buscando sempre um diferencial para seu negócio, Pablo passou a investir não só em sanduiches, mas também em hot dog. No cardápio são mais de 11 tipos de lanches e cinco de cachorros-quente de 15 cm e 30 cm. 

O negócio deu certo, e ele abriu há um mês uma nova loja em Caldas Novas (GO). Agora, o empresário quer ir mais longe e levar a marca para outros estados. De acordo com Pablo, o investimento inicial seria de R$ 150 mil, referente ao maquinário e a arquitetura.  `Este valor é 60% menor que o investimento que se teria na aquisição de uma franquia de fast food mais barata no mercado, que chega a custar R$ 330 mil`, afirma Pablo. 

Ainda de acordo com ele, cada franqueado terá metas de faturamento de acordo com a cidade. `Iremos ainda avaliar se o interessado em adquirir a franquia tem um perfil empreendedor e se o ponto de vendas escolhido é viável para o negócio`, explica.

Segundo o diretor regional da ABF/MG, Aristides Newton, Minas Gerais possui 39 marcas de franquias instaladas e filiadas à ABF e cerca de 8% das redes de franquias possuem unidades no estado. `Minas é um mercado importante no sudeste do país e tem se observado o crescimento das redes de franquias do estado, inclusive daquelas que tem sede no interior`, analisa.

A tradição do café, também levou o dono da cafeteria Vozzuca a investir no mercado. O negócio que oferece mais de 50 tipos de bebidas quente, frio e alcoólico, doces e tortas feitas com a especiaria vem despertando o interesse na região. `Muita gente me procura querendo abrir um negócio semelhante. Nada melhor que criar uma franquia para os interessados`, conta João Luiz Maia.
 
Por dia, a Vozzuca chega vender cerca de 200 bebidas. Para o empresário, a alimentação fora do lar cresce a cada ano e vem sendo um bom investimento. `As pessoas tem pouco tempo. E o cafezinho vai além de uma xícara, ele está nas reuniões de negócios ou no encontro com os amigos`, diz. 

 Os interessados em investir na marca teriam uma lista de fornecedores da região, treinamento de pessoal e assessoria administrativa. O café fornecido seria o mesmo produzido pela família do empresário. `Nosso objetivo é manter o padrão de qualidade e oferecer o melhor atendimento aos clientes`, conta João. 

Projeto Minas Franquia 

A Vozzuca e  Crazy Dog são duas das seis empresas (Ferreira Matos, Cia Mineira de Chocolate, Cafeeiro e Ducks) que participaram do projeto Minas Franquia, em Uberlândia. Apoiados pelo Sebrae-MG, os empreendimentos receberam consultorias para iniciarem o processo de concessão de franquia.

As empresas foram orientadas desde a preparação da documentação até o posicionamento que deveriam ter com o lançamento da marca no mercado. O objetivo do projeto é oferecer às micro e pequenas empresas oportunidades de expansão dos negócios. 


Lançamento das franquias de Uberlândia 
Dia 18 de agosto, às 19h
Auditório da ACIUB  – Avenida Vasconcelos Costa, 1500 –  Martins – 
Uberlândia/MG
Confirmação de presença  -(34) 3239-1500  ou [email protected]


Agosto 2011
Informações para a imprensa: 
Scritto Comunicação Empresarial: 31 3227 0969
Assessoria de Imprensa do Sebrae-MG 
(31) 3379-9275  / 9276
Avaliação

NOTÍCIAS RELACIONADAS