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Morana lança plataforma que permite a cada unidade franqueada ter sua própria vitrine e loja online

16/07/2020

Cada uma, das 300 lojas, tem agora um endereço virtual próprio e consegue decidir quais os produtos expor na primeira página do site. A vitrine online pode publicar até 500 peças e é interligada com o estoque da própria franquia

A rede de franquias de acessórios femininos Morana lançou seu e-commerce neste mês de junho e optou por um modelo diferente do que normalmente é trabalhado pelo setor de franchising.

Na plataforma da Morana, cada uma das 300 franquias da rede tem sua própria vitrine virtual e loja online. Isso significa que cada unidade tem um endereço virtual próprio e decide quais produtos expor na primeira página do site. Da mesma forma, a gestão de cada loja virtual está interligada com o estoque da franquia correspondente.

“A Morana optou por um modelo de e-commerce em que cada franqueado terá a sua plataforma de comércio eletrônico dentro do site da Morana. Assim, o franqueado pode trabalhar com seu estoque da loja e trocar a vitrine virtual como faz nas lojas, atento à demanda dos seus clientes”, explica Danilo Assumpção, do Comitê Executivo do Grupo Ornatus, do qual a Morana faz parte junto com Balonè, Little Tokyo e Love Brands.

É possível expor na vitrine virtual até 500 peças, e o franqueado vai trocando para gerar curiosidade e fazer com que o cliente entre sempre para ver as novidades. “Dessa forma, tudo é pronta-entrega, porque sai da loja mais perto do endereço do cliente. Nosso foco é delivery expresso”, comenta o executivo.

Para orientar a exibição dos produtos na vitrine, a franqueadora disponibiliza aos franqueados informações sobre tendências de moda e dados levantados por meio de business intelligence (BI), que indicam a preferência dos consumidores durante a navegação no site.

MORANA IMPLEMENTA MODELO INOVADOR NO SETOR DE FRANQUIAS

O e-commerce ainda costuma ser um calcanhar de Aquiles para as franquias. Nem todas as redes têm venda virtual e, quem tem, costuma usar dois modelos para incluir os franqueados no negócio: ou o produto sai 100% de um centro de distribuição da franqueadora e a participação do franqueado nas vendas é definida em relação ao CEP da entrega do pedido ou a loja virtual da franqueadora utiliza o estoque das unidades franqueadas como hub logístico – a loja entrega ou o cliente retira na franquia. “Só que nesses modelos, quando olhamos o resultado para o franqueado, somente cerca de 30% das vendas do e-commerce da franqueadora utiliza as lojas”, diz Danilo. “Optamos por outro modelo, para aumentar a participação do franqueado na venda virtual.”

Assim, o cliente da Morana tem três jeitos de chegar à loja virtual da franquia. Uma delas é digitar diretamente o nome de sua loja preferida no navegador – https://www.morana.com.br/xxxx -, a outra é colocar o nome da unidade que já frequenta no site da Morana para chegar ao link da respectiva loja virtual e a terceira é incluir o CEP no site principal da Morana e assim ser redirecionado para a loja virtual mais próxima.

ESTRATÉGIA DE E-COMMERCE FOI ANTECIPADA

A Morana já tinha no seu radar lançar a loja virtual, mas a ação foi antecipada por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus. “Adiantamos o lançamento, pensando na conveniência para o consumidor”, diz Danilo. Ao mesmo tempo, a franqueadora convocou a rede de franquias para pilotar a iniciativa junto, e assim fazer melhorias ao longo do caminho a partir do feedback de consumidores e franqueados.

Os franqueados também receberam treinamento sobre como gerar tráfego pelo Instagram para suas lojas. “É uma trilha de capacitação que vai do básico ao avançado”, afirma Danilo.

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