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Marca de lavanderias aposta na região metropolitana

11/05/2017

DCI – Fernando Miragaya – 05/05

5àsec tem 12 unidades na capital e busca franqueados em Niterói e na Baixada Fluminense; empresa aposta principalmente no público da classe B

Rio de Janeiro – Dizem que, na crise, o consumidor corta primeiro os supérfluos. O posicionamento mais premium de uma marca de lavanderias, porém, possibilitou não só a competitividade, como o crescimento em tempos de turbulência econômica. A ponto de manter o plano de expansão de lojas e mapear novos pontos em cidades fluminenses.

A estratégia da francesa 5àsec é crescer a rede 5% ao ano. Com 426 lojas em todo o país, para o estado do Rio a ideia é focar além da capital – que hoje abriga 12 unidades e tem trabalho alinhado com uma máster franqueadora. Por isso, a empresa mira em municípios com mais de 100 mil habitantes da região metropolitana, do litoral e do interior.

Niterói, São Gonçalo, Duque de Caxias e Cabo Frio estão no radar da companhia. As metas são baseadas no mercado de franquias do estado do Rio, que faturou cerca de R$ 192 bilhões no ano passado – 12,8% do faturamento do mercado nacional de franquias, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Planos

O planejamento passa pela aposta no público da 5àsec. Com foco na classe B e em fatias das classes A e C, a empresa acredita que o serviço segmentado é uma das razões para a marca não sentir os efeitos diretos da crise.

“Não registramos grandes quedas de clientes e do ano passado até agora tivemos a abertura de 14 lojas com franqueados já existentes. Temos feito um trabalho de marketing intenso, que evidencia a praticidade e qualidade para o cliente. E conseguimos fazer um trabalho em grande escala e ter redução de custos”, explica o diretor de franquias da rede 5àsec, Alex Queizada.

O executivo reconhece que a rede passou por um período de estagnação, que durou aproximadamente dois anos. Mas garante que a empresa voltou a crescer após adotar novas tecnologias e focar na experiência do clientes com o serviço, que passa, inclusive, pelo layout das lojas.

“A 5àsec se reforçou em cima disso, que é proporcionar ao nosso cliente uma sensação de bem estar quando vai à loja. Essa, talvez, seja a diferença de uma lavanderia que foca no serviço e nós, que focamos no serviço, mas também muito no cliente. Já a partir o desenho do balcão na loja de atendimento, que tem formato anatômico e propicia um ambiente receptivo e aconchegante”, valoriza Alex.

Variações do clima

O serviço também sofre de sazonalidades. Quando o clima começa a ficar frio, úmido e chuvoso, registra-se maior demanda. “Nessas épocas registramos uma variação positiva. O que ocorre é que aumenta a média de peças por cliente conforme cresce a dificuldade para secar as peças”, acredita.

Devido justamente ao clima, o Rio, segundo o executivo, também tem suas peculiaridades. A proporção de camisas de malha, golas polo e camisetas enviadas para as unidades da cidade é bem maior que a média nacional. “Por ser uma região mais tropicalizada, o Rio acaba tendo um mix maior e mais heterogêneo de peças”, diz.

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