Johnny Rockets aposta em expansão por franquia

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Johnny Rockets aposta em expansão por franquia

21/07/2016

A rede americana Johnny Rockets, que chegou em 2013 no Brasil, continua com planos agressivos de expansão, mesmo no cenário conturbado do setor de alimentação fora do lar. Em junho a empresa começou a trabalhar no formato de franquias, e para este ano mais duas unidades devem ser lançadas.

“Mesmo com a crise ainda não tiramos o pé do acelerador”, afirma o máster franqueado da rede no Brasil, Antônio Augusto de Souza. O empresário se refere ao ritmo de expansão da companhia, que desde que chegou ao País já inaugurou 12 operações, todas por lojas próprias. As próximas duas unidades com previsão de aberturas este ano serão por meio de franquias, e o investimento inicial necessário para a abertura de cada uma delas gira em torno de R$ 1 milhão a R$ 2 milhões.

Sobre a trajetória da rede desde sua chegada, Augusto comenta que a maior dificuldade diz respeito à forte concorrência no segmento de hambúrgueres, que, segundo ele, é tão acirrada como nos Estados Unidos. Em relação a implantação e aceitação da marca, no entanto, ele não reporta dificuldades. “A única coisa que fizemos foi criar um novo prato para o País, o hambúrguer de picanha”, diz.

Apesar da forte aposta na expansão, a rede não está imune aos efeitos da crise. Prova disso é a diminuição no fluxo de clientes, que segundo o empresário, tem se agravado este ano, e os aumentos nos preços dos insumos utilizados.

“Com as altas, tivemos que repassar custos para o consumidor. Desde 2014 até hoje repassamos cerca de 12% de aumento, em duas levas: um aumento de 6,5% em 2015 e uma alta de 5,5% agora em março de 2016”, diz, completando que apesar dos repasses a empresa também abriu mão de margem de lucro. “Para não perder mais consumidores, estamos tentando segurar ao máximo os repasses”, finaliza.

Além disso, a rede criou no começo deste ano um cardápio com pratos rápidos, com oito a dez pratos com um preço menor. O objetivo, de acordo com Augusto, é atender ao público que não quer mais gastar tanto quanto antes com alimentação fora do lar.

Faturamento

Sobre o faturamento da rede, o empresário afirma que apesar da retração sentida pelo setor no ano passado a Johnny Rockets teve alta. “Crescemos pelas novas lojas que inauguramos em 2015”, afirma. No ano a empresa inaugurou quatro novas operações.

Sem querer abrir números o empresário afirma que este ano a companhia tem sentido uma retração no faturamento.

DCI – Pedro Arbex – 18/07/16

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