Notícias das franquias

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Franquias Sustentáveis: saindo do discurso para a ação

13/09/2010

A cada dia novas empresas aderem ao conceito de sustentabilidade. Porém, mais importante que ficar no discurso é colocar o conceito em prática. No dia 16 de Setembro, a Associação Brasileira de Franchising seccional Rio de Janeiro (ABF-Rio) realiza a palestra Franquias Sustentáveis: saindo do discurso para a ação. O tema ministrado pelo consultor Romualdo Ayres, da Cosch Soluções Sustentáveis. 

As aulas acontecerão das 9h às 17h. Durante o curso Romualdo Ayres irá apresentar temas como: o  Conceito de Sustentabilidade; o Desenvolvimento Sustentável; Franquias Sustentáveis; Visão Estratégica da Sustentabilidade; Sustentabilidade e Competitividade; a Sustentabilidade e a Gestão da Marca; a Comunicação da Sustentabilidade, Sustentabilidade na Cadeia Produtiva, Benefícios Econômicos e Estratégicos; Percepção do Consumidor e os Três Grandes Desafios para o Desenvolvimento Sustentável. 

 `A sustentabilidade está na própria essência da idéia de franquia. As redes de maior sucesso são aquelas que se entendem como sistemas que interagem construtiva e sinergicamente não somente na relação franqueador e franqueado, mas também em relação aos ambientes sociais, culturais e ecológicos nos quais estão inseridas. Não podemos sequer pensar em formatar qualquer rede franqueada ou para a franqueada sem levar em consideração as relações externas que as afetam e que são por elas afetadas. Quem não quiser pensar dessa maneira por questão de responsabilidade humana e ambiental, que pelo menos assim pense para simples efeito de preservação de suas condições de competitividade e lucro`, destaca o presidente da ABF-Rio, Alain Guetta. 

 Dentro do conceito de sustentabilidade, um exemplo de empresa que saiu do discurso e caiu na prática é a rede de lanchonetes MegaMatte. A empresa inaugurou neste ano sua primeira unidade MegaSustentável, no Itaim bibi, São Paulo. A loja conta com madeira certificada, telhas ecológicas, tintas a base de água, economia de água com torneiras com sensores e temporizadores, coleta de água da chuva, energia solar para o aquecimento de água e coleta seletiva. 

A rede também está substituindo os copos de plásticos por copos feitos de papel. A troca representa um aumento de 15% nos custos fixos com essa embalagem, porém é uma mudança ambientalmente favorável e, no final, a diretora executiva Fátima Rocha pontua como `muito baixo custo se levado em consideração o retorno que isso tem para o meio ambiente`.  

Para a ONG Parceria Social, primeira empresa brasileira de consultoria que atua na consolidação do Comércio Justo e Solidário no Brasil, promover o consumo responsável é uma tendência que permanecerá. Segundo a presidente da entidade Ana Asti, que também é diretora internacional da WFTO – Organização Mundial de Comércio Justo na América Latina, as empresas brasileiras estão mais compromissadas em estimular práticas ambientais mais sustentáveis e a aplicação de métodos responsáveis de produção.

Os valores para as inscrições são de R$ 200,00 (associados ABF); R$ 300,00 (não associados) e R$ 250,00 (estudantes).

Os interessados podem se matricular pelo telefones (21) 2292-5104 e 2504-7573 ou através do e-mail [email protected]

Serviço
Associação Brasileira de Franchising (ABF-Rio) – Av. Treze de Maio, 23 Gr. 401 – Centro, Rio de Janeiro. Tel.: (21) 2292-5104 Site:
www.abfrj.com.br 
 
Parceria Social – Rua Marquês de São Vicente, 225, PUC-Rio, Gávea – Rio de Janeiro, RJ – Brasil – CEP: 22451-900 – Telefone: (21) 3010-4266 / 2540-5144 – Site: www.parceriasocial.com.br

Informações para Imprensa

Mark Assessoria & Comunicação
Fernanda Con`Andra – Atendimento
Adriana Santos – Coordenação
Hanriette Soares – Diretora de Comunicação
Tel.: (11) 3438-4006

NOTÍCIAS RELACIONADAS