Notícias das franquias
Notícias das franquias

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Franquia: a união do empreendedorismo brasileiro com um modelo de negócio formatado

14/03/2007

A cada ano o sistema de franchising atrai mais pessoas interessadas em ingressar no mundo das franquias. Com um crescimento de 10% ao ano em média, muito maior que o PIB nacional, este setor tem se mostrado maduro, sólido e com um grande potencial  de desenvolvimento.

Em 2005, mesmo atravessando adversidades como juros altos e crise política, o segmento contribuiu  significativamente para a economia nacional, registrando um faturamento 13%  maior que em 2004. Em 2006, a expectativa de crescimento do setor é de 12% (os números oficiais de 2006 ainda não foram divulgados). Isso demonstra claramente, que a franquia vem se fortalecendo como uma ótima opção para quem deseja investir em um negócio próprio.

Mas, o interesse por franquia não ocorre somente por causa desses resultados. A segurança oferecida pelo franqueador à pessoa interessada em investir nesse mercado é o fator determinante para a escolha dessa atividade comercial.

Entre as vantagens de começar o próprio negócio adquirindo  uma franquia estão a de não ter que começar do zero, pois já vem com um processo de negócio estruturado, os franqueadores garantem treinamento aos franqueados e além disso, o risco de mortalidade frente aos negócios independentes é bem menor.

A franquia é sem dúvida um excelente caminho para o empreendedor, mas como em qualquer negócio exige dedicação, trabalho e muito esforço.
Todo investimento requer um planejamento de negócios prévio, que pode dar certo ou não, de acordo com fatores internos como gestão e administração, e fatores externos como, por exemplo, mudança do mercado, concorrência, crises, sazonalidade, etc.

Para começar, o ideal é escolher o ramo de aptidão, que tenha afinidade, e considerar que do valor do investimento inicial, entre 40% e 60% do capital, deve ser próprio. Depois disso, conhecer bem como funciona o sistema, pesquisar o mercado e a aceitação da marca, fazer uma criteriosa pesquisa com outros franqueados da mesma rede e certificar-se se o prazo para retorno do investimento é o esperado.

Existem hoje várias opções de franquia no mercado com investimentos de  R$ 10 mil a R$ 1 milhão. O tempo médio de retorno do investimento varia de 12 meses a 60 meses, dependendo do negócio escolhido.

O Brasil, por sua extensão territorial, oferece oportunidades de franquia em todas as regiões e como uma das características do sistema é a expansão, o setor tem contribuído para a descentralização da economia. Atualmente, o maior número de oportunidades está fora do eixo Rio-São Paulo.

Outro fator importante proporcionado por essa expansão é a geração de empregos diretos e indiretos para as regiões. Hoje, o franchising totaliza 553 mil postos de trabalho no País. No ano passado foram geradas 22 mil vagas, uma alta de 4% em relação a 2004.

E  não é só no país que as franquias brasileiras fazem sucesso e estão se expandindo. O Brasil já é considerado um grande exportador desse modelo de negócio, prova disso é que já existem 30 marcas nacionais presentes no exterior, com cerca de 500 lojas em vários países, principalmente, Portugal, Espanha, Estados Unidos e México. O modelo brasileiro de franchising é bem formatado e tem excelentes condições de se adaptar aos países de destino.

O setor de franchising tem contribuído muito para a economia nacional e a expectativa para os próximos anos é de um crescimento contínuo tanto em faturamento, como em número de redes e unidades.

Artur Noêmio Grynbaum
Presidente da Associação Brasileira de Franchising e vice-presidente do Boticário

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS