Notícias das franquias

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Franchising premia suas melhores práticas sustentáveis

27/05/2011

Na noite de 26/5, as franquias com as melhores práticas de responsabilidade socioambiental foram reconhecidas publicamente por meio do prêmio ABF-Afras Destaque Responsabilidade Social. A quinta edição do evento, realizado na cidade de São Paulo, reuniu mais de 400 pessoas, entre empresas franqueadoras, franqueadas e fornecedoras do franchising. Foram 34 projetos inscritos de 22 marcas diferentes.

Para iniciar a cerimônia em grande estilo, houve uma apresentação do ballet `Dançar sem fronteira`, que fez um belíssimo espetáculo. Esta iniciativa de caráter cultural associado a uma forte ação social, idealizado por Mônica Andreatta Tarragó, bailarina, coreógrafa e professora, visa implantar o `Curso de Ballet` gratuito para 500 crianças/jovens na faixa etária de 7 a 18 anos da Comunidade de Paraisópolis que estejam cursando o Ensino Fundamental ou Ensino Médio em escolas públicas; e profissionalizar os jovens na carreira de dança.

A vice-presidente da ABF, Maria Cristina Franco, abriu o evento e elogiou as iniciativas das redes em promover a sustentabilidade no setor. `Estamos no caminho certo, mas ainda temos novos desafios pela frente e nada melhor do que seguir compartilhando boas experiências`, ressaltou.

Claudio Tieghi, presidente da AFRAS, destacou a ampliação do prêmio, ao longo dos anos: `Tivemos a criação de novas categorias para abarcar novas demandas do tema, novas empresas se engajando a cada ano, projetos cada vez mais consistentes e alinhados ao DNA do negócio que trazem resultados para a imagem da marca, tornando o prêmio referência no país`.

A diretora de cursos e eventos da AFRAS, Ana Vecchi, apresentou a premiação ao lado do mestre de cerimônias Carlos Casagrande. A novidade desta edição ficou por conta da categoria Fornecedor do Franchising, que visa estimular as empresas fornecedoras a adotarem modelo de gestão responsável. A categoria Jornalismo que surgiu no ano passado teve 18 reportagens de importantes veículos impressos (jornais e revistas) e de seis sites jornalísticos de relevância nacional.

Confira a iniciativas premiadas:

Franqueador Máster (acima de 200 franqueados): Yázigi Internexus – Campanha Terra Viva

A campanha teve como objetivo envolver os alunos da rede e da comunidade no entorno sobre os princípios da `Carta da Terra` e a importância dos biomas brasileiros. Durante o ano de 2010, os franqueados, alunos e professores do Yázigi, desenvolveram uma série de atividades dentro e fora da sala de aula, entre elas, a arrecadação de fundos para projetos ambientais. A campanha foi desenvolvida em parceria com a ONG Carta da Terra Internacional e o WWF-Brasil.

O segundo lugar ficou com a rede O Boticário, com o case `Código de Conduta dos funcionários da rede de franquias` e em terceiro a rede Purific Brasil com o `Projeto Aquarela`.

Franqueador Sênior (de 61 a 200 franqueados): Sorridents – O Dia do Sorriso
Projeto de educação bucal de caráter preventivo. O projeto contou com mais de mil voluntários e a adesão das 120 unidades do grupo que participaram dessa primeira edição do projeto. Justas elas prestaram cerca de 3600 atendimentos.

O segundo lugar ficou com a rede Vita Derm com o case `Reeducandas` e o terceiro com o Spoleto, no case `Doar é legal`.

Franqueador Pleno (até 60 franqueados): Lego Zoom – Bloco a Bloco
O programa estimula crianças e jovens, de forma lúdica e interativa, a refletirem sobre os mais diversos problemas das cidades e do país. Também desenvolve ações sociais com foco no desenvolvimento de habilidades, competências, atitudes e valores para a vida, assim como a ampliação da oportunidade de inserção social e profissional de crianças e jovens. Como este ano, foi considerada uma nota de corte, nesta categoria, não houve 2º. e 3º. lugares.

Franqueados: Yázigi João Pessoa
O projeto incentiva o descarte correto de resíduos eletrônicos por meio de coletores especiais disponibilizados na escola para a comunidade escolar e o público em geral. O projeto já conseguiu coletar cerca de 600 quilos de resíduos eletrônicos. O segundo lugar ficou com o Yázigi de Lorena, `Campanha Yázigi Terra Viva` e o terceiro com a franquia Click Sushi de Campo Grande que apresentou o `Programa de Sustentabilidade do Meio Ambiente! Recicle e Crie!`.

Fornecedor do Franchising: Visa – Finanças Práticas
O programa oferece educação financeira de forma gratuita e acessível para consumidores e a sociedade; o programa visa atingir 20 milhões de pessoas globalmente até o dia 1° de maio de 2013. O segundo lugar ficou com a Ambev, que apresentou o Movimento Cyan, uma ação coletiva com o objetivo de promover o uso consciente da água. Não houve terceiro lugar

Jornalismo
Foram vencedoras a jornalista Alice Lobo, com a reportagem No Brasil, moda eco engatinha, mas ganha fôlego, publicada no Estado de São  Paulo e Cleia Schmitz, da Revista Empreendedor, com a reportagem Bem Multiplicado. 

Parceiro AFRAS

O CNA foi a empresa reconhecida pela maior participação nos eventos da Afras e colaboração nos projetos realizados durante o ano de 2010. Quem recebeu o prêmio foi seu Diretor de Comunicação e Marketing, Leonardo Cirino.

Ainda durante o evento, o diretor executivo da ABF Ricardo Camargo e o diretor presidente da Nossa Caixa Desenvolvimento Milton Luiz Melo dos Santos assinaram um convênio que visa a troca de informações relacionadas ao setor, estruturação de ações conjuntas para apoio e incentivo ao crescimento do franchising nacional.

Pelo acordo, o banco se compromete a estudar particularmente cada rede de franquias interessada nas soluções de financiamento. Em contrapartida, a ABF auxiliará o banco no entendimento do setor, nas peculiaridades das redes e no fornecimento de informações sobre o sistema.

Sobre a Afras e seus projetos
A Associação Franquia Sustentável nasceu na ABF há seis anos com o objetivo de fomentar a gestão sustentável no ambiente do franchising. A entidade criou, em parceria com o Instituto Ethos, os Indicadores Ethos-ABF-AFRAS de Responsabilidade Social para o Sistema de Franquias. Através da parceria com o Instituto Socioambiental, a Associação é responsável por compensar a emissão do carbono da feira anual do setor, a ABF Franchising Expo, realizada em São Paulo.

Clique aqui e confira a galeria de fotos.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS