Buscando Franquias?

Encontre aqui sua franquia

Escolha pelo menos um opção para sua busca

Feria Internacional de Franquicias (FIF), no México

05/02/2007

 

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) participou, com o Pavilhão Brasil, da XXX Feria Internacional de Franquicias (FIF), que terminou no dia 02 de março, no World Trade Center, na Cidade do México.

 

Com cerca de 285 expositores e uma área de 7 mil metros quadrados de show, a feira  recebeu um público de quase 30 mil pessoas.

A presença da ABF no evento dá continuidade ao acordo firmado com a Agência de Promoções de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil), que visa o apoio a internacionalização das redes brasileiras de franquias.

O Pavilhão Brasil  contou com os empresários das redes Carmen Steffens, Wizard, Marisol, Showcolate e Global Franchise, que apresentam seus conceitos de negócios ao mercado mexicano.

Os visitantes da feira conheceram mais de perto estas marcas que desejam ingressar ou ampliar seus negócios no México, buscando investidores interessados em operar por meio de franqueados ou máster franqueados. Além disso, puderam também obter mais informações sobre o mercado brasileiro de franquias, que atualmente ocupa a 6ª posição no ranking mundial de franquias.

`A expectativa com esse segundo convênio é consolidar o franchising nacional como um diferencial atraente para investidores internacionais`, afirma Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF.

A XXX Feria Internacional de Franquicias foi o primeiro destino desse grupo de empresários, que juntamente com a ABF e APEX-Brasil estão investindo cerca US$ 1,5 milhão no plano de intercâmbio empresarial para 2007/08, que prevê a participação das redes brasileiras em feiras de negócios e missões comerciais em outros nove países – Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Estados Unidos, Portugal, Itália e Espanha.

Resultados

Com a participação na Feria Internacional de Franquicias nos anos de 2005 e 2006, quando teve início o acordo entre a ABF e a APEX-Brasil, empresas como Golden Services, Livraria Nobel, China in Box, Carmen Steffens e Marisol já estão atuando no mercado mexicano.

Mercado brasileiro

O franchising brasileiro tem crescido em média 10% ao ano, taxa significativamente superior ao PIB nacional. Trata-se do sexto maior mercado de franquias do mundo, de acordo com o World Franchise Council. Para 2006, a ABF trabalha com uma projeção de faturamento em torno de 12% superior a 2005, o que representa cerca de US$ 19 bilhões.

Mercado mexicano

Atualmente, o México é o sétimo país no ranking mundial de franquias e possui a décima economia mundial. Conta com 750 marcas, sendo 70% nacionais e  35 com operações  no exterior, que geraram  80 mil novos empregos em 2006.

 

Hoje,  80% dos insumos utilizados pelas redes mexicanas já são nacionais.  A Associação Mexicana de Franquias (AMF) projeta um crescimento de 15% para 2007.  Os principais segmentos no mercado mexicano são Serviços (25%), Alimentação (22%), Educação (14%) e  Beleza e Saúde (9%).

A distribuição das franquias se concentra em 3 regiões do país: Cidade do México com 44%, Monterrey com 21% e Guadalajara com 14%.

Marcas Pavilhão Brasil

Wizard – A Wizard Idiomas surgiu em Campinas, há 20 anos e conta com 1.221 unidades. Atualmente possui escolas nos Estados Unidos, Portugal e Japão. Além de Inglês, ensina Espanhol, Italiano, Alemão, Francês e Português para estrangeiros. É a única escola de idiomas do Brasil que dispõe do ensino de Inglês em Braille.

Showcolate – A Showcolate trouxe para o mercado o conceito de fondue express, através do sistema de franquias. A empresa comercializa frutas mescladas a chocolate derretido nos sabores ao leite, ao leite diet, meio amargo e branco. A empresa também possui franqueados em Portugal, Espanha e EUA.

Global Franchise – A Global Franchise é uma empresa especializada no desenvolvimento de canais de distribuição, através do sistema de franquias. Presente no mercado desde 1987, desenvolveu mais de 150 projetos no Brasil e no exterior, contribuindo para o crescimento do sistema de franchising na América do Sul.

Lilica Ripilica – A Marisol é líder no segmento de confecção infantil dentro do mercado brasileiro. As grifes infantis da empresa tem um grande diferencial: a qualidade de suas peças. Desde o corte até a modelagem, passando por tecidos, cores e muitos outros detalhes diferenciados, que faz as roupas das marcas oferecerem muito mais que moda. Com o conceito de loja Lilica Ripilica, grife de forte personalidade, oferece produtos modernos, autênticos e encantadores que formam total look para meninas de 0 a 10 anos.

Carmen Steffens – No mundo da moda desde 1991, a Carmen Steffens é um fenômeno no mercado de calçados e acessórios, por possuir um estilo único e características que valorizam os seus produtos – detalhes feitos à mão, bordados, cristais Swarovski, entre outros. A Carmen Steffens possui design e qualidade únicos que lhe permitem competir com empresas francesas e italianas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS