Buscando Franquias? Encontre aqui sua franquia «
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Feira ajuda cariocas na escolha de uma franquia

26/09/2013

O empreendedor que abrir um negócio de agora até o ano que vem terá uma oportunidade única de ter retorno do capital investido muito mais rápido que o usual no mercado, diz Beto Filho, presidente da Associação Brasileira de Franchising – Rio de Janeiro (ABF-Rio). Afinal, o Brasil e, mais especificamente, o Rio, está às vésperas de sediar grandes eventos internacionais, como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, e receberá muita gente, ou seja, muitos consumidores. As inscrições para a sétima edição da Rio Franchising Business, que será realizada de quinta a sábado, refletem essa visão, diz ele: até agora, o número já é três vezes maior que o de 2012.

A expectativa da ABF-Rio — que acontecerá no Pavilhão 2 do Riocentro, das 14h às 21h — é que o público seja 10% maior que o de 2012 e que sejam movimentados R$ 180 milhões em negócios (18% a mais que no ano passado).

Hotelaria e turismo, setor que mais fez crescer o faturamento do franchising em 2012, com alta de 97,8% em relação a 2011, estará entre os que terão grande destaque na feira, é claro. Mas todos os setores, incluindo os demais que encabeçaram o ranking — limpeza e conservação (44,5%), informática e eletrônicos (32,5%) e educação e treinamento (10,3%) marcarão presença. Serão mais de 200 redes, dos mais variados perfis, nos 12 mil metros quadrados.

Empresários de todos os ramos e portes passaram a enxergar no franchising oportunidade de crescimento e estão levando suas marcas para a feira. Quando, há alguns anos, pensaríamos em franquia de hotéis? E de hospitais, e de empresas do mercado imobiliário? E de grandes indústrias, como Hering ou Havaianas? — questiona Beto Filho, ressaltando ainda que, por outro lado, as microfranquias, que requerem baixo investimento (de R$ 50 mil a R$ 80 mil) ganham mercado, vertiginosamente.

O presidente da ABF-Rio lembra que o franchising no Brasil cresceu 19,4% em 2012, atingindo um total de 2.426 redes, que faturaram R$ 103 bilhões. E, assim, o país subiu uma posição no ranking mundial, passando a ocupar o terceiro lugar, superado apenas pela China e pelos Estados Unidos. Para 2013, a expectativa é de um crescimento de 14% em faturamento, 10% em novas redes e 10% em novas unidades.

Diante desse crescimento, a associação prepara duas novidades que pretendem mexer com o mercado. Depois de lançar a pós-graduação em “Gestão de franquias”, que já está na terceira turma, na ESPM-Rio, a equipe trabalha agora, junto ao MEC, para formatar um curso de graduação. O presidente da ABF-Rio não conta qual será a instituição de ensino que oferecerá, inicialmente, o programa, mas adianta que haverá turmas em várias cidades brasileiras.

A outra novidade é o lançamento do livro “O mundo do franchising”, em 27 de novembro, com textos dos maiores especialistas do setor.

Este será o manual oficial da ABF-Rio. O objetivo é fornecer material didático para a faculdade de franquias — diz Beto Filho.

Para os interessados em entender melhor este universo, o Fórum de Franchising, em sua segunda edição, oferecerá palestras sobre aspectos estratégicos, financeiros e de marketing do setor de franchising. Estão programadas, por exemplo, apresentações de Victor Câmara, gerente da Caixa Econômica (“CEF – Captando ideias, gerando bons negócios”); de Jaqueline Garcia, coordenadora de Franquias do Sebrae-RJ (“Como se preparar para a gestão de um novo negócio”) e de Gabriel Di Blasi, da Di Blasi, Parente e Associados (“Aspectos jurídicos do franchising”). Serão 12 palestras e dois painéis.

Quem são os novos expositores da feira

Entre as marcas que estreiam na feira carioca em 2013, estão Maria Brasileira, Espetto Carioca, TZ Viagens e Sobrancelhas Perfeitas.

A Espetto Carioca é uma rede especializada em espetinhos. Criada em 2011 e formatada como franquia há menos de um ano, a casa já vende 120 mil espetinhos por mês, de 52 sabores. São quatro lojas franqueadas, além de três próprias. O investimento varia, de acordo com o tamanho da loja, entre R$ 250 mil e R$ 700 mil.

Uma das novidades do setor de turismo e hotelaria é a TZ Viagens, agência fundada em 1986, que aderiu ao franchising no ano passado. Com sete unidades no país — uma própria e seis franquias, a empresa requer investimento inicial que varia entre R$ 68 mil e R$ 120 mil.

Criada ano passado (após a emenda constitucional das domésticas, que amplia os direitos dos empregados do ramo e pode aumentar os custos de contratação), a Maria Brasileira é uma rede de franquias especializada na prestação de serviços domésticos — faxineiras, babás, cuidadores de idosos, motoristas, passadeiras, cozinheiras, lavadeiras e jardineiros. Já são 17 unidades. O investimento inicial médio é R$ 36 mil.

No segmento de beleza, estreia a Sobrancelhas Perfeitas, especializada no embelezamento de sobrancelhas através de micropigmentação. São quatro unidades na cidade do Rio de Janeiro e o investimento inicial médio é de R$ 68 mil.

Os ingressos para a Rio Franchising Business estão sendo vendidos, antecipadamente, pelo site, por R$ 35 (o passaporte para dois dias sai por R$ 45 e, para os três dias, por R$ 55). No local, o ingresso será vendido por R$ 40/dia.

 

Fonte: Portal Globo.com
25/09 – Luciana Calaza

 

E se você está procurando uma franquia para comprar, veja os artigos abaixo:

 


 

Entendendo FranchisingConfira também o curso Entendendo Franchising da ABF.

Com linguagem simples e exemplos práticos, trata-se da capacitação ideal para quem deseja conhecer e se envolver com o universo das franquias.

Se você quer se tornar um franqueado de sucesso este é o caminho para você se capacitar.

 


NOTÍCIAS RELACIONADAS