Buscando Franquias?

Encontre aqui sua franquia

Escolha pelo menos um opção para sua busca

Equipe ABF/Afras visita instituição de combate ao câncer infantil

12/04/2010

A ABF e a Afras realizaram a primeira Ação Voluntária do ano de 2010, no último sábado, 10 de abril. A equipe de funcionários foi visitar as instalações do Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer (GRAACC).

O coordenador de desenvolvimento institucional, Sérgio Degang, apresentou aos participantes a história, missão e estrutura da instituição, fundada em 1991.

O GRAACC é uma ONG sem fins lucrativos que tem por objetivo garantir a crianças e adolescentes com câncer, dentro do mais avançado padrão científico, o direito de alcançar todas as chances de cura com qualidade de vida.

Em 1998, foi inaugurado o Instituto de Oncologia Pediátrica (IOP), construído com ajuda de parceiros. O hospital, que hoje recebe em média 2500 pacientes por mês, possui uma estrutura completa e moderna distribuída em 11 andares, e oferece todo o tratamento médico, psicológico, odontológico e nutricional necessário para atender bem às crianças e adolescentes de 0 a 21 anos diagnosticadas com a doença.

Sérgio explicou que 97% dos pacientes vêm de famílias carentes e são encaminhados pelo SUS. Os outros 3% são os que têm condições de pagar o tratamento particular ou por meio de convênio e o dinheiro é revertido em doações para ajudar a manter o hospital. Todos os pacientes, pagantes ou não, recebem o mesmo tratamento.

Ainda segundo o coordenador, O GRAACC prima pela humanização do atendimento hospitalar, por meio de diversos projetos, que garantem a adesão da criança e do adolescente ao tratamento. O processo de internação se dá de segunda a sexta, exceto nos casos mais graves, para que as crianças tenham, na medida do possível, uma rotina normal, indo para casa aos finais de semana para ficar com a família. `A desospitalização contribui para a humanização do tratamento`, afirmou Degang.

Além do Setor de Voluntariado, da Brinquedoteca Terapêutica Senninha e da Quimioteca Fundação Orsa, Serviço Social e Escola Móvel, a instituição conta com diversos outros recursos, como visitas de palhaços, oficinas de artes e de música, contadores de história, entre outras atividades, para proporcionar qualidade de vida e bem estar aos pacientes.

Após a apresentação, os representantes da ABF e Afras fizeram uma doação no valor de R$1.500,00 para a entidade. A assistente de comunicação da Afras, Iara Cabral, acredita que essa ação foi muito importante para conhecer as necessidades da instituição e ajudar a trazer mais voluntários para o projeto. `Foi uma das melhores ações já realizadas pela ABF e a nossa intenção é nos aproximar cada vez mais do GRAACC para continuar ajudando`, afirmou.

Sérgio agradeceu a iniciativa da associação e incentivou a participação dos funcionários nos eventos realizados pela entidade, como bazares, caminhadas e outras campanhas. `Ficamos muito felizes com a doação, mas queremos manter essa parceria e continuar contando com o apoio da ABF também como voluntários nas nossas atividades`, destacou. Em seguida o grupo foi conhecer algumas alas do hospital, monitorado por voluntários.

Para o voluntário Rodrigo Faria, do departamento de relacionamento da ABF, foi ótimo conhecer o funcionamento da entidade. `É muito importante ajudar. Acho que a partir dessa visita o GRAACC contará com mais voluntários, dispostos a colaborar`, declarou. Edna dos Anjos, do jurídico, afirmou que foi uma experiência riquíssima para ela que já teve casos da doença na família: `Achei maravilhoso poder conhecer e saber como ajudar essa entidade que faz um trabalho muito importante e idôneo`.

A próxima Ação Voluntária da ABF será durante a Corrida e Caminhada do GRAACC, realizada no parque do Ibirapuera, no dia 9 de maio. Para participar e apoiar o evento acesse http://www.graacc.org.br/acontece-no-graacc/campanhas/corrida-e-caminhada-.aspx.

Para saber mais sobre o trabalho do GRAACC e colaborar, acesse o site www.graacc.org.br ou entre em contato pelo telefone (11) 5080-8400.

NOTÍCIAS RELACIONADAS