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Encontro na ABF apresentou as linhas de crédito para franquias

27/08/2009

A ABF realizou no dia 26 de agosto o encontro Alavancagem Financeira para a Expansão dos Negócios. Apresentado pelo especialista financeiro Walter Batista, o evento teve como objetivo orientar e esclarecer as principais dúvidas sobre modelos de financiamentos disponíveis para o setor de franquias e obtenção de linhas de crédito.

A abertura do evento foi feita pelo diretor executivo da ABF, Ricardo Camargo, que explicou a importância dos empresários estarem cientes sobre os convênios disponíveis pela entidade, que possui um link direto com os bancos para auxiliar no processo de obtenção de crédito. `O pré-cadastramento das empresas nesses canais é importantíssimo, pois proporciona um ritmo de aprovação intenso`, afirmou. Camargo ressaltou também a necessidade da franqueadora manter um bom relacionamento com as instituições bancárias.

O consultor Walter Batista iniciou a apresentação detalhando o funcionamento das linhas de crédito conveniadas à entidade. Os financiamentos do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal têm como finalidade auxiliar o processo de implantação, modernização e expansão das franquias e oferecem ao empreendedor oportunidades diferenciadas de parcelamento e taxas de juros mais baixas, em troca de garantias reais mínimas para aprovação. Segundo dados da ABF, quase 150 franqueadores já aderiram ao convênio do BB, sendo 64% deles associados. O acordo com a Caixa já gerou adesões de 45 franqueadores, sendo 95% associados.

Já o crédito do Banco do Nordeste, firmado durante a última edição da ABF Franchising Expo, é mais direcionado para quem pretende investir na própria região, que tem se mostrado um excelente nicho de mercado. Segundo Batista, essa parceria já rendeu 6.900 operações, movimentando cerca de R$178 milhões em créditos aprovados.

Depois de falar sobre os convênios com os bancos, o especialista explicou os trâmites burocráticos necessários à adesão, além de apontar os principais entraves que podem ocorrer durante o processo de aprovação, como por exemplo, o desconhecimento dos bancos sobre as linhas de crédito, a demora na liberação dos recursos, a falta de garantias mínimas do franqueado e até mesmo a falta de apoio dos franqueadores. `O suporte dos franqueadores é fundamental para a linha de crédito que o banco irá liberar aos franqueados`, concluiu Batista.

Em seguida, Eduardo Morita, diretor de marketing do Grupo Ornatus (JinJin Wok, Morana e Baloné), comentou sobre a experiência da franquia por meio dessas linhas de crédito. Morita declarou perceber ao longo do processo de expansão, que essa prática já é comum em outros países como Estados Unidos, Portugal e Colômbia, e optou pela adesão do convênio com o BB, que hoje já financia créditos para 10 redes do grupo.

 

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