Empresários indicam 12 livros para empreender que são essenciais

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Empresários indicam 12 livros essenciais para quem quer empreender

03/08/2016

Manter a leitura em dia é uma das tarefas obrigatórias para quem quer empreender. Seja casos de outras empresas ou teorias de negócio, os livros ajudam a trazer novas ideias para o empreendedor.

“Nos livros, tenho acesso ao melhor do que pensam grandes mentores, pessoas com quem nunca terei contato pessoalmente”, diz Newton Ribeiro, presidente da Imaginarium. “O livro ainda resume o que de melhor o autor tem a oferecer. É como um fast food de conhecimento.”

Confira a lista de 12 obras indicadas por empresários de diversos setores e especialistas em empreendedorismo para inspirar quem quer comandar seu próprio negócio.

1929

Quem indica: Cristina Franco (presidente da Associação Brasileira de Franchising)

É uma obra que descreve a quebra da Bolsa de Nova York e dá ao leitor um olhar mais abrangente sobre a crise brasileira. Ele mostra que o mercado dá sinais de que algo está errado e que aqueles que observam de maneira mais crítica a situação se salvam da quebra. É algo tão distante, mas tão atual, que serve também para mostrar que podemos superar a crise.

Autor Ivan SantAnna Editora Objetiva Preço R$ 38,30

EMPRESAS FEITAS PARA VENCER – GOOD TO GREAT

Quem indica: Chieko Aoki (presidente do grupo Blue Tree Hotels)

Collins indica quais são as características necessárias para uma empresa ser eficiente e duradoura. São companhias que prezam pela consistência operacional. Ele fala muito sobre a importância de se ter disciplina e de tomar decisões com bastante coerência. Em relação à liderança, fala do chefe que sabe implementar bem seus planos.

Autor  Jim Collins Editora HSM Editora Preço R$ 59,90

O VERDADEIRO PODER – PRÁTICAS DE GESTÃO QUE CONDUZEM A RESULTADOS REVOLUCIONÁRIOS

Quem indica: Luciano Klima (diretor-presidente do Grupo Pearson)

O autor fala da importância de ter uma rotina bem planejada na empresa e de saber conduzir as pessoas ao seu redor para alcançar seu objetivo, já que sozinho você não vai chegar muito longe. Fala ainda do conceito do líder que faz, que participa das atividades da empresa.

Autor Vicente Falconi Editora Indg Tecnologia E Serviços Ltda. Preço R$ 26,70

FRANQUIA DE A A Z – O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Quem indica: Cleusa Maria da Silva (fundadora da Sodiê Doces)

Acho que este livro dá um panorama geral com as regras básicas para quem quer se envolver no ramo de franquias. Ele ressalta a importância de ter afinidade com aquilo que vai fazer e não apenas escolher uma empresa pelo retorno financeiro. É uma leitura que dá direcionamento e me forneceu muitas das respostas de que precisava.

Autor José Castro Schwartz Editora Qualitymark Preço R$ 23,70

A META

Quem indica: Carla Renata Sarni (fundadora da Sorridents)

Eles explicam que problemas sempre existirão nas empresas e é papel do líder resolvê-los. São casos de companhias que lidavam com uma dificuldade para outra surgir adiante. Isso era algo que me incomodava. Sempre pensava: ?os problemas nunca vão acabar??. É preciso inteligência emocional para lidar com desafios e também para se preparar para o próximo.

Autor Jeff Cox e Eliyahu Goldratt Editora Nobel Preço R$ 85

SOCIAL MEDIA MARKETING UNLEASHED

Quem indica: Lilian Masijah (diretora de marketing da Darling)

É uma leitura fácil sobre como aplicar todas as ferramentas já conhecidas do marketing nas mídias sociais. São ideias que usamos na Darling e que se aplicam à maioria das empresas. O livro ensina como transformar realmente a sua rede social em uma arma importante não apenas de venda dos produtos, mas também de construção de imagem.

Autor John Elder Editora Avery & Co. Publishing Preço R$ 19,63

O PODER DE PENSAR FORA DA CAIXA – COMO 8 EXECUTIVOS MUDARAM RADICALMENTE O CAMINHO PARA O SUCESSO

Quem indica: Newton Ribeiro (presidente da Imaginarium)

É a história dos oito CEOs que mais criaram valor para os seus negócios e suas características comuns. Uma delas é dar autonomia para as equipes. Isso pode ser difícil para o pequeno empresário, acostumado a controlar cada ação da empresa. Aqui na Imaginarium, temos a frase: antes feito, do que perfeito.

Autor William Thorndike Jr. Editora Nova Fronteira Preço R$ 25,40

SALTO – A CIÊNCIA EXPLICA MOZART, FEDERER, PICASSO, BECKHAM, ENTRE OUTROS SUCESSOS

Quem indica: Juliano Seabra (diretor da Endeavor)

Nele, o autor mostra a importância de estudar e se especializar para ser bem-sucedido. Ele argumenta que o sucesso da empresa não depende de talento nato e, sim, de muita dedicação, esforço e treino. O quanto e como você treina é o que faz a diferença tanto para os negócios quanto para os esportes.

Autor Matthew Syed Editora Alta Books Preço R$ 52,70

EMPREENDER FAZENDO A DIFERENÇA

Quem indica: Américo José (consultor da Cherto e colunista da Folha)

A tese central é que o empreendedor deve buscar o equilíbrio entre os setores de vendas, técnico e administrativo. Muitos empresários são vendedores talentosos e acabam esquecendo que isso de nada adianta se não houver um produto ou serviço de qualidade para entregar para o consumidor e se não souber administrar os números do negócio para crescer.

Autor Michael Gerber Editora Fundamento Preço R$ 34,70

PAIXÃO POR VENCER

Quem indica: Elídio Biazini (fundador da Didio Pizza)

Jack Welch fala muito sobre sua experiência de gestão como presidente da General Electric. Ele revolucionou a empresa ao valorizar a equipe, contratando pessoas talentosas. Se você quiser ter uma empresa de sucesso, tenha ao seu lado pessoas mais bem capacitadas que você. É algo que aplico no dia a dia, uma gestão mais próxima dos funcionários e uma preocupação de recompensar quem merece.

Autor Jack Welch Editora Elsevier Preço R$ 79,14

FEITAS PARA DURAR – PRÁTICAS BEM-SUCEDIDAS DE EMPRESAS VISIONÁRIAS

Quem indica: Altino Cristofoleti (presidente da Casa do Construtor)

Este é para quem quer pensar em longevidade. O livro aborda a história de grandes multinacionais, como a Johnson & Johnson, e mostra que todas foram pequenas um dia. Elas tiveram momentos ruins, mas deram a volta por cima. É para inspirar a pensar onde quer que seu negócio esteja daqui a 50 anos e o que é preciso fazer para chegar lá.

Autor James Collins e Jerry Porras Editora Rocco Preço R$ 59,50

MARKETING DE GUERRA

Quem indica: Claudio Bobrow (presidente da Puket)

Quando um empresário vai posicionar sua marca no mercado, muitas vezes fica obcecado com a concorrência e em assumir o posto de quem já lidera o setor. Mas derrubar quem domina uma área há muito tempo é difícil. O melhor caminho para quem quer ser líder é encontrar uma nova categoria para atuar. A empresa vai ser mais forte quando trilhar uma trajetória própria, fazendo algo que nenhum outro faz.

Autor Al Ries e Jack Trout Editora M Books Preço R$ 46,74

Folha de S. Paulo – Marcia Soman – 25/07

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