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Curso: Plano de Marketing para Unidades Franqueadas

13/10/2009

Com o objetivo de orientar de forma prática os empresários a montar um plano de vendas para suas lojas, a ABF realizou nos dias 23 e 24 de novembro o curso Elaboração de Plano de Marketing para Unidades Franqueadas, ministrado pelos especialistas da área Luiz Antonio Moreira Andrade e Sandra Martini.

O primeiro dia do evento, que contou com a presença de 52 participantes, teve início com uma dinâmica de grupo, seguida de uma apresentação dos palestrantes dividida em seis partes: Turbulência no Mercado, Estabelecendo Objetivos, Identificando as Oportunidades Análise das Ferramentas de Vendas, Queda nas Vendas e Desconto nos Preços x Questões Operacionais de Vendas e Criação de Ações de Vendas.

Os palestrantes deram um panorama geral sobre a recente crise econômica mundial e suas consequências para o mercado: `A economia de hoje é muito diferente, foge do padrão, e não é nem um pouco previsível`, declarou Sandra. Segundo ela, para fugir dessas turbulências, é importante que os empresários desenvolvam habilidades nos processos, sistemas e disciplinas para detectar e prever com rapidez as forças, e desta maneira identificar as vulnerabilidades e as oportunidades que surgem em meio às crises.

`Os líderes precisam saber como enfrentar as perturbações que desafiam seu planejamento de negócios e saber como desenvolver novas estratégias e novas práticas para alcançar sucesso`, alertou Luiz. Ele também falou sobre os fatores que estão aumentando os riscos para os negócios, como: avanços tecnológicos e revolução da informação pela chegada da Internet e os novos meios de comunicação, a inovação tecnológica, hipercompetição, questões ambientais, capacitação dos clientes, entre outros.

A dupla ainda deu dicas sobre como construir a montagem prática de um plano de vendas muito completo para uma unidade franqueada, ressaltando a premissa básica de cada unidade que é entregar o produto ou serviço, com a qualidade prometida e ressaltando a experiência com uma determinada marca durante uma visita pessoal a qualquer de suas unidades. A partir daí o curso se desenvolveu, ensinando aos presentes como estabelecer seus objetivos, como identificar os públicos-alvo, as melhores ferramentas de marketing para atingi-los, uma análise dos pontos fortes e fracos das principais ações promocionais e critérios de avaliação e controles das ações determinadas.

Após as apresentações Sandra e Luiz propuseram um exercício prático aos participantes, que se dividiram em grupos e elaboraram seus próprios planos de venda, com base no que foi discutido no programa.

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