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Curso aborda as tendências de consumo do segmento de moda

13/08/2010

Realizado pela ABF em parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), o curso Consumo, cultura e consumidores: tendências contemporâneas, teve como tema o mercado de moda e foi ministrado pela especialista em consumo Lívia Barbosa, no dia 11 de agosto, na sede da entidade.

Na primeira parte da palestra, Lívia contou um pouco sobre a história da moda, desde o seu surgimento, no século XVI, quando ela era restrita às elites e cortes da Europa, até os dias atuais, em que a globalização aprimorou de vez a difusão das novas tendências e estilos. A palestrante comentou sobre a cultura e comportamento dos consumidores, e as diferenças entre os consumidores brasileiros e os de outros países. `O consumidor brasileiro está acostumado a ter tratamento e serviços personalizados no momento da compra, isso não acontece na Europa e nos EUA, por exemplo, onde os consumidores ficam livres para escolher o que querem comprar`, afirmou ela.

Lívia também fez uma análise sobre as tendências contemporâneas do setor de moda, que hoje tem o indivíduo como principal vetor. Segundo a especialista, os tempos atuais preveem um avanço do individualismo e um estímulo ao estilo pessoal: `O indivíduo é cada vez mais lançador de tendências e consequentemente aumentou o aparecimento e legitimação dos `caçadores` de tendências, que estão de olho no estilo dos jovens e nos trabalhos dos novos designers`.

A palestrante ainda falou sobre a importância e o poder da marca para a moda, já que segundo ela, é a marca que ajuda a distinguir os produtos similares dos originais, pela qualidade. `No caso das franquias, a apropriação e a identificação da marca pelo franqueado é fundamental para que o negócio dê certo, pois esse engajamento estimula o crescimento da rede`, afirmou Lívia.

Na segunda parte do curso, a especialista falou sobre as teorias e as tendências da moda e como ela está sendo afetada pelos movimentos sociais. A palestra foi bastante elogiada pelos presentes: `É fundamental a gente entender a cultura, o comportamento do consumidor e o que a influência, para que possamos atingi-lo da melhor maneira`, declarou Caroline Ventura, coordenadora de marketing da rede Baloné.

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