Minas Gerais atrai atenção de franqueadores por ter 853 cidades

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Com 853 cidades, MG atrai atenção das franqueadoras

07/07/2017

Diário do Comércio/MG – Daniela Maciel – 27/06

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Minas Gerais concentra 8,4% das unidades franqueadas no Brasil. O território altamente fragmentado (853 municípios) e a economia que, historicamente, corresponde a cerca de 9% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, atrai o interesse de todo tipo de franqueadora, dos fast foods, passando por tecnologia até serviços bancários, roupas e calçados.

Na ABF Franchising Expo 2017, realizada em São Paulo, entre os dias 21 e 24 de junho, não havia entre os 400 expositores, sequer um que não falasse sobre a importância e desejo de se estabelecer entre as montanhas mineiras. Alguns já ambientados e com várias unidades instaladas, boa parte com muito território a ser conquistado e outros ainda com pouco conhecimento sobre a região.

Com 37 anos de mercado e 27 como franqueadora, a paulistana Limpidus, especializada em limpeza corporativa, tem 120 unidades espalhadas pelo Brasil, mas em Minas Gerais apenas uma, em Belo Horizonte. Segundo a diretora de expansão da Limpidus, Eliana Gera, para acelerar o crescimento em território mineiro, um masterfranqueado foi estabelecido na Capital, em abril.

“Nossa meta é ter nove unidades na região metropolitana e no Triângulo em um ano. Hoje, temos clientes em Uberlândia (Triângulo) que são atendidos pela unidade de Belo Horizonte. Minas é um estado peculiar, quando viajo para Belo Horizonte, por exemplo, e vejo aquelas avenidas que são corredores empresariais, não posso deixar de estar nesse espaço. Temos modelos de franquias a partir de R$ 50 mil e garantimos uma cartela de clientes para o parceiro conseguir manter os negócios por um ano”, afirma Eliana Gera.

Para a consultora do Grupo Soares Pereira & Papera (GSPP), Mônica Fernandes, o interesse pelas cidades mineiras também está ligado ao grande número de shopping centers instalados no Estado. Com mais de 21 anos no mercado, o GSPP tem escritórios no Rio de Janeiro (sede), São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte. A consultoria já atendeu grandes empresas como Giraffas, Hard Rock Café, Jaques Janine, Centro de Treinamento Team Nogueira, Espaço Juliana Paes, FamousBurguer, BRMalls, Multiplan, entre outras.

“Minas Gerais tem cidades muito expressivas economicamente, mesmo com uma população não tão grande e muitas delas com shoppings. Esse é um fator que facilita as negociações, pois eles próprios procuram as redes franqueadoras atrás de oportunidades. Vimos um movimento de expansão para todo o Estado, com destaque para o Norte de Minas, Triângulo e Zona da Mata. O investidor mineiro é conhecido pelo conservadorismo, porém depois que o negócio é fechado, o índice de fracasso é bem reduzido, se comparado com outros mercados no Brasil”, avalia Mônica Fernandes.

Mesmo com 70 unidades distribuídas pelo Brasil, a Ice Creamy Sorvetes ainda tem uma presença muito fraca em Minas Gerais, com unidades apenas em Belo Horizonte e Ipatinga (Vale do Aço). De acordo com o presidente da marca, Émmerson Serandin, o foco são cidades acima de 70 mil habitantes, tanto para lojas de shopping como de rua. O investimento mínimo é de R$ 150 mil.

“Acreditamos que temos um grande desafio em Minas Gerais. A meta é instalar 50 unidades nos próximos cinco anos, espalhadas pela Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e pelo interior. Para ajudar nossos franqueados criamos um modelo em que ele pode adquirir uma ou mais geladeiras extra para instalar na própria loja ou em lugares com grande fluxo de pessoas. É uma forma direta de aumentar a renda e prospectar novas áreas para a instalação de quiosques ou lojas”, destaca Serandin.

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