Buscando Franquias? Encontre aqui sua franquia «
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Cerimônia de entrega do SEF e prêmio ABF Destaque Franchising

29/04/2010

A ABF realizou, no último dia 30 de abril, a tradicional festa de entrega do Selo de Excelência em Franchising (SEF) e do Prêmio ABF Destaque Franchising, no Leopolldo – Itaim, em São Paulo. Com o patrocínio do Banco do Nordeste, Bradesco e Cielo e apoio da Caixa Econômica Federal, a noite de gala do franchising brasileiro contou  com a presença de mais de 600 convidados.

A premiação é concedida anualmente pela associação aos profissionais que mais se destacaram na prática do franchising. O Prêmio é dividido em cinco categorias – Franqueador, Franqueado, Jornalismo (Jornal e Revista), Trabalho Acadêmico e Parceiro do Franchising.

Antes do pronunciamento dos vencedores, o presidente da entidade, Ricardo Figueiredo Bomeny, subiu ao palco e falou da importância do reconhecimento a esses profissionais que se destacaram ao longo do ano. `Atestar o compromisso das boas práticas do franchising não é somente um incentivo, mas principalmente um reflexo da organização e qualidade dos trabalhos desenvolvidos por toda a cadeia do sistema de franquias`, concluiu.

O título de Franqueador do Ano foi concedido à maior rede do segmento de cosméticos, O Boticário, representada pelo presidente da empresa, Artur Grynbaum. `É uma honra para o Boticário. O prêmio coroa os 33 anos da nossa empresa e confirma nossa assertividade na busca pela constante evolução, o que garante a diferenciação de nosso sistema e nossa marca`, declarou.

Na categoria Franqueado, os vencedores foram Clóvis Magalhães Filho e Stelliu Espinheira, da rede Vivenda do Camarão, em Salvador, Bahia. `Ganhar o Prêmio de Franqueado  do Ano é uma honra e uma satisfação. Ficamos realizados em poder contribuir para que a rede tenha conseguido melhorar ainda mais seu cardápio`, comentam os franqueados.

Já na categoria Jornalismo, foram premiadas as repórteres Mirella Falcão, do jornal Diário de Pernambuco, de Recife, com a matéria `Franquia é fuga à crise`, publicada em abril de 2009, e Genielli Rodrigues, da revista Mercado Brasil, de Santa Catarina, com reportagem `Franquia: opção em época de crise?`, publicada em julho de 2009.

A vencedora da categoria Trabalhos Acadêmicos foi Daniela Motta Romeiro Khauaja, com o estudo `Gestão de Marcas na Estratégia de Internacionalização de Empresas: Estudo com Franqueadoras Brasileiras`, tese de doutorado em Administração defendida na FEA-USP. O trabalho analisa o processo de construção e de gestão de marcas no âmbito da estratégia de internacionalização e inserção de empresas no mundo globalizado. `A premiação fecha com chave de ouro todo tempo e dedicação destinados a esse trabalho. Fiquei muito feliz e me senti recompensada com o resultado e com o prêmio concedido pela ABF`, comemora. 

O Banco do Nordeste foi o homenageado da categoria Parceiro do Franchising, pelo acordo de cooperação técnico-financeira assinado durante a ABF Franchising Expo de 2009, com objetivo de oferecer financiamento às franquias interessadas em expandir sua atuação no Nordeste. A parceria gerou bons resultados e ajudou a identificar os clientes com potencial de acesso ao crédito na região. `Com uma estratégia de atendimento específica para o setor, o BNB vem se firmando como a principal instituição financeira de apoio às franquias no Nordeste do Brasil`, afirmou o diretor administrativo e de TI, Oswaldo Serrano.

A escolha dos vencedores foi feita por uma comissão que avalia o compromisso com o aprimoramento e a disseminação do sistema de franchising.

Compromisso com a excelência

O Selo de Excelência em Franchising (SEF) 2010 foi entregue para 97 redes, sendo que 14 receberam a chancela pela primeira vez. Pela terceira vez consecutiva, a Associação registrou um recorde, com 115 inscrições, um aumento de 11% em relação ao ano passado.

O SEF representa o reconhecimento da qualidade e excelência da empresa em relação a sua atuação como franqueadora e visa estimular a melhoria do nível de atuação das empresas por meio da valorização das melhores práticas e do profissionalismo dessas empresas perante o sistema de franchising.

Como de costume, a chancela foi dividida em três categorias, de acordo com o número de franqueados da rede e com o tempo de atuação no Franchising: Categoria Pleno, para marcas com mais de três anos de atividade e com 10 ou mais franqueados; Categoria Sênior, para marcas com mais de cinco anos e com 30 ou mais franqueados, e a Categoria Máster, para marcas com mais de 10 anos e mais de 60 franqueados.

Cada categoria premiou a rede que mais se destacou dentro do grupo. Este ano, a vencedora do prêmio destaque da categoria Máster foi a marca Água Doce Cachaçaria

NOTÍCIAS RELACIONADAS