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Beleza: mercado que cresce em meio à crise

11/05/2017

Diário do Pernambuco – Gabriela Araújo – 22/04

Preocupação maior com estética tem permitido a algumas marcas expandirem seus negócios. Destaque para o setor de franquias no país

O universo da beleza não para de atrair clientes. Mesmo com a crise econômica, é comum ver estabelecimentos do segmento abrindo as portas. Especialmente as franquias. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), nacionalmente, de 2015 para 2016, a variação no número de redes e unidades de franquias ficou estável em 8%. Em Pernambuco, no mesmo período de tempo, o número cresceu de 11% (2015) para 13% (2016). Entre essas franquias, as especializadas em sobrancelhas, barbas, depilação, produtos e serviços de estética se destacam.

Um dos exemplos de sucesso do Nordeste é o das irmãs Camila e Natália da Fonte, proprietárias de um grupo de franquias que conta com duas marcas: Grupo Brow Bar Franchising (bar de sobrancelhas) e Depil Way (rede de depilação expressa). No Nordeste, já são 8 unidades da Browbar (6 franquias e 2 unidades próprias). Há mais duas em processo de abertura. Da Depil Way são 7 lojas. Até o fim do ano, a quantidade de franquias das duas empresas deve dobrar. As irmãs vão lançar ainda neste semestre cosméticos da Browbar Beauté, já existentes na DepilWay. A taxa de franquia vai de R$ 25 mil a R$ 70 mil, enquanto a instalação varia entre R$ 70 mil e R$ 230 mil. O retorno vem no período de 18 a 24 meses e 8% do faturamento bruto do mês devem ser enviados ao franqueador.

O Grupo Sobrancelhas Design, com sede no Ceará, conta com 80 unidades no Nordeste, sendo 30 em Pernambuco. Há três tipos de lojas da marca: modelo express (R$ 115 mil de investimento), de rua (R$ 190 mil) e de shopping center (R$ 300 mil). “Pernambuco está mais maturado, mas no plano de expansão ainda há oito áreas disponíveis”, diz Alisson Ramalho, vice-presidente da empresa.

Outro empreendimento que chama a atenção é o da farmácia de manipulação Pharmapele, que veio do Rio de Janeiro em 1987 como Natuderm. De acordo com Luisa Saldanha, diretora técnica da empresa, o desafio começou no ano seguinte, quando inauguraram a primeira farmácia de manipulação em um shopping da cidade. Já há 40 franquias no Nordeste e 15 fora dele. A taxa de franquia da marca é R$ 50 mil. “Nossa meta é chegar a 90 unidades até o final do ano”, diz Mariana Saldanha, diretora de marketing da empresa.

Apesar da proposta diferente, a Rede Ortoestética, de odontologia e estética, também vem crescendo entre os nordestinos. Nasceu em 2005, no Recife, com o casal de dentistas Manoel Alvino e Juliana Chalegre. Em 2011, virou rede de franquias e hoje tem 13 unidades próprias e 37 franquias na região. Em Pernambuco, são 19.  Para a empresa, é estratégica a expansão concentrada no Nordeste, uma vez que o objetivo é gerar melhoria de vida à região. O investimento inicial vai de R$ 80 a R$ 200 mil, e é comum dentistas adaptarem seus consultórios antigos. Até o fim do ano, serão abertas mais 20 unidades. A empresa recebeu o Selo de Excelência em Franchising 2017 da Associação Brasileira de Franchising, assim como a Pharmapele e o Grupo Sobrancelhas Design.

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