Balanço: ABF Franchising Expo 2017 aponta crescimento do setor

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
Balanço ABF Franchising Expo 2017

Balanço: ABF Franchising Expo 2017 aponta caminhos para o crescimento do setor

26/06/2017

Em 4 dias, feira reuniu 65 mil visitantes e 400 marcas expositoras do Brasil e do exterior

São Paulo, junho de 2017 – Principal vitrine de um setor que registrou um crescimento nominal de 9,4% no primeiro trimestre, a 26ª ABF Franchising Expo mostrou a face de um Brasil pouco evidente nos últimos meses: empreendedores que acreditam no País e estão dispostos a investir, gerar empregos e renda nos mais variados setores da economia. Essa disposição foi verificada tanto entre as marcas expositoras da feira, como entre os visitantes, que demonstraram conhecimentos elementares do sistema, interesse direcionado para determinados segmentos ou marcas e, acima de tudo, disposição em abrir e/ou desenvolver novos negócios. Esse interesse se refletiu nos números da feira: 65 mil visitantes, cerca de 3 mil participantes em palestras na Arena do Conhecimento, 2 mil congressistas na ABF Franchising Week. Muitos expositores relataram a organização grande volume e qualidade dos contatos realizados, o que tende a se traduzir em novos franqueados para o sistema nos próximos meses.

Para o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, “a edição deste ano é mais um sinal de que o franchising brasileiro esboça uma reação e os caminhos estão lançados: busca incessante por eficiência, gestão próxima e ativa, inovações e o oferecimento de experiências únicas aos consumidores finais. Na feira, pudemos ver vários exemplos em termos de soluções tecnológicas, modelos de negócio, produtos, serviços e nichos de mercado. É o franchising se reinventando para a próxima curva de crescimento econômico que tem tudo para se concretizar quando os agentes econômicos recuperarem sua confiança”.

Realizada pela Associação Brasileira de Franchising e organizada pela Informa Exhibitions, a ABF Franchising Expo trouxe ao público neste ano 400 marcas expositoras, do Brasil e do exterior, que apontaram as tendências do setor. Destaque para a presença significativa de novos expositores (84 no total), grande diversidade de segmentos (além dos tradicionais Alimentação, Saúde e Beleza, Educação, novos nichos como marketing sensorial, recreação infantil, cuticularia, tiro ao alvo, culinárias étnicas, ensino digital de crianças e adolescentes, etc.) e novos formatos (trailers, containers, venda direta, venda online, etc.). Franquias com investimento inicial mais baixo ou em formatos mais compactos ou light também atraíram grande atenção.

Os novos espaços da feira tiveram um papel importante na geração de negócios e oportunidades. A Arena do Conhecimento, que trouxe palestra sobre conceitos importantes do mercado de franquias, recebeu mais de 3 mil pessoas. “Eu já visitei a feira há alguns anos e este ano achei muito interessante a ideia de criar a Arena do Conhecimento. Eu assisti duas palestras: Seleção de Franqueados e Como Escolher uma Franquia, e, por ter um tempo de duração bem rápido, eles conseguiram compartilhar com os participantes os principais aspectos para escolher uma franquia corretamente e me fez ampliar os horizontes para qual ramo escolher”, afirmou o candidato a franqueado Rafael Nogueira Dias.

Outra novidade foi o Smart Mall, com soluções tecnológicas inovadoras para o varejo e as franquias. Para Henrique Neto, gerente de expansão das Óticas Carol – uma das expositoras do espaço –“apresentamos algumas novidades tecnológicas que impressionaram bastante o público que nos visitou durante esses quatro dias de evento. Dentre esses equipamentos estavam: espelho interativo, vitrine inteligente, mapa interativo, contagem de fluxo e inventário inteligente, e muitas pessoas que nos procuraram vieram por conta das novas tecnologias e também por conta da franquia”. Já o sócio-diretor da Odontoclinic, Lucas Romi, disse que “no Smart Mall, a marca apresentou novas tecnologias para a gestão do negócio, como o novo modelo de aparelho odontológico, que elimina a modelagem e a colagem manual, pela colagem indireta de braquets e reduz 25% o tempo de tratamento pelo mesmo valor final. Depois de algum tempo fora da feira, retornamos em 2017 e percebemos que neste ano houve uma qualificação do público com boas possibilidades de negócios”.

Já ABF Franchising Week reuniu ao longo de uma semana mais de 2 mil pessoas pata debater temas variados como o mercado de Alimentação Fora do Lar (Food Service), boas práticas na expansão de redes, a presença e liderança da mulher no mercado de franquias, multifranqueados, franquias educacionais, metodologias de gestão e atualizações no campo jurídico. Este ano, pela primeira, fez a semana do franchising realizou também ações fora do Expo Center Norte voltadas a universitários e empreendedores distantes do centro da cidade, levando o evento para novos públicos.

Confira fotos da 26ª ABF Franchising Expo:
https://www.flickr.com/photos/134212753@N06/

Expositores e Visitantes

Confira abaixo alguns depoimentos acerca da feira deste ano:

“Na edição deste ano, recebemos candidatos mais qualificados, com perfil diversificado e que buscam uma oportunidade para abrir o próprio negócio. A Limpidus recebeu uma quantidade alta de visitantes interessados em opções de franquia home based e com baixo investimento inicial, o que proporciona a rede uma vantagem competitiva no mercado, por se enquadrar em tais padrões. Além disso, notamos que houve uma procura maior de candidatos do estado de São Paulo em relação às demais regiões, diferente do que vinha acontecendo nas edições anteriores”.
Fernando Sodré, presidente da Limpidus, expositor

“Neste ano, percebemos que o público que visitou a feira está ainda mais qualificado. Por isso, nossas expectativas para que novos negócios possam ser concretizados são as melhores. Além disso, essa é uma grande oportunidade de expormos nossas marcas e nossos lançamentos de forma assertiva”,
Fernanda Milred, diretora de expansão e marketing da SMZTO, expositor.

“Em um momento de crise da economia, nossa participação foi muito positiva. Recebemos um público mais qualificado e com mais potencial para fechamento de negócios. Estamos com ótimas expectativas”,
Marcos Pertile, diretor da rede Mapa da Mina, expositor

“Feira muito rica em diversidade de negócios, para micro e grandes investimentos. Grandes marcas presentes e gente nova inovando e aparecendo no mercado. Um evento muito estimulante em geração de negócios, de networking, possibilidades. Está sensacional”.
Edgard Caetano, visitante

“Achei a feira bem dinâmica e interessante com muitas novidades e oportunidades. Mesmo que não seja para empreender agora, já nos abre um grande leque de opções para investir e fazer contatos. Meu interesse é expandir os meus horizontes do setor publico, mas ainda não tenho um segmento específico. Procurei no aplicativo da feira antes de vir. Essa ideia de montar uma feira com um único objetivo facilita a nossa vida que é tão corrida”
Yago Santos, visitante

“Me surpreendi muito com as apresentações, aprendi bastante com todas elas, os palestrantes são pessoas que têm muita experiência a compartilhar com a gente. Ontem, visitei a feira, participei dos cursos que o evento oferece, e a grade de conteúdo das palestras estão excepcionais. Valeu muito a pena estar aqui nesta semana”.
Joaquim Pedro, visitante

Fonte: Site ABF

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS