Buscando Franquias? Encontre aqui sua franquia «
Escolha pelo menos um opção para sua busca

ABF marca presença no Encontro da Espanha

21/05/2009

A ABF participou do evento Jornadas Técnicas em Restauração (Alimentação) Moderna, organizado pelo Escritório Comercial da Embaixada da Espanha em parceria com o Instituto Espanhol de Comércio Exterior (ICEX), e a Federação Espanhola de Hosteleria (Fehrcarem), no último dia 18 de maio, no Hotel Tivoli, em São Paulo. O objetivo do evento foi facilitar a formação de associações e parcerias entre empresários brasileiros e espanhóis em empreendimentos do ramo de food service no Brasil.

Cerca de 70 pessoas participaram do evento, entre elas, importantes grupos espanhóis dispostos a ouvir ideias, discutir propostas e criar boas parcerias. Foi uma grande oportunidade para apresentar a formadores de opinião internacionais a força e nível do franchising brasileiro, estimulando investimentos estrangeiros no país e contribuindo para criar uma imagem empreendedora do Brasil no exterior.

O período da manhã foi dedicado à palestras, com uma introdução da adida comercial da Embaixada, Ana María Hernández, que ressaltou a importância do mercado brasileiro e a boa aceitação da gastronomia espanhola no Brasil. Em seguida  Fernando Garcia, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), destacou os ótimos índices do Brasil na palestra As boas perspectivas do Brasil a médio e longo prazo, além de prever um aumento da demanda de trabalhadores que almoçam fora do lar, especialmente nas classes baixas. O diretor executivo da ABF, Ricardo Camargo, ministrou uma palestra com o tema Oportunidades de negócios no setor de restauração (Alimentação) moderna: o franchising no Brasil, onde apresentou os números do setor, destacando o segmento de alimentação, foco do encontro. `Acreditamos que no Brasil poderia haver uma boa penetração da restauração espanhola`, afirmou Camargo.

Já o consultor Alcides Terra, falou sobre as Tendências do mercado brasileiro, como a atração pelos novos sabores, os alimentos saudáveis ou o fast, que brindam uma oportunidade de negócio às empresas espanholas que encaixam nesses hábitos em expansão. Finalmente, Antonio Carlos Dias, da Associação Nacional de Restaurantes brasileira (ANR), concluiu  debatendo sobre o Sistema de regulação e tributação no setor.

Durante a tarde, as cinco empresas espanholas presentes: Grupo Sagardi, Areas, The Eat Out Group, Telepizza e Barril apresentaram as suas marcas. Também houve uma apresentação de Jorge Aguirre, da Pizza Hut, que mostrou o processo de implantação de uma franquia no Brasil.

As jornadas incluíram uma rodada de negócios e visitas a restaurantes e empresas em São Paulo. O evento teve continuidade no dia 21, no Hotel Sofitel, Rio de Janeiro, onde os empresários espanhóis tiveram uma nova oportunidade de apresentar seus conceitos inovadores frente aos empreendedores cariocas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS