Buscando Franquias?

Encontre aqui sua franquia

Escolha pelo menos um opção para sua busca

ABF marca presença na feira Franquicias Y Negocios na Argentina

26/05/2011

A ABF marcou presença no 17º Salón Internacional de Franquicias, Licencias, Emprendimientos y Negocios que foi realizado nos dias 19 e 20 de maio no Centro de Exposições Costa Salguero, em Buenos Aires. A entidade foi convidada pela AAMF – Associação Argentina de Marcas e Franquias para participar do evento com um estande institucional, apoiar as marcas brasileiras presentes e divulgar o sistema de franchising brasileiro.


Ricardo Camargo discursa na cerimônia de abertura da feira ao lado da senadora argentina Roxana La Torre e de dirigentes da AAMF

A feira recebeu cerca de 3.500 visitantes que puderam conhecer conceitos nacionais e internacionais de franchising em seus 70 estandes. Para o diretor executivo da ABF, Ricardo Camargo, o mercado de franquias argentino passa por um processo de recuperação e acredita que terá um grande impulso nos próximos meses, pois tramita no congresso o projeto de lei que regulamenta o sistema de franquias no país. `Nós participamos desta feira nos últimos 5 anos e é visível a evolução do setor de franquias, tanto por meio da entrada de novas empresas, como pelo crescimento das redes`, acrescentou Camargo.

Segundo o diretor executivo da AAMF, Lucas Secades, o setor cresceu 14% em 2010 e estima manter este ritmo em 2011. Por outro lado, a entidade está desenvolvendo um acordo estratégico com um importante banco do país para a criação de produtos exclusivos para o franchising. Desta maneira, Secades acredita que o setor terá condições de receber novos conceitos e ampliar a capacidade de crescimento das redes em operação.

Além da ABF, as empresas brasileiras D`Pil, Global Franchise e Fisk também participaram da exposição. Esta última já atua na Argentina com mais de 60 unidades. De acordo com o último levantamento da ABF, 11 marcas brasileiras possuem operações em território argentino: Fisk, CCAA, IGUI, Fit4, TOTVS, Carmen Steffens, Via Uno, Datasul, Localiza, Sapataria do Futuro e Grand Cru.

A convite da entidade, executivos do Banco Itaú visitaram a feira, com o objetivo de conhecer melhor o sistema de franquias argentino. Na ocasião, eles puderam manter contato com redes locais, redes internacionais com operação no país e redes brasileiras presentes ao evento, além dos diretores da AAMF.

A ABF também aproveitou o evento para discutir com a AAMF o modelo de gestão da AFRAS Argentina, em reunião que contou com a participação da diretora executiva da entidade brasileira, Eleine Belavary, do diretor executivo da ABF, Ricardo Camargo e dirigentes das duas entidades argentinas.


Da esquerda para a direita: Lucas Secades (AAMF), Ricardo Camargo (ABF), Eleine Belavary (AFRAS), Gabriela Janá e Gabriel Grasiuso (CAUFRAN)

Outra ação realizada pela ABF durante a feira foi a divulgação da 11ª Convenção ABF do Franchising, que será realizada pela primeira vez em território estrangeiro, na cidade de Punta Del Este, no Uruguai, de 02 a 06 de outubro. Além da distribuição do folder com informações sobre o evento, o vídeo de lançamento foi veiculado no estande da FIAF durante toda a feira. Ricardo Camargo aproveitou a ocasião para confirmar e alinhar com o executivo da rede Havanna a participação da empresa no evento, com a apresentação de um case.

Visita ao Uruguai

Ao término da feira, a equipe da ABF viajou para Montevidéu para promover a Convenção, com o apoio da CAUFRAN – Câmara Uruguaia de Franquias. No dia 23 de maio a entidade promoveu, no Teatro Solis, um coquetel seguido de almoço para um grupo de 33 convidados, formado por jornalistas, empresários, representantes de entidades setoriais, franqueadores e consultores. Ricardo Camargo apresentou o desempenho do franchising brasileiro em 2010 e falou sobre as expectativas deste evento internacional, destacando-o como uma oportunidade para relacionamento, networking e trocas de experiências entre empresários de diferentes países.  Os participantes da Convenção terão a oportunidade de assistir ao case da rede franqueadora uruguaia Lolita, que está presente em 16 países.

NOTÍCIAS RELACIONADAS