Buscando Franquias? Encontre aqui sua franquia «
Escolha pelo menos um opção para sua busca

ABF marca presença na feira de franquias da Argentina

20/05/2010

A ABF participou pela terceira vez da Exposicíon Internacional de Franquicias y Negócios, a feira de franquias da Argentina, realizada nos dias 13 e 14 de maio em Buenos Aires .

Segundo os organizadores do evento, a feira cresceu 30% em relação à edição anterior e recebeu um público de aproximadamente quatro mil pessoas. Lucas Secades, diretor executivo da associação argentina de franquias, informou que o país conta com cerca de 400 marcas de franquias, sendo 95% de origem nacional, distribuídas em mais de 21 mil pontos de vendas.

A feira, realizada no centro de exposições Costa Salguero, era formada por 68 estandes, entre eles o institucional da ABF, e também contou com a presença das redes brasileiras D´Pil, com o objetivo de prospectar o mercado e a FISK, que já atua há muitos anos na Argentina e possui mais de 80 unidades franqueadas.  `Participamos sempre dessa feira, que é uma excelente vitrine para a nossa marca e conceito`, afirmou Susana Perrotta, diretora geral da rede de idiomas em Buenos Aires. Danny Kabiljo, da D´Pil ficou bastante otimista com as possibilidades de negócios. Para ele, mesmo sendo nova no Brasil a empresa já desenvolveu uma estrutura para iniciar seu processo de internacionalização.

Durante a feira foi realizada a Reunião da FIAF – Federação Ibero-Americana de Franquias – que contou com a presença de representantes de dez países: Argentina, Brasil, México, Espanha, Portugal, Venezuela, Peru, Equador, Guatemala e Uruguai. Foi a primeira reunião da entidade em 2010 e o balanço final mostrou que o setor está aquecido nestes mercados, com fortes indicativos de crescimento. O diretor executivo da ABF Ricardo Camargo conduziu a reunião, onde apresentou os números brasileiros do setor e perspectivas de crescimento em 2010.

O mercado argentino
A Argentina procura superar os problemas políticos que afetam a economia do país, porém percebe-se um varejo dinâmico e que oferece boas opções de negócios de franquia.

Atualmente existem quatro marcas argentinas operando no Brasil – Havanna, Pronto Wash, La Caballeriza e IGA, esta última uma franquia de escola de gastronomia que acabou de chegar ao país. No caminho inverso são sete marcas brasileiras em solo argentino: Carmen Steffens, Via Uno, FIT4 Fitness Store, Escolas Fisk, CCAA, Localiza e Totvs.

Para a ABF o país é um bom mercado para a entrada de novas marcas brasileiras. Em função disso pretende incluir no planejamento estratégico de internacionalização a participação nesta feira em 2011, no âmbito do convênio com a Apex Brasil.

A próxima etapa do projeto com a Apex Brasil acontecerá na Colômbia, por ocasião da feira de franquias de Bogotá, FANYF – Feira Andina de Negócios e Franquias, que acontecerá nos dias 8 e 9 de julho de 2010. Na sequência a ABF levará um grupo de empresas brasileiras para a África, numa missão de prospecção a Moçambique e África do Sul e participação na feira Filda de Angola.
As empresas interessadas poderão entrar em contato com a área de relacionamento da ABF para mais informações, com Rogério Feijó no e-mail:
[email protected]  ou pelo telefone 11 3020-8826.

Redação: DFREIRE

NOTÍCIAS RELACIONADAS