Buscando Franquias?

Encontre aqui sua franquia

Escolha pelo menos um opção para sua busca

ABF marca presença na Expofranchise Lisboa 2011

20/05/2011

A ABF e um grupo de empresas do setor participaram da 16ª Expofranchise 2011, que ocorreu de 13 a 15 de maio em Lisboa, Portugal. Esta é a segunda ação do novo convênio assinado entre a ABF e a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – e que visa promover a internacionalização do franchising brasileiro. 

A feira recebeu mais de sete mil visitantes e reuniu 120 conceitos, com destaque para os ligados ao bem estar, como clínicas de estética e depilação. Segundo a diretora do evento, Andréia Jotta, a feira cresceu em relação ao ano passado, o que demonstra sinais de recuperação do setor.

Desde 2005 está é a 4ª vez que a entidade desenvolve o Pavilhão Brasil no evento português, que hoje é o mercado que mais recebe operações de franquias brasileiras, com 38 marcas. As redes que marcaram presença no estande brasileiro foram Emagrecentro, Mundo Verde, Wizard, Global Franchise e Cia. de Franchising.

Os executivos brasileiros tiveram oportunidade de fazer importantes contatos com investidores locais e vindos de outros países, principalmente de Angola e Espanha. Na avaliação deles, há boas perspectivas de realização de negócios nos próximos meses. O pavilhão Brasil também recebeu a visita da presidente da ABF Seccional Rio de Janeiro, Fatima Rocha, que integrou a comitiva organizada pelo Dr. Luiz Felizardo Barroso.

O diretor de relações internacionais da ABF e presidente do Grupo Ornatus, Jae Ho Lee, também prestigiou o evento e participou de diversas atividades promovidas pela ABF. O grupo já atua em Portugal através da marca Morana, com 3 lojas na cidade do Porto. Segundo Eduardo Morita, diretor de negócios, a empresa estuda a entrada no mercado lisboeta e acena com a possibilidade de incluir outras marcas do grupo. Morita aproveitou a feira para receber alguns candidatos interessados nas marcas. Outra empresa brasileira que expôs na feira, mas de forma independente, foi a Carmen Steffens, que já possui 6 lojas no país.

Durante a feira, os brasileiros concederam diversas entrevistas aos meios de comunicação do país. `O país atravessa uma grave crise financeira sim, porém há espaço para a realização de negócios, além de ser um excelente momento para se conseguir bons pontos comerciais e negociar aluguéis`, afirmou Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF. `Para alguns empresários, há, inclusive, boas oportunidades para a aquisição de redes locais concorrentes`, ressaltou.

A delegação brasileira participou ainda de atividades desenvolvidas pela ABF, como reuniões com os principais grupos operadores de shopping centers – SONAE SIERRA e AMOREIRAS – além de encontros promovidos com o Instituto de Informação em Franchising (IFF) e na Embaixada do Brasil em Lisboa, que reuniram empresários e autoridades dos dois países. Na ocasião da visita a chancelaria brasileira, o grupo foi recebido na Quinta de Milflores pelo Senhor Embaixador Mário Vilalva.

Com o apoio da ABF, no dia 12 de maio as empresas brasileiras participaram do 49 Encontro dos Descobrimentos, promovido pelo escritório de advocacia Faria de Oliveira Advogados e que reuniu empresários e representantes do Brasil, Portugal, Espanha, Finlândia, Itália, Japão e Alemanha.

O encontro é promovido anualmente para relacionamento entre os representantes dos países e troca de experiências. O conselheiro da embaixada do Japão em Portugal, Jiro Maruhashi, disse que está convencido de que o Brasil é o lugar certo para a realização de negócios. Na ocasião, o diretor executivo da ABF, Ricardo Camargo, ministrou uma palestra para mais de 40 pessoas, que ficaram bastante entusiasmadas com o desempenho do franchising brasileiro em 2010.

No dia 13 ocorreu a reunião da FIAF – Federação Ibero-Americana de Franquias, que reuniu representantes de Portugal, Espanha, Brasil, Guatemala, Uruguai e México. Dentre os temas abordados estava a reforma dos estatutos da entidade e uma analise de como está o mercado de franquias nestes países. No mesmo dia, à noite, a comitiva brasileira ocupou lugar de honra no evento de premiação do franchising português, participando da entrega dos prêmios.

Durante a reunião o presidente da Associação Portuguesa de Franquias, Paulo Antunes, falou sobre o desempenho do franchising português em 2010, que cresceu em 8,5% o número de redes, encerrando o ano com 560 marcas em operação e mais de 11 mil pontos de venda. O faturamento cresceu e já responde por 3,2% do PIB do país. O setor empregra atualmente 63.500 pessoas, tendo gerado em 2010 3.500 novos postos de trabalho.

Para Antunes o franchising português conseguiu crescer em 2010, em todas as suas vertentes, apesar do clima de crise e incerteza que caracterizou o mercado, sendo considerada uma plataforma anticíclica da economia. Ele destacou o crescimento do setor de serviços ligados a área de beleza e saúde, serviços financeiros e imobiliários.

No dia 14 o IFF promoveu um seminário com os representantes da FIAF e que contou com a participação do secretário geral da entidade, Ricardo Camargo. Para uma plateia formada por empresários, jornalistas, visitantes da feira e expositores, a grande parcela das perguntas foi dirigida ao Brasil.

A próxima atividade do projeto acontecerá no período de 8 a 10 de julho, na cidade chinesa de Macau, durante a Macao Franchise Expo. A entidade, que é apoiadora do evento, negociou com o governo de Macau um pacote de benefícios para os associados interessados em participar.

Mais informações poderão ser obtidas através do telefone 11 3020-8828, com Renata Maciel ou através do e-mail [email protected].

NOTÍCIAS RELACIONADAS