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ABF Franchising Expo foi um sucesso!

26/05/2010

A 19ª ABF Franchising Expo, que terminou nesse sábado (12/06), contabilizou mais de 42 mil visitantes. Segundo Ricardo Bomeny, presidente da Associação Brasileira de Franchising, no primeiro dia da maior feira de franquias da America Latina, a visitação já tinha superado 10% se comparado ao mesmo período do ano anterior. `No ano passado encerramos a feira com o resultado de 39 mil pessoas interessadas em abrir o próprio negócio, esse ano chegamos aos exatos 42.200, uma meta excelente para esse período`, afirma o presidente da entidade.

O público visitante conheceu 330 oportunidades de investimento em diversos segmentos da economia, gostos, bolsos e regiões. A expectativa é que o volume de negócios gerado fique em torno de R$ 100 milhões, `consequentemente esse volume pós-feira aumentará significativamente`, completa Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF.

Paralelamente à exposição, a ABF realizou diversas atividades, entre elas os cursos rápidos que tinham como principal objetivo ampliar o conhecimento do público visitante sobre o atual mercado de franquias. Foram abordados seis temas: Aspectos jurídicos da franquia; Avaliando a franquia do seu sonho; Como avaliar seu perfil empreendedor e obter sucesso, Como escolher e negociar pontos comerciais; Cuidados ao montar a empresa; Passos para comprar sua franquia e Sustentabilidade como diferencial na escolha da franquia.

Segundo dados da organização, 50% dos espaços para edição de 2011 já foram reservados, uma indicação positiva dos efeitos de se ter um estande da marca no evento mais importante do setor.

`A feira foi muito satisfatória para os nossos negócios. Nosso estande teve grande movimentação e recebemos interessados de várias partes do Brasil. Tivemos ainda a visita de um investidor de João Pessoa, na Paraíba, de interessados na franquia Seletti. Acredito que quatro bons negócios podem se concretizar`, avalia Luis Felipe Campos, sócio-diretor do Seletti.
 
Para André Friedheim, diretor da Francap – Consultoria especializada em Franchising – o perfil do público que esteve presente na feira em busca de boas oportunidades de negócios foi bem diversificado: `o público da ABF deste ano foi composto por jovens empresários, famílias e casais que buscavam um investimento, cujo retorno tivesse o máximo de garantias possíveis e o menor risco de erro, algo que certamente é oferecido por uma franquia`. 

O segmento de alimentação, um dos destaques em termos de crescimento e de geração de oportunidades, registrou excelente procura durante o evento, como confirmam a Gerente de Operações da Subway no Brasil Roberta Damasceno e Aline Mathias, gerente de Marketing da Risotto Mix.  `Este ano, recebemos pessoas vindas de diferentes partes do país, principalmente das regiões Nordeste e Centro Oeste`, comenta Roberta, da Subway. Aline, da Risotto Mix, completa: `Tivemos um leque variado de interessados e houve prospects, inclusive, de fora do Brasil.`
 
Para os veteranos na feira, Rei do Mate e Vivenda do Camarão, o evento foi uma vitrine importante para apresentar planos de expansão e novidades para potenciais franqueados. `Entre os perfis interessados na bandeira da marca, estão jovens, entre 25 e 35 anos, que buscam um negócio para investir e administrar`, comenta Ricardo Salém, gerente de expansão da Vivenda.
 
Segundo Antonio Carlos Nasraui, diretor comercial do Rei do Mate, ganhador do prêmio de melhor franquia do segmento de Cafeteria e Confeitaria, a visitação do estande foi acima do esperado. `Recebemos pessoas com os mais diferentes estilos, principalmente empreendedores interessados em abrir unidades no Nordeste, um dos focos do plano de expansão de nossa rede. A expectativa é fechar o ano com mais de 300 unidades em operação em todo o território nacional`, afirma Nasraui.

As iniciantes no segmento de franchising, Chopp Germânia e SuperSAN, ressaltam que a participação na feira é fundamental para o contato inicial e cadastro de possíveis franqueados. `Escolhemos a ABF Franchising Expo para divulgarmos nosso modelo de negócio móvel e a aceitação foi ótima`, diz Carlos Navajas, diretor de expansão da Germânia.
 
Já Eric Stöcker, diretor da SuperSAN, revela: `a SuperSAN prevê que pelo menos 5% dos visitantes recebidos durante o evento serão convertidos em franqueados`.
 
A Antídoto Cosméticos, rede que participou da feira pela 9ª consecutiva, comemora a alta do segmento de cosméticos, evidenciada pela grande procura de interessados. Segundo Marcelo Sarpe, gerente de expansão da rede, a aceitação dos formatos e novidades apresentadas durante a feira foi grande. `Aproximadamente 50% dos visitantes que recebemos em nosso estande se interessaram pela franquia virtual, nossa grande aposta para o evento`, comemora.
 
As redes de idioma e cursos de qualificação profissional, Yázigi Internexus e Grupo Eurodata, apostaram na expansão de seus negócios com a chegada da Copa e eventos esportivos que serão realizados no país nos próximos anos. Nesse período, será necessário investir em educação e treinamento dos profissionais de todas as áreas. Alexandre Gambirásio, presidente do Yázigi, e Ramon Asensio, presidente do Grupo Eurodata, revelam que o perfil dos visitantes dessa edição da ABF foi caracterizado por candidatos dispostos a fecharem contratos. `Tivemos um aumento de 20% na procura por nossas franquias em relação ao ano passado. A expectativa é abrir 150 unidades até 2014`, afirma Gambirásio.
 
Já Asensio revela que a Eurodata Interativa foi a bandeira mais procurada durante os quatro dias do evento. `Nossa expectativa é fechar 100 contratos nos próximos 90 dias e finalizar o ano com 500 unidades em operação em todo o território nacional`.

A Microcamp recebeu cerca de 200 visitantes durante participação da ABF Franchising Expo. `Tivemos uma repercussão acima do previsto, cerca de duzentos atendimentos personalizados foram feitos durante os quatro dias de evento`, comemora João  Abadde, diretor de franquias da rede. Focada em atender apenas interessados em abrir franquias em regiões do Brasil pouco exploradas pela rede, como Norte e Centro Oeste, a Microcamp prevê concretizar cerca de 20% dos contatos estabelecidos durante a feira em franquias.
 
Antes do término da feira, o Grupo Parmê / Bendita Fruta já tinha feito 158 cadastros; 5% com perfil pertinente à marca, que podem gerar negócios para ambas as marcas do grupo, principalmente em estados fora do eixo Rio-SP.

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