Notícias das franquias

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

ABF e PROVAR/FIA celebram a formatura da 1ª turma do MBA

27/10/2010

Foi realizada no dia 26 de outubro a cerimônia de Formatura da primeira turma do MBA Gestão de Franquias, realizado pela Fundação Instituto de Administração (FIA), em parceria com a ABF e coordenado pelo Programa de Administração de Varejo (PROVAR).

`Essa noite é uma comemoração muito especial`, iniciou Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF durante o discurso de abertura. Ele ressaltou a qualidade do curso e a competência dos seus organizadores: `Esse curso é fruto da maturidade do franchising no Brasil e visa fornecer mão-de-obra qualificada para o setor, além disso é um reconhecimento da importância do conhecimento técnico, já que não basta ter só a vivência prática`.

O coordenador geral dos Programas de Varejo da FIA, Prof. José Roberto Securato, também falou sobre a importância da criação de um MBA voltado para o setor e como essa primeira turma ajudou a moldar o curso: `Foi uma experiência de troca, a FIA tem uma grande expertise em gestão e os participantes já dominavam o assunto como ninguém. Tivemos que adaptar nossos professores e aprendemos muito com os alunos`, declarou o acadêmico.

Em seguida Camargo chamou os 20 formandos ao palco para receber seus respectivos diplomas. Após a solenidade, com o canudo na mão, a turma celebrou esse momento histórico do franchising com um jantar de confraternização.

Para as alunas Cristina Franco, da Bit Company, e Melitha Novoa Prado, da Novoa Prado Consultoria, a experiência do curso foi muito boa, principalmente pela junção do conceito teórico com o prático. `Foi uma maneira de equalizar os nossos conhecimentos`, declarou Cristina. `Manter o contato com o ambiente acadêmico é sempre bom para atualização e renovação, mas sem dúvida o networking e a troca de experiência também valeu muito`, completou Melitha.

O diretor de expansão da rede Rei do Mate João Baptista da Silva Jr, afirmou que o MBA é muito importante para preparar os profissionais para o desenvolvimento do mercado de franchising. `Essa capacitação é um diferencial competitivo, recomendo a todos que tiverem oportunidade`. Já Altino Cristofoletti, da Casa do Construtor declarou que fazer parte do curso foi uma experiência ímpar para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. `O mercado de franchising está carente de profissionais com expertise, e o MBA chegou para suprir essa necessidade`. Para o formando Artur Grimberg a primeira turma do MBA representa a definição do que é uma franquia: `um exemplo de uma rede que deu certo e se multiplicou`, concluiu entusiasmado.

O MBA Gestão de Franquias é o único com foco em franchising no Brasil. A ideia surgiu devido à grande representatividade e consolidação do setor de franquias no país, que demandou uma profissionalização crescente de empreendedores e gestores por conhecimento sobre gestão desse tipo de negócio. De acordo com o diretor de cursos e eventos da ABF, Juarez Leão, ver a concretização da primeira turma é a realização de um sonho: `Faz tempo que vínhamos idealizando uma capacitação que atingisse todas as partes envolvidas com o setor. Essa é uma grande vitória para a entidade`, declarou. O diretor afirmou ainda que a organização pretende, num futuro próximo, levar o curso para todo o País, com o objetivo de profissionalizar um número maior de empresários do setor.

Clique aqui e confira a galeria de Fotos

Redação: DFREIRE

NOTÍCIAS RELACIONADAS