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Abertas inscrições para o CAF

10/07/2006

Público
Profissionais do setor, potenciais franqueadores e todos aqueles que têm por objetivo aperfeiçoar os seus conhecimentos sobre o Franchising

 

MÓDULO 1: AVALIAÇÃO DE FRANQUEABILIDADE 

O módulo irá fornecer orientações básicas sobre como avaliar o potencial de franqueabilidade de um negócio visando uma expansão utilizando o sistema de franchising. A Avaliação de Franqueabilidade abordará a viabilidade do negócio tanto para o franqueado quanto para o franqueador.

 CONTEÚDO:
1. Revendo alguns conceitos do sistema de franchising;
2. Canais de distribuição;
3. Avaliando a realidade da empresa;
4. Conhecendo o Mercado;
5. Estruturando a Franquia;
6. Avaliando a Franquia.

MÓDULO 2: PLANO DE EXPANSÃO

O módulo de Plano de Expansão visa orientar sobre a importância de se ter um planejamento efetivo de expansão da Rede de Franquias e também destaca as estratégias possíveis de crescimento para os negócios, como master franquia, franquia unitária, etc.

CONTEÚDO:
1. O que é o Plano de Expansão;
2. Como estruturar um Plano de Expansão;
3. Quais as variáveis devem ser analisadas no planejamento;
4. Benefícios de se ter (e cumprir) um Plano de Expansão;
5. Estratégias de Crescimento – quais são e os benefícios e desafios de cada uma:

 

  • Franquia Unitária;
  • Franquia Regional;
  • Master Franquia;
  • Franquia de Desenvolvimento de Área;
  • Conversão de Franquias.

 

 

6. Discussão de casos de empresas sobre suas estratégias de expansão.

 

 

MÓDULO 3: VENDA DE FRANQUIA – PROSPECÇÃO E SELEÇÃO

O módulo irá fornecer orientações quanto à divulgação da franquia no mercado de interesse e as etapas e ferramentas necessárias em um processo de venda de franquias.

CONTEÚDO:
1. As franquias de sucesso;
2. Prospecção de candidato à franquia. Canais de distribuição;
3. Estruturando o processo de seleção de candidatos;
4. Selecionando o franqueado ideal;
5. Fatores críticos e conseqüências de um processo de seleção inadequado

MÓDULO 4: SUPORTE OPERACIONAL 

O módulo irá esclarecer a importância dos Serviços  de  Suporte Operacional aos franqueados, desde o início do processo de implantação até o dia a dia da operação, para o crescimento saudável da rede . 

CONTEÚDO:
1. Os benefícios do suporte operacional;
2. Os serviços de suporte à rede de franquias (na implantação e na operação)
    
3. Identificando o suporte operacional necessário;
4. A estrutura do franqueador;
5. Avaliando os serviços prestados à rede;
6. Por que momento passamos?. 

MÓDULO 5: MANUAIS

O módulo estabelecerá um roteiro para elaboração de manuais operacionais de franquias, abordando os processos de uma franquia, proposta de índices, estilo e linguagem a ser utilizada nos mesmos.

CONTEÚDO:
1. Importância e Objetivos dos Manuais;
2. Que manuais desenvolver;
3. Como elaborar manuais;
4. Manuais = Ferramentas de Treinamento;
5. Atualização dos Manuais.

MÓDULO 6: PROGRAMA DE TREINAMENTO

Ao final desse módulo o participante disporá das informações necessárias para planejar e implantar o programa como um processo contínuo de treinamento e aperfeiçoamento da performance.

 CONTEÚDO:

 1ª Etapa – O que é um programa?  

  1. Conceitos, propósitos e desafios do programa;
  2. A finalidade e a efetividade da aprendizagem;
  3. A contribuição do instrutor e seu conteúdo. 

 2ª Etapa – Como montar um programa? 

  1. Definição do programa, temas e assuntos;
  2. Técnicas fundamentais para ter sucesso;
  3. Recursos necessários para sua efetividade. 

3ª Etapa – Como implantar na prática? 

  1. Planejando a implantação do programa;
  2. Unidade piloto X manual X `test drive`;
  3. Recursos próprios ou terceirizados;
  4. Avaliação e aperfeiçoamento do programa. 
MÓDULO 7: ANALISANDO OS ASPECTOS JURÍDICOS

O Módulo pretende esclarecer a legislação que regula o franchising e a relação entre franqueador e franqueado. Abordará não só leis e regulamentos, mas também aspectos contratuais, societários, tributários trabalhistas e contábeis envolvidos nesse tema. 

CONTEÚDO:
1. Legislação Aplicável;
2. A Lei específica do Franchising;
3. Elaboração e Análise da Circular de Oferta de Franquia;
4. Pré-Contrato e Contrato de Franquia: Conteúdo e Implicações. 

MÓDULO 8: ADMINISTRANDO O RELACIONAMENTO COM A REDE

O módulo Administrando o relacionamento com a Rede tem como objetivo demonstrar a importância da manutenção de um relacionamento saudável  entre os participantes das redes de franquia,  apontando possíveis focos de conflitos e quais as formas e ações disponíveis atualmente para prevenção e solução de problemas.  

CONTEÚDO: 
1.   A evolução do Franchising;
2.   O que se busca no relacionamento;
3.   Padronização da Rede e as pessoas;
4.   Princípios Básicos do relacionamento;
5.   Os Conflitos mais comuns;
6.   Buscando soluções;
7.   Técnicas para melhoria do relacionamento;
8.   Atualização do relacionamento;
9.   Associação e Conselho de Franqueados;
10. Métodos não adversariais para resolução de conflitos;
11. A Lei de Arbitragem.

MÓDULO 9: CASE – PRATICANDO SEUS CONHECIMENTOS DE FRANCHISING 

O objetivo deste módulo é avaliar quanto os participantes assimilaram dos conhecimentos transmitidos e reforçar seus principais tópicos para utilização na prática. Realizar um `case` de elaboração de um plano de implantação de uma franqueadora o qual será avaliado pelos consultores e instrutor do módulo. 

CONTEÚDO: 

1ª Etapa – Revendo os 8 módulos do programa 

  1. Avaliação de franqueabilidade do negócio;
  2. Serviços que devem ser oferecidos à rede;
  3. Plano de expansão a ser cumprido;
  4. Venda de Franquias;
  5. Manual de operação;
  6. Programa de treinamento;
  7. Aspectos legais da franquia;
  8. Relacionamento com a rede.          

2ª Etapa – Montando um plano de implantação de uma franquia 

  1. O negócio – desde o histórico até o conceito e o posicionamento da franquia;
  2. A franquia – definir parâmetros e valores da operação a ser franqueada;
  3. Estratégia de Expansão – tipos de franquia e forma de expansão adotada;
  4. Instrumentos jurídicos – indispensáveis e necessários;
  5. Estrutura franqueadora – organização, suporte, comunicação e relacionamento;
  6. Estratégias básicas – para o negócio, para a rede, divulgação e prospecção dos franqueados.

Valores e Datas
Investimento
Valores do Curso completo:
Associado – R$1.700,00**
Não-associado – R$2.200,00**
Estudante – R$1.900,00**

Valor de cada Módulo:
Associado – R$220,00
Não-associado – R$290,00
Estudante – R$250,00 

** Os valores podem ser parcelados em até 3 vezes

Duração: 8 horas por módulo (das 9h às 17h).

Inclui: coffee-break, apostila e certificado/diploma.

Inscrições: depto de cursos e eventos pelo tel. (11) 3814-4200 r.24, com Renata Fontenelle.

Local: Sede da ABF – Av. Brig. Faria Lima, 1739, 3º andar, Jardim Paulistano 01452-001 São Paulo – SP

Data de início*:
1º módulo – 31/07/2006
2º módulo – 07/08/2006
3º módulo – 14/08/2006
4º módulo – 21/08/2006
5º módulo – 28/08/2006
6º módulo – 04/09/2006

7º módulo – 11/09/2006
8º módulo – 18/09/2006
9º módulo – 25/09/2006


* Vagas limitadas. Realização sujeita ao número mínimo de 10 inscrições.

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