Público
Profissionais do setor, potenciais franqueadores e todos aqueles que têm por objetivo aperfeiçoar os seus conhecimentos sobre o Franchising
MÓDULO 1: AVALIAÇÃO DE FRANQUEABILIDADE
O módulo irá fornecer orientações básicas sobre como avaliar o potencial de franqueabilidade de um negócio visando uma expansão utilizando o sistema de franchising. A Avaliação de Franqueabilidade abordará a viabilidade do negócio tanto para o franqueado quanto para o franqueador.
CONTEÚDO:
1. Revendo alguns conceitos do sistema de franchising;
2. Canais de distribuição;
3. Avaliando a realidade da empresa;
4. Conhecendo o Mercado;
5. Estruturando a Franquia;
6. Avaliando a Franquia.
MÓDULO 2: PLANO DE EXPANSÃO
O módulo de Plano de Expansão visa orientar sobre a importância de se ter um planejamento efetivo de expansão da Rede de Franquias e também destaca as estratégias possíveis de crescimento para os negócios, como master franquia, franquia unitária, etc.
CONTEÚDO:
1. O que é o Plano de Expansão;
2. Como estruturar um Plano de Expansão;
3. Quais as variáveis devem ser analisadas no planejamento;
4. Benefícios de se ter (e cumprir) um Plano de Expansão;
5. Estratégias de Crescimento – quais são e os benefícios e desafios de cada uma:
6. Discussão de casos de empresas sobre suas estratégias de expansão.
MÓDULO 3: VENDA DE FRANQUIA – PROSPECÇÃO E SELEÇÃO
O módulo irá fornecer orientações quanto à divulgação da franquia no mercado de interesse e as etapas e ferramentas necessárias em um processo de venda de franquias.
CONTEÚDO:
1. As franquias de sucesso;
2. Prospecção de candidato à franquia. Canais de distribuição;
3. Estruturando o processo de seleção de candidatos;
4. Selecionando o franqueado ideal;
5. Fatores críticos e conseqüências de um processo de seleção inadequado
MÓDULO 4: SUPORTE OPERACIONAL
O módulo irá esclarecer a importância dos Serviços de Suporte Operacional aos franqueados, desde o início do processo de implantação até o dia a dia da operação, para o crescimento saudável da rede .
CONTEÚDO:
1. Os benefícios do suporte operacional;
2. Os serviços de suporte à rede de franquias (na implantação e na operação);
3. Identificando o suporte operacional necessário;
4. A estrutura do franqueador;
5. Avaliando os serviços prestados à rede;
6. Por que momento passamos?.
MÓDULO 5: MANUAIS
O módulo estabelecerá um roteiro para elaboração de manuais operacionais de franquias, abordando os processos de uma franquia, proposta de índices, estilo e linguagem a ser utilizada nos mesmos.
CONTEÚDO:
1. Importância e Objetivos dos Manuais;
2. Que manuais desenvolver;
3. Como elaborar manuais;
4. Manuais = Ferramentas de Treinamento;
5. Atualização dos Manuais.
MÓDULO 6: PROGRAMA DE TREINAMENTO
Ao final desse módulo o participante disporá das informações necessárias para planejar e implantar o programa como um processo contínuo de treinamento e aperfeiçoamento da performance.
CONTEÚDO:
1ª Etapa – O que é um programa?
-
Conceitos, propósitos e desafios do programa;
-
A finalidade e a efetividade da aprendizagem;
-
A contribuição do instrutor e seu conteúdo.
2ª Etapa – Como montar um programa?
- Definição do programa, temas e assuntos;
- Técnicas fundamentais para ter sucesso;
- Recursos necessários para sua efetividade.
3ª Etapa – Como implantar na prática?
- Planejando a implantação do programa;
- Unidade piloto X manual X `test drive`;
- Recursos próprios ou terceirizados;
- Avaliação e aperfeiçoamento do programa.
MÓDULO 7: ANALISANDO OS ASPECTOS JURÍDICOS
O Módulo pretende esclarecer a legislação que regula o franchising e a relação entre franqueador e franqueado. Abordará não só leis e regulamentos, mas também aspectos contratuais, societários, tributários trabalhistas e contábeis envolvidos nesse tema.
CONTEÚDO:
1. Legislação Aplicável;
2. A Lei específica do Franchising;
3. Elaboração e Análise da Circular de Oferta de Franquia;
4. Pré-Contrato e Contrato de Franquia: Conteúdo e Implicações.
MÓDULO 8: ADMINISTRANDO O RELACIONAMENTO COM A REDE
O módulo Administrando o relacionamento com a Rede tem como objetivo demonstrar a importância da manutenção de um relacionamento saudável entre os participantes das redes de franquia, apontando possíveis focos de conflitos e quais as formas e ações disponíveis atualmente para prevenção e solução de problemas.
CONTEÚDO:
1. A evolução do Franchising;
2. O que se busca no relacionamento;
3. Padronização da Rede e as pessoas;
4. Princípios Básicos do relacionamento;
5. Os Conflitos mais comuns;
6. Buscando soluções;
7. Técnicas para melhoria do relacionamento;
8. Atualização do relacionamento;
9. Associação e Conselho de Franqueados;
10. Métodos não adversariais para resolução de conflitos;
11. A Lei de Arbitragem.
MÓDULO 9: CASE – PRATICANDO SEUS CONHECIMENTOS DE FRANCHISING
O objetivo deste módulo é avaliar quanto os participantes assimilaram dos conhecimentos transmitidos e reforçar seus principais tópicos para utilização na prática. Realizar um `case` de elaboração de um plano de implantação de uma franqueadora o qual será avaliado pelos consultores e instrutor do módulo.
CONTEÚDO:
1ª Etapa – Revendo os 8 módulos do programa
- Avaliação de franqueabilidade do negócio;
- Serviços que devem ser oferecidos à rede;
- Plano de expansão a ser cumprido;
- Venda de Franquias;
- Manual de operação;
- Programa de treinamento;
- Aspectos legais da franquia;
- Relacionamento com a rede.
2ª Etapa – Montando um plano de implantação de uma franquia
- O negócio – desde o histórico até o conceito e o posicionamento da franquia;
- A franquia – definir parâmetros e valores da operação a ser franqueada;
- Estratégia de Expansão – tipos de franquia e forma de expansão adotada;
- Instrumentos jurídicos – indispensáveis e necessários;
- Estrutura franqueadora – organização, suporte, comunicação e relacionamento;
- Estratégias básicas – para o negócio, para a rede, divulgação e prospecção dos franqueados.
Valores e Datas
Investimento
Valores do Curso completo:
Associado – R$1.700,00**
Não-associado – R$2.200,00**
Estudante – R$1.900,00**
Valor de cada Módulo:
Associado – R$220,00
Não-associado – R$290,00
Estudante – R$250,00
** Os valores podem ser parcelados em até 3 vezes
Duração: 8 horas por módulo (das 9h às 17h).
Inclui: coffee-break, apostila e certificado/diploma.
Inscrições: depto de cursos e eventos pelo tel. (11) 3814-4200 r.24, com Renata Fontenelle.
Local: Sede da ABF – Av. Brig. Faria Lima, 1739, 3º andar, Jardim Paulistano 01452-001 São Paulo – SP
Data de início*:
1º módulo – 31/07/2006
2º módulo – 07/08/2006
3º módulo – 14/08/2006
4º módulo – 21/08/2006
5º módulo – 28/08/2006
6º módulo – 04/09/2006
7º módulo – 11/09/2006
8º módulo – 18/09/2006
9º módulo – 25/09/2006
* Vagas limitadas. Realização sujeita ao número mínimo de 10 inscrições.