Notícias das franquias

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

7 dicas para transformar seu negócio em franquia

24/01/2017

Pequenas Empresas & Grandes Negócios – Redação – 16/01

Adotar o franchising como meio de expansão pode ser um bom negócio, mas é preciso muito planejamento

A cena é corriqueira. Um negócio original começa a fazer sucesso entre os consumidores. Interessados na marca, os próprios clientes abordam o empreendedor e dizem: quero abrir uma franquia da sua empresa. É aí que batem as dúvidas em relação a quais características o empreendimento precisa ter para se tornar uma rede e quais são os passos antes de chegar lá.
O franchising é um caminho para aumentar um negócio que possa ser replicado facilmente. No entanto, não há nada fácil nesse tipo de expansão. É preciso estabelecer todos os processos do dia a dia da operação e registrá-los em manuais, contratar uma assessoria jurídica para elaborar os contratos e a Circular de Oferta de Franquia, estruturar a equipe que irá dar apoio ao franqueado e determinar os canais para divulgar a marca aos candidatos.

Isso tudo requer investimento alto. Então, antes de franquear seu negócio, reflita sobre alguns pontos. O site da Forbes elaborou sete passos importantes no processo de adesão ao franchising. Veja a seguir.

1. Considere a demanda por seu produto ou serviço
Pense no potencial de expansão da marca. Você oferece algo que é altamente demandado pelo mercado? Além disso, há muitas ou poucas empresas que fazem o mesmo que você? Existem empresas que não dão conta da procura por aquilo que vendem. Nesses casos, pode fazer sentido haver outras unidades da marca.

2. Atente a todos os detalhes
É essencial escrever todos os passos e os processos da operação. Não é algo fácil, mesmo para um empreendedor extremamente organizado. Também é necessário transformar os procedimentos em ações que possam ser desempenhadas por outras pessoas, o que pode ser difícil para empreendedores muito centralizadores ou que tenham empresas que só funcionem com as competências do fundador. Pense que o negócio inteiro precisará ser replicado por outra pessoa – talvez alguém que sequer tenha tido contato com a atividade em questão.

3. Contrate um advogado
Todas as Franquias precisam dispor de documentos muito específicos. É preciso elaborar a Circular de Oferta de Franquia (COF) e o contrato de franquia. Também é necessário ter a marca registrada. Verifique os custos legais de aderir ao franchising e procure advogados que já tenham essa experiência no mercado.

4. Eleja o seu franqueado ideal
Na seleção de franqueados, não basta escolher aquele que tem interesse na marca e o dinheiro necessário para o investimento inicial. Esse parceiro precisa ser meticulosamente escolhido. Nem todas as pessoas que gostam de alimentação serão bom franqueados de fast-food. Por isso, é necessário elencar todas as características que serão exigidas dos candidatos, incluindo experiência e competências, e estruturar um processo seletivo.

5. Considere financiamento externo
Um caminho para realizar o investimento exigido para virar franqueadora é trazer um novo sócio. Tome cuidado com essa via: o parceiro pode aportar o capital necessário, mas irá ser dono de uma parte da empresa também.

6. Troque de função
Tenha em mente que administrar uma rede de franquias é muito diferente de liderar uma marca própria. Aliás, são como dois negócios diferentes, com atividades, rotinas, equipes e finanças distintas. Seu dia a dia irá mudar completamente.

7. Peça ajuda
Para aprender todas essas novas competências, pegue no telefone e peça a mentoria de quem já passou por isso. Procure também grupos de empreendedores de franquias e participe de eventos. As pessoas não dirão não para ajudá-lo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS