5 dicas para se sair bem no mercado de franquias

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

5 dicas para se sair bem no mercado de franquias

21/02/2017

PEGN – Pequenas Empresas & Grandes Negócios – Débora Duarte  – 18/02/2017

 

Altino Cristofoletti, presidente da ABF e proprietário da Casa do Construtor, lista o que fazer para ter sucesso no setor.

Entrar no mercado de franquias é uma tarefa complexa. A razão é simples: esse tipo de negócio é recheado de contratos e obrigações para o franqueador. O empreendedor que vai apostar no ramo, portanto, sempre tem muitas dúvidas.

Para tentar aplacar essa insegurança, Altino Cristofolleti, presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e dono da Casa do Construtor, rede de franquias que aluga máquinas e ferramentas para construção civil, fez uma palestra na Feira do Empreendedor SP.

Cristofolleti compartilhou sua experiência no setor. E contou como o empreendedor deve agir para transformar seu negócio em franquia:

  1. Entenda a necessidade do cliente

O empreendedor, acima de tudo, deve satisfazer a necessidade do cliente. “No meu caso, os clientes não tinham equipamentos e não sabiam que podiam alugá-los. Então criamos um lugar que eles podiam fazer isso”, conta o empresário. Segundo Cristofolleti, o empreendedor deve pensar em sua ideia de acordo com o que o seu consumidor precisa.

  1. Sonhe grande

De acordo com Cristofoletti, empreender em franquias é transformar um sonho pessoal em um sonho coletivo. Sua marca, que começou como loja única, hoje possui mais de 250 unidades no Brasil graças a esse lema. “Sonhe grande! O tamanho do nosso sonho vai nos levar para onde queremos”, sugere. O objetivo do franqueador é sonhar tão grande a ponto de outras pessoas terem a vontade de sonhar com eles, no caso, os franqueados.

  1. Use o que você tem

É impossível colocar uma ideia em prática se você não sabe os recursos que possui para tal. Cristofoletti fundou a Casa do Construtor em 1993, em Rio Claro, no interior de São Paulo, com apenas R$ 10 mil. Na época, eles usavam o que podiam para conquistar clientes. “Nossas coisas foram construídas com o que tínhamos e nada mais”, explica o empresário. Para ele, é essencial que o empreendedor entenda o tamanho de seu negócio para obter sucesso no mercado.

  1. Invista em capacitação

O sucesso de um negócio está em sua equipe. De nada adianta investir em produtos e administração se o time não estiver em harmonia com a proposta. “Escolha as pessoas certas e as capacite. O empreendedor é o líder e o seu time são seus funcionários”, diz. O franqueador deve ter o cuidado de treinar seus franqueados para manter o mesmo padrão de funcionamento em todas as unidades. No caso da Casa do Construtor, por exemplo, Cristofoletti criou a Universidade Corporativa para capacitar seus franqueados.

 

  1. Não perca o foco

Por mais que pessoas tentem te sugerir outros planos e por mais que seu negócio vá bem, não perca o foco. “No começo, nosso sonho era ter 20 lojas, depois 100, hoje temos a meta de ter 1000 unidades até 2025”, explica o empresário. Para isso, é necessário que o empreendedor sempre se inove e busque sempre mais do que possui. Na prática, crie os valores, a missão e a visão da sua marca. Com isso, os franqueados terão um “guia” para seguir e o franqueador terá uma motivação todos os dias.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS