5 dicas para expandir a rede de franquias, saiba mais

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
5 dicas para expandir franquias

5 dicas para expandir a rede de franquias

07/06/2017

Veja nessa matéria 5 dicas para expandir a rede de franquias e aproveite da melhor forma possível as oportunidades do mercado!

Sabemos que abrir uma rede de franquia é um dos caminhos mais seguros e rápidos para expandir um negócio e consolidar a marca no mercado. Mas vale lembrar que em qualquer negócio é preciso cautela.

Não é diferente nesta modalidade, pelo contrário, o franqueador deve ter muito cuidado para não ter prejuízos e comprometer a expansão da rede.

É preciso preparo, conhecimento do mercado e do negócio, ter equipe capacitada e manter um investimento constante.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas que podem facilitar a expansão da sua franquia, sem colocar o seu negócio em risco. Vamos lá!
 

1 – Tenha um plano de expansão

A sua rede deve manter alguns padrões tais como, fachadas, atendimento, mobílias e demais exigências de uma franquia. Além disso, você deve ter um plano de expansão com todos os processos estabelecidos pela empresa.

Tenha também os manuais atualizados, treinamentos preparados, contrato de franquia/COF e os demais documentos validados.
 

2 – Cuidado com a seleção do franqueado

Nessa etapa, o franqueador deve avaliar cuidadosamente o perfil de cada candidato, não só as condições financeiras, mas também analisar se o futuro franqueado terá possibilidades de se adaptar ao perfil da loja e do negócio como um todo.


3 – Suporte na localização do ponto 

Deve ficar claro para o franqueado que ponto comercial pode significar o sucesso ou o insucesso do negócio. Uma maneira de deixá-lo seguro, é o suporte por parte da franqueadora no momento da escolha do ponto.

O franqueado deverá obter a autorização de funcionamento do estabelecimento e se responsabilizar pelo cumprimento de todas as exigências.


4 – Forneça treinamentos para o franqueado

Mantenha o padrão e a qualidade da sua marca com constantes treinamentos. Disponibilize aos franqueados materiais e manuais atualizados.

É importante que o treinamento seja realizado por todas as áreas da empresa. Assim o seu novo parceiro terá noção da dimensão do negócio e dos direitos/deveres que deverão cumpridos.


5 – Fique de olho nas unidades franqueadas

Realize periodicamente visitas nas unidades e sempre que possível organize auditorias para avaliar o funcionamento das franquias. Desta forma, ficará mais fácil para você identificar qualquer falha e apresentar um plano de ação para corrigir os erros.

 

Além dessas 5 dicas para expandir a rede de franquias, procure sempre ficar atualizado com as novidades do mercado.

Uma excelente oportunidade são os cursos realizados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Com linguagem simples e exemplos práticos, a Associação oferece conteúdo qualificado em diferentes plataformas. Proporcionando aos franqueadores uma experiência única de aprendizado.

 

Boa Sorte e Excelente Expansão!

Leia também:

– Top consultores revelam as melhores dicas de como abrir uma franquia
– 6 opções de financiamento para abrir franquias

NOTÍCIAS RELACIONADAS