Conheça franquias inusitadas para começar a empreender

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

22 franquias inusitadas para quem quer começar a empreender

04/10/2016

Exame.com – Mariana Fonseca – 03/10

Franquias surpreendentes

Ao procurar uma franquia para investir, muitos empreendedores estão buscando uma segurança maior do que a vista ao criar um negócio próprio.

Porém, nem sempre é assim: há marcas que resolvem ousar em seus segmentos de atuação, como forma de se diferenciar no mercado. Essa pode ser uma boa pedida para o empreendedor que está disposto a arriscar mais em troca de um negócio mais inovador, mas ainda contando com o know-how da franqueadora.

Nesta galeria, EXAME.com selecionou algumas redes que apresentam ideias inusitadas de negócio: desde redes de coleta de dados e de recompra de dívidas até churros assados e coxinhas em sabores incomuns.

Confira quais são essas franquias surpreendentes. As informações foram fornecidas pelas próprias franqueadoras.

Aluguel de máquinas de café
A Amiste é uma rede de franquias fundada em 2012 e focada na locação de máquinas de café expresso. Seu principal foco é o mercado B2B (de empresa para empresa); ou seja, o franqueado fica responsável por oferecer o aluguel das máquinas para outros negócios.

Hoje, são duas unidades próprias e duas franqueadas. Para este ano, pretende abrir mais uma franquia.

Investimento inicial: 150 mil reais
Prazo de retorno: 28 a 36 meses

Bom vizinho para quando você for viajar
A Maria Brasileira é uma rede de franquias de multisserviços, sendo que os mais conhecidos são o de limpeza e de cuidados domésticos e comerciais.

Porém, a rede também oferece serviços mais inusitados. Alguns exemplos são o de “pet sitter” e o de “bom vizinho”, ambos feitos para quando o dono de um imóvel está viajando.

Enquanto o “pet sitter” é um serviço de babá para animais de estimação, o “bom vizinho” realiza tarefas como recolher cartas, olhar o imóvel e acender e apagar luzes para que a residência pareça habitada.

A Maria Brasileira foi fundada em 2012 e entrou para o franchising no ano seguinte. Hoje, possui 150 unidades franqueadas em operação.

Investimento inicial: 48 mil reais a 58 mil reais (varia com tamanho da cidade)
Prazo de retorno: 12 a 14 meses

Campanhas por SMS
A rede SMS Digital ajuda pequenas e médias empresas a fazerem campanhas por meio das mensagens por celular – os conhecidos SMS. É possível fazer pesquisas, estreitar relacionamentos ou divulgar informações.

A SMS Digital foi fundada em 2011 e começou a franquear no ano seguinte. Ao todo, existem 150 escritórios da marca.

Investimento inicial: 23 mil reais
Prazo de retorno: 6 a 8 meses

Cartório Express
A Cartório Mais é especializada em intermediação cartorária: por meio de mais de 300 serviços oferecidos, os clientes poderão resolver pendências de forma menos burocrática. É possível, por exemplo, encontrar documentos e certidões em qualquer parte do país com mais rapidez e menores custos do que pelo modo tradicional, segundo a marca.

O negócio surgiu em 2008 e entrou para o franchising no ano seguinte. Hoje, são 56 unidades da Cartório Mais em operação.

Investimento inicial: 56 mil reais
Prazo de retorno: 12 a 18 meses

Churros assados
A Snack Churros é uma rede franquias que começou neste ano, fazendo parte da tendência de negócios que comercializam o doce. O diferencial da marca, porém, é fazer a massa da iguaria assada, e não frita. Além de reduzir a gordura contida no churro, a receita da massa também não leva ovos nem açúcar.

A marca possui duas unidades próprias atualmente e quer chegar a dez lojas, incluindo franqueadas, até o fim do ano.

Carrinho
Investimento inicial: 49,5 mil reais
Prazo de retorno: 24 meses

Quiosque
Investimento inicial:
 69,5 mil reais
Prazo de retorno: 24 meses

Loja
Investimento inicial:
 89,5 mil reais
Prazo de retorno: 24 meses

Compra de dívidas
A Franquia de Precatórios surgiu no ano passado com uma ideia inusitada: as unidades franqueadas procuram pessoas que tenham dinheiro a receber do governo (os chamados precatórios), mas que não estão dispostas a esperar até o pagamento, que pode levar anos. Quando encontra interessados, negociam a compra desse título.

A rede possui 25 unidades operando hoje. Até o fim de 2016, a Franquia de Precatórios espera chegar a 50 unidades.

Investimento inicial: 6 mil reais
Prazo de retorno: 6 meses

Espaços de coworking
A Office & Co. é uma rede de franquias que aderiu a uma grande tendência no mundo dos negócios, especialmente entre startups: os espaços compartilhados de trabalho, chamados de “coworking”.

A empresa foi fundada em 2012 e começou a franquear neste ano. A marca possui apenas sua unidade própria e a expectativa para este ano é ter duas unidades franqueadas operando.

Investimento inicial: 400 mil reais a 600 mil reais (varia com espaço e localização)
Prazo de retorno: 24 a 36 meses

Formação de estrelas do rock
Fundada em 2011, a marca Academia do Rock tornou-se franqueadora em 2015. Diferente de muitas escolas de música, o foco do negócio é formar alunos para atuar em uma banda e fazer shows. A ideia é tornar o estudante em uma estrela do rock, contribuindo tanto para sua habilidade musical quanto para sua autoestima.

Hoje, são duas unidades em operação. A meta é chegar a dez academias até o fim do ano.

Investimento inicial: 275 mil reais
Prazo de retorno: 18 a 28 meses

Hamburgueria militar
A General Pepper é uma hamburgueria artesanal, cujo aspecto inusitada está na decoração e no cardápio: o ambiente e os nomes dos pratos possuem a temática militar. Alguns itens do menu são chamados de “Capitão Bacon”, “Coronel Costelinha”, “Marechal Mignon” e “Major Calabresa”. Os formatos de franquia também aludem ao militarismo.

O negócio foi criado em 2012 e abriu sua primeira unidade franqueada neste mês.

Guarnição
Investimento inicial:
 200 mil reais
Prazo de retorno: 12 a 36 meses

Quartel
Investimento inicial:
 215 mil reais
Prazo de retorno: 12 a 36 meses

Forte
Investimento inicial:
 230 mil reais
Prazo de retorno: 12 a 36 meses

Manicure sem alicate
A Beryllos é uma rede fundada neste ano que quer acabar com uma reclamação comum nos salões de beleza: machucados por conta do uso de alicates na hora de arrancar as cutículas.

A marca dispensa o uso do alicate ao fazer manicure, por meio de uma técnica chamada de “cuticularia” pela rede: o excesso da cutícula é retirada por meia de uma ponta diamantada, que é a mesma que os dentistas usam para resolver cáries.

Além disso, o negócio também trabalha com todos os materiais descartáveis, incluindo esmaltes em tamanhos reduzidos (4 ml). A Beryllos possui uma unidade e pretende chegar a 20 até o fim deste ano.

Quiosque
Investimento inicial:
 142,3 mil reais
Prazo de retorno: 12 a 18 meses

Loja de shopping
Investimento inicial:
 230,1 mil reais
Prazo de retorno: 12 a 18 meses

Ônibus-balada
A Walking Party é uma rede de franquias de ônibus customizados para receber eventos. É possível organizar desde festas itinerantes até participações em eventos, com ações especiais para marcas.

O negócio foi criado em 2010 e, em 2013, entrou para o franchising. Ao todo, são 20 unidades em operação. A expectativa da Walking Party é expandir para 60 unidades em 2017.

Investimento inicial: 50 mil reais
Prazo de retorno: 6 a 18 meses

Padaria drive-thru
A Pão To Go tem uma proposta inusitada: é uma rede de franquias de padarias drive-thru, na qual o cliente pode pegar produtos como pão e leite sem precisar sair do automóvel.

Criada em 2013, a marca conta com 17 unidades em operação. A expectativa é chegar a 20 lojas operando até o fim de 2016. O negócio ressalta que já conta com master franqueados nos Estados Unidos e em Portugal e está planejando a expansão para tais países.

Drive-thru
Investimento inicial:
 250 mil reais
Prazo de retorno: 24 meses

Panquecas de 30 cm com escondidinho, estrogonofe e chimichurri
O negócio de alimentação Bend & Roll existe desde 2007, mas entrou para o franchising neste ano.

A marca nasceu fazendo crepes, mas agora se especializou em panquecas inusitadas: elas são feitas na chapa (e não com forno); não levam gordura ou óleo em sua massa; e elas possuem 30 centímetros de comprimentos. São 40 sabores disponíveis, como escondidinho, estrogonofe de filé, filé ao chimichurri e frango teriyaki.

A marca possui duas unidades em operação e pretende abrir outras duas até o fim deste ano.

Loja Delivery
Investimento inicial:
 109 mil reais
Prazo de retorno: 13 meses

Loja de shopping
Investimento inicial:
 140 mil reais
Prazo de retorno: 15 meses

Loja de rua
Investimento inicial:
 185 mil reais
Prazo de retorno: 13 meses

Pintura a jato
O negócio Pintura a Jato foi fundado em 2015 e começou a franquear neste ano.

Segundo a marca, a rede se destaca por atuar em um mercado onde a insatisfação dos clientes é grande: a pintura a jato, por outro lado, ofereceria um serviço de pintura com preço definido e com um prazo pedido menor do que o da pintura tradicional. Também é possível fazer o orçamento e a contratação por meio de um sistema online.

A Pintura a Jato possui uma unidade própria e seis franqueadas. A expectativa é terminar 2016 com 30 unidades.

Investimento inicial: 49 mil reais
Prazo de retorno: 12 a 18 meses

Pizza pré-assada
A Leve Pizza é uma rede de pizzarias criada em 2008 e que passou a franquear em 2010. Porém, diferente da maioria dos negócios no ramo, a rede opta por comercializar pizzas que já foram assadas previamente. O cliente leva a pizza para casa e a coloca por mais dez minutos no forno. As pizzas são montadas na hora, e não congeladas.

Há cerca de 70 sabores – de estrogonofe de frango até lombo ao molho barbecue -, com preço único. Ao todo, são 121 unidades operando. A expectativa para 2016 é chegar a 140 pizzarias.

Loja
Investimento inicial:
 166,5 mil reais
Prazo de retorno: 24 meses

Publicidade em sacos de pão
A PremiaPão é uma rede de franquias pernambucana especializada em publicidade em sacos de pão (confira um exemplo na foto acima). A ideia é divulgar marcas e produtos diretamente ao público-alvo, além de ter um potencial sustentável ao usar um espaço anteriormente vazio para divulgar anúncios. Todo mês, também há um prêmio sorteado nacionalmente – daí o nome da rede.

A marca começou no ano passado e entrou para o franchising no mesmo ano. Há 75 unidades em operação, e a meta de 2016 é chegar a 110 delas.

Investimento inicial: 6 mil reais a 10 mil reais (varia com tamanho da cidade)
Prazo de retorno: 1 a 2 meses

Reabilitação auditiva
A Direito de Ouvir é uma rede especializada em todo o processo de reabilitação auditiva: desde o atendimento fonoaudiológico e exames de audiometria até a venda e assistência técnica de aparelhos auditivos.

O negócio foi fundado em 2007 e começou a franquear em 2013. A rede possui oito unidades, sendo que seis são franqueadas. A expectativa para este ano é abrir outras duas lojas.

Investimento inicial: 135 mil reais
Prazo de retorno: 16 a 24 meses

Spa para pets
A Animal Place é uma rede fundada em 2014 que oferece uma série de serviços para animais de estimação, no mesmo local: desde atendimento veterinário até centro estético e hotel. É possível fazer desde uma cirurgia até um banho de ofurô para seu cão ou gato, por exemplo.

A marca possui três unidades em operação e espera inaugurar mais três até o fim de 2016.

Investimento inicial: 178,5 mil reais
Prazo de retorno: 18 meses

Medicamentos manipulados para pets
A rede de franquias Fórmula Animal aposta em um segmento que vem se popularizando: a manipulação de medicamentos. Porém, seu diferencial é que a manipulação se estende ao mercado pet: a marca oferece desde remédios até produtos cosméticos, unindo princípios ativos em um único item e com cheiro e gosto agradáveis aos animais de estimação.

O negócio começou em 2010 e entrou para o franchising em 2013. Hoje, são 15 unidades da Fórmula Animal em operação. A expectativa para 2016 é chegar a 20 unidades.

Investimento inicial: 145 mil reais a 240 mil reais (varia com ponto comercial)
Prazo de retorno: 36 a 48 meses

Chá gourmet
A Tea Shop é uma rede de franquias fundada em Barcelona (Espanha), no ano de 1990. A marca de chás gourmet chegou ao Brasil em 2013 e começou a franquear neste ano.

Diferente de outros estabelecimentos, a rede foca apenas nos chás: são mais de 100 misturas, com acessórios exclusivos (veja a imagem acima). Apenas no Brasil, a rede pretende ter oito unidades funcionando até o fim de 2016.

Quiosque
Investimento inicial:
 100 mil reais
Prazo de retorno: 12 meses

Loja de rua
Investimento inicial:
 200 mil reais
Prazo de retorno: 24 meses

Loja de shopping
Investimento inicial:
 300 mil reais
Prazo de retorno: 48 meses

Pesquisador em diversas cidades
O portal de informações e soluções Solutudo foi criado em 2005 e começou a franquear dez anos depois. Por meio do site, app e do telefone da marca, a Solutudo reúne informações úteis das cidades que está presente.

Para poder chegar a essas cidades, a Solutudo conta com o franchising. As franquias são escritórios que têm como objetivo fazer a prospecção comercial e a coleta de dados de todos os tipos de negócios e vagas de emprego da cidade que atuam. Assim, todos os dados entram para o banco da Solutudo e os moradores das cidades atendidas passam a ter um canal para buscar o que procuram.

A rede conta com 25 unidades operando e pretende chegar a 40 delas até o fim deste ano.

Investimento inicial: 45 mil reais 190 mil reais (de acordo com tamanho da cidade)
Prazo de retorno: 18 meses

NOTÍCIAS RELACIONADAS