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18/11 – Painéis paralelos durante a 10ª Convenção do Franchising

18/11/2010

John Danner, professor de vários cursos de MBA na Haas School of Business da Universidade da Califórnia em Berkeley, incluindo empreendedorismo, estratégias para empresas recém-fundadas e inovação em modelos de negócios, apresentou durante o segundo dia da Convenção ABF do Franchising o painel: Inovação em Franchising


                                                                                                                  Foto: Edu Feijó

Danner íniciou sua apresentação ressaltando a alta capacidade do modelo de franquia em inovar. `O sistema já é por si só um modelo inovador a questão é como continuar esse processo criativo`, desafia. ` Inovação é uma coisa simples que impulsiona outra coisa simples a funcionar ainda melhor`, sintetiza. O especialista falou de questões econômicas, da capacidade do franchising nos Estados Unidos, segundo ele o setor representa 10% da economia americana e em sua opinião o Brasil caminha a passos largos e muito bem estruturado.


                                                                                                                   Foto: Edu Feijó

Paralelamente, o mestre em marketing, Gabriel Borges, apresentou o painel: Uma visão sobre as marcas e os consumidores nos meios digitais e as mídias sociais.  Responsável pela área de planejamento estratégico da Agência Click, ele afirma que a tecnologia induz novos comportamentos, `ela está mudando a maneira como as pessoas lidam com empresas, marcas e a prestação de serviços`.


                                                                                                                   Foto: Edu Feijó

O especialista apresentou alguns dados que atestam a importância e o potencial dessas mídias. `Do total de 70 milhões de internautas brasileiros (que constituem mais de um terço da população), pouco mais de 55 milhões (ou, seja, perto de 79%) fazem uso de algum tipo de rede social`. Borges garante que neste universo, 52% dos usuários já interagiram com marcas e 80% confiam nas recomendações de compras feitas por amigos, o que comprova o poder deste novo meio.

Completando os painéis, Alexandre Tadeu da Costa, compartilhou o case Cacau Show. A história da Cacau Show teve início no ano de 1988, quando, aos 17 anos, Costa, presidente da empresa, decidiu revender chocolates de uma indústria. Na época, o desafio deste jovem empreendedor foi honrar com uma encomenda de dois mil ovos de chocolates de 50 gramas. Arcar com este compromisso foi o primeiro desafio, pois produzir ovos com tal peso não era possível.


                                                                                                                   Foto: Edu Feijó

A partir desta impossibilidade inicial, ele resolveu produzir os chocolates encomendados por conta própria. Então, comprou a matéria-prima e contratou uma senhora que fazia chocolate caseiro; após três longos dias de trabalho, o pedido foi entregue. O lucro conquistado foi o capital inicial para que o jovem criasse a Cacau Show. A primeira loja da empresa nasceu no final de 2001 e, a partir daí, o negócio prosperou rapidamente.  Com forte presença no mercado de franquia a rede hoje é tida como um dos principais cases de sucesso, e recentemente inaugurou sua milésima  loja. `É sempre muito bom poder compartilhar nossa história, temos muito orgulho e paixão pelo que fazemos e isso nos impulsiona cada vez mais`, conclui.

 

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