Uma opção para quem quer ser dono do próprio negócio é investir em uma franquia. Neste formato, você entra no mercado com uma marca já conhecida e toda a estrutura estabelecida. A diretora da regional Sul da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Fabiana Estrela, destaca pontos importantes para você saber sobre franquias:
- Há oportunidades no franchising para todos os bolsos, com investimentos a partir de R$ 2 mil. Você pode abrir uma franquia de serviço ou home office, com quantia quase zero.
- Já em termos de estrutura, você não começa do zero. Ou seja, não precisa pensar em toda a agenda do negócio, fornecedores, produtos, preços, uniforme da equipe e tipos de serviços. Tudo estará pronto.
- É bom lembrar que, ao realizar o pagamento da taxa de franquia, você tem acesso à marca, pode utilizar os processos dela e recebe treinamentos.
- Se você gosta de uma marca e quer abrir uma franquia dela, entre em contato com o franqueador. Entenda como funciona o negócio, alinhe expectativas, veja o que é preciso investir, qual o retorno do investimento e qual o seu papel dentro daquela marca. Gostou de tudo isso? Não feche o contrato ainda: visite algumas unidades do franqueador, pense mais um pouquinho sobre o negócio. No portal de franquias da ABF e nos aplicativos do Sebrae você pode se aprofundar e conhecer mais sobre isso.
- Alguns modelos de negócios oportunizam uma experiência para o franqueado, como passar um dia em uma unidade.
- Calma na hora de escolher. São mais de 3 mil marcas de franchising no Brasil e a maior parte delas também está migrando para o sistema de micro franquias (que são mais baratas, tanto em investimento inicial quanto em manutenção).
- Às vezes, adoramos consumir um produto, mas talvez não gostemos de gerenciar todo o processo para disponibilizá-lo para o cliente final.
- Você terá com quem dividir as preocupações. Enquanto o franqueador trabalha uma agenda estratégica, de futuro, o franqueado trabalha uma agenda operacional, para o dia a dia.
- Tudo que acontece com os franqueados é registrado, sendo assim verificado o que está dando certo. Essa informação é compartilhada na rede de franqueados.
- Você terá liberdade para gerenciar o seu negócio, mas lembre-se que haverá um contrato de regras. Ou seja, talvez você não possa mudar a cor das paredes da loja, o formato da embalagem ou o fornecedor. O que é bom, pois elas servem para proteger os franqueados entre si.
Fonte: Jornal do Comércio/RS – Mauro Belo Schneider – 04/05