Buscando Franquias? Encontre aqui sua franquia «
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Sucesso de um empreendedor que aproveitou seu conhecimento para investir em um negócio em família

05/01/2021

sucesso de um empreendedor

Quando comprou sua primeira franquia YES! Idiomas, em 2016, José Mateus Ambiel, já tinha uma vasta experiência no mundo dos negócios. Nos anos 80, foi dono de uma indústria de fundição. E depois fez carreira como executivo no setor de autopeças, sobretudo em multinacionais alemãs.

Ele conta que, em 2015, decidiu mudar o rumo da carreira: “eu já estava aposentado há alguns anos e decidi deixar a indústria. Eu também era, na época, professor universitário e tinha sido professor técnico por 7 anos, nos anos 1990. Meu desejo era abrir algum negócio onde meus filhos pudessem vir a trabalhar comigo.”

E assim começou a história de Matheus na YES! Idiomas, em sociedade com sua mulher, Anesia Ambiel, cirurgiã dentista. Estevam, o filho mais velho, é professor de inglês e hoje coordena a parte pedagógica. E Sophia, a caçula, passou a ajudar o pai na parte financeira.

O empreendedor comprou a franquia em abril de 2016 e, três meses depois, a unidade estava em operação no Parque Ecológico do Bairro Morada do Sol, em Indaiatuba, São Paulo. O negócio foi montado num prédio próprio, sem custos de aluguel.

“Os primeiros tempos foram muito difíceis. Abri a escola no meio do ano e o país passava por uma crise econômica aguda. Somando as adversidades à minha inexperiência com o negócio de escola de idiomas, os primeiros seis meses foram de prejuízo. Somente atingi o break even point a partir de 2017 ”, ele relembra.

A partir daí, Mateus e a família tiveram anos prósperos com a franquia YES! Idiomas. Até que 2020 chegou, trazendo uma pandemia que assustou o mundo todo e quebrou negócios nos mais diversos setores. Mas Mateus não deixou a crise dominar a situação.

“Resistimos em razão de um conjunto de fatores: primeiramente, fizemos um intenso trabalho de acompanhamento aluno a aluno, tanto de performance pedagógica com as aulas online, quanto no aspecto financeiro junto às famílias. Desde o início da pandemia, aplicamos descontos de 25% nas parcelas de mensalidades e 20% a partir de agosto. Isto foi fator importante para reter alunos”, ele afirma.

De acordo com Mateus, o fato de não haver dívidas nem despesas com aluguel do imóvel contribuiu para uma passagem menos traumática pela crise.

“Diminui substancialmente os custos de operação, inclusive com redução drástica da equipe. Alem disso, criei uma planilha de acompanhamento especial dos alunos, a ser preenchida pelos “teachers”, de forma que pudemos monitorar suas participações e performances nas aulas online.

Qualquer sinal de desistência, intervínhamos prontamente, inclusive chamando o aluno para aulas de reforço presenciais, junto ao coordenador pedagógico”, conta ele.

Na opinião do empreendedor, a parceria firmada entre franqueadora e franqueados também foi importantíssima nesse período: “as aulas online disponibilizadas pelos gestores da rede foram fundamentais para manter as unidades em funcionamento.

Igualmente importantes são as promoções dos materiais didáticos, sobretudo para as vendas online, por cartão de crédito, que auxiliam na retenção dos alunos e na redução de perdas com inadimplência.”

Foi justamente a confiança na marca que fez Mateus partir para sua segunda unidade, que será inaugurada já em janeiro, no bairro Cidade Nova, também em Indaiatuba.

“Quero fazer este empreendimento voltado para um público de renda mais alta. A nova escola está situada em local privilegiado, num imóvel muito bonito e aconchegante. Creio que é possível buscar públicos diferentes, considerando que a YES manterá o padrão de qualidade pedagógico”, diz ele.

E os planos de Mateus não param por aí: “tão logo a pandemia termine e a economia esboce uma recuperação, quero abrir uma unidade na cidade de Salto, vizinha de Indaiatuba. Se tudo correr bem, isto acontecerá no início de 2022”, ele planeja.

Agora que você conferiu o sucesso de um empreendedor, saiba mais sobre a franquia Yes! Idiomas, CLIQUE AQUI.