10 vantagens comprovadas de se abrir uma franquia — a 7ª vai te deixar surpreso
09/02/2023
As vantagens de abrir uma franquia ao invés de investir em um negócio do zero, de cara é que justamente você não começa do zero.
Isso porque a marca já existe, e o modelo de negócio já foi testado e aprimorado com o tempo.
Para trazer as vantagens mais relevantes, conversamos com a especialista em franchising e sócia-diretora da consultoria GSPP, Mércia Vergili.
Ela apontou 10 vantagens comprovadas desse tipo de investimento:
1 – Expansão
Na avaliação da consultora, a expansão através das franquias é feita de forma mais ágil, pois os modelos são prontos e as franqueadoras estão sempre estudando novos pontos estratégicos para ampliação da presença nos variados territórios, o que facilita na hora da decisão pela expansão.
2 – Marca
Ter uma marca conhecida significa contar com departamentos de publicidade ou marketing, comunicação e outros para ajudar na divulgação do negócio, que naturalmente acaba ficando conhecido perante o público também através da presença nas cidades com ganho de escala.
3 – Contrato
Tanto franqueador como franqueado ficam segurados juridicamente contra possíveis revisões do acordo.
Isso dá mais segurança para o investidor trabalhar e para franquia continuar a desenvolver seus processos de aperfeiçoamento do negócio.
4 – Gestão
Antes de abrir as portas da sua franquia você passará por um treinamento de gestão da sua unidade.
A franqueadora te ensinará todo o necessário para o controle do negócio.
Além disso, mesmo após a abertura a marca continuará a acompanhar seus resultados e recomendando ações se for preciso.
5 – Fornecedores
Além da vantagem na hora de negociar, as franquias pesquisam muito sobre quem fornece os produtos para suas unidades.
Por isso, os fornecedores que atuam no franchising são sempre homologados, o que garante maior qualidade nos produtos e serviços oferecidos pelas franquias.
6 – Criatividade
Lançar novos produtos não é uma dificuldade no franchising, pois as redes franqueadoras realizam pesquisas de mercado antes do lançamento do serviço ou produto proposto, garantindo assim que aceitação junto ao público aconteça.
Há, também, uma constante busca por inovação e criação de novas soluções por parte das redes de franquias.
7 – Padronização
É muito mais simples manter um padrão determinado que dá certo do que criar um inteiramente do zero e só depois testá-lo no mercado, não é mesmo?
Ao investir em uma franquia, você conhecerá unidades da marca para conhecer a operação na ponta e entender como é o padrão adotado pela marca e que será aplicado também na sua franquia.
8 – Negociação
A franquia irá negociar com fornecedores por preços mais baixos, já que a compra é voltada à todas as unidades da rede.
Com isso, há ganho de poder de negociação e maior barganha na hora de faturar.
9 – Suporte
Ao abrir uma franquia, você poderá contar com todo o suporte necessário na vida empreendedora como, por exemplo, orientação em temas como contabilidade, jurídico, tributário, etc.
Para a consultora, isso evita que os franqueados tenham problemas por desconhecimento, além de os livrar de preocupações burocráticas, fazendo sobrar mais tempo para buscar o melhor resultado para o seu negócio.
10 – Coletividade
O crescimento da marca como um todo é o seu crescimento também. Se a franquia cresce, você cresce junto.
O franchising é um mercado bastante colaborativo em que o sistema trabalha para o crescimento orgânico de toda a cadeia envolvida.
Veja também algumas opções para você abrir uma franquia:
Vantagens de uma franquia Rockfeller Language Center
Anúncio A Rockfeller Language Center é uma rede de ensino de idiomas com foco em desenvolver a prática da conversação de forma rápida, moderna e com certificação internacional no final do curso.
Ser fluente em inglês é ser a mesma pessoa que você é em português. Seja um franqueado Rockfeller.
A help! é uma rede de franquias de empréstimo focada em atender aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos, com o objetivo ser uma solução multi serviços de crédito. Uma empresa com a credibilidade e a excelência do Grupo BMG, uma das maiores instituições financeiras do país.
A ONODERA é uma rede de clínicas de estética, está presente em 10 estados brasileiros com mais de 39 anos de experiência. Muito além da quantidade, prezamos principalmente pela qualidade.
A BRITISH AND AMERICAN adota o conceito de que é possível superar as expectativas de seu negócio, através da excelência de seus serviços, investimento em tecnologia e no aprimoramento constante de seus colaboradores, tornando-se um referencial no ensino da língua inglesa.
A Chocolates Brasil Cacau é uma marca jovem, moderna e descolada. Com mais de 500 lojas em todo o país e um delicioso portfólio de produtos, a rede oferece chocolates de qualidade, preços acessíveis, atendimento caloroso, lojas coloridas e comunicação vibrante.
Com mais de 40 anos de experiência no ensino de inglês e espanhol, o CNA é hoje uma das maiores redes de escolas de idiomas do país, com mais de 500 unidades e cerca de 500 mil alunos em todo o território nacional.
De origem espanhola e criada ainda na década de 70, a FINI faz parte do Grupo Sánchez Cano, líder multinacional no mercado de balas de gelatina, marshmallows, regaliz e chicletes.
Desde sua fundação em 2012, a Fast Açaí experimenta um crescimento sustentável da marca, alcançando o patamar de Franquia em 2013. Com nosso sucesso, hoje somos a maior rede de franquias de açaí do Brasil.
A Sóbrancelhas é uma empresa especializada na “produção do olhar”. Foi fundada pela esteticista Luzia Costa que, com mais de 13 anos de experiência, que desenvolveu uma visão empreendedora e percebeu a necessidade do mercado no setor de estética e beleza, voltado para o serviço personalizado para sobrancelhas.
Com 30 anos, a franquia Mundo Verde se consolidou como pioneiro e líder na proposta de desenvolver e incentivar o conceito de vida saudável, através da alimentação, tornando-se a maior franquia do segmento na América Latina.
A Maple Bear, rede canadense de escolas de ensino infantil, fundamental e médio, presente há 12 anos no Brasil e com atuação em todas as regiões do país tem o objetivo de proporcionar uma verdadeira imersão na metodologia canadense de ensino, reconhecida como uma das melhores do mundo.
A Le biscuit foi criada em 1968, em Feira de Santana, sendo a primeira rede de variedades da Bahia. A partir de 2012, com o apoio do fundo de investimento Vinci Partners, a rede investiu na expansão e iniciou o ano de 2018 com 100 lojas próprias em operação.
A franquia GRAND CRU® irá desempenhar a função comercial varejista dos produtos distribuídos pela GRAND CRU IMPORTADORA LTDA, como vinhos, grapas, espumantes, champanhe e outros produtos derivados.
Somos uma rede de franquias de máquina de venda automática de pizza e pipoca, donos da primeira e única vending machines de pizza da América Latina.
CLIQUE AQUIpara mais informações sobre esta franquia.
Vantagens de abrir uma franquia Stone
A Stone sabe que para gerenciar e expandir seu negócio, você precisa de uma máquina estável e rápida. Trabalhamos por um mercado mais justo para os empreendedores, oferecendo soluções eficazes e sem burocracias.
Com uma equipe de profissionais de marketing e design altamente qualificada, que reforça o conceito “imprimimos qualquer coisa, do simples ao complexo”, a franquia utiliza da mais avançada tecnologia para oferecer uma experiência diferenciada, com agilidade, propriedade e excelência no atendimento, fidelizando clientes por todo o Brasil.
Camisetas e acessórios oficiais e licenciados do universo geek, super heróis, séries, personagens e bandas de rock. A Piticas iniciou suas atividades em 2010, com a consolidação no mercado, veio o licenciamento com os maiores players de entretenimento do mundo e, com isso, nos tornamos a maior referência em moda GEEK no Brasil.
Fundada em 2015, a Monitorias Reforço Escolar é hoje uma das maiores empresas de aulas particulares do Brasil, presente em mais de 36 cidades, distribuídas entre São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Brasília.
Fundada em 1958, a Fisk é referência no segmento de educação, tanto pela qualidade de sua metodologia quanto por sua saudável rede de franqueados, que cresce horizontal e verticalmente.
A rede Imaginarium é a maior rede de presentes e decoração criativos do Brasil. Uma das poucas marcas franqueadoras detentora de 20 Selos de “Excelência em Franchising”, sendo que o último foi neste ano (2019).
A franquia Usaflex, há 18 anos pioneira e líder na fabricação de calçados femininos com conforto, inovação e moda, iniciou seu projeto de Franquias em 2015 e hoje conta com 44 operações em funcionamento em 25 cidades do Brasil.
A Target Mais Participações está presente no segmento de comunicação.
É um grupo empresarial composto por 3 empresas, a Target Mais Publicidade, Conecta Manager Plataforma de Performance Integrada.
CLIQUE AQUI, para mais informações sobre esta franquia.
Vantagens de abrir uma franquia Casa Bauducco
A Casa Bauducco nasceu em 2012 com a ideia de aproximar a histórica empresa familiar do seu público. O sucesso fez com que a rede decidisse franquear a loja e espalhar seus produtos de qualidade por todo o País.
Apesar de se tornar um dos tipos de culinária mais apreciadas no Brasil, até pouco tempo atrás, a comida japonesa não era bem vista quando se tratava de entrega em domicílio.
CLIQUE AQUI para mais informações sobre esta franquia
Franquia Now Nutrição Esportiva
Atualmente a Now! Nutrição Esportiva possui, somente na cidade de São Paulo, 9 lojas próprias e 2 franquias. Associar-se a uma marca que já carrega um nome tão forte no mercado é uma das maneiras mais garantidas de obter retorno no seu investimento, além de poder usufruir de toda a estrutura, facilidade e segurança oferecida pela franquia.
Abrir uma empresa envolve diversos fatores, entre eles: paixão, razão e persistência. O mercado de estética é um excelente investimento, pois alia satisfação pessoal ao retorno financeiro. Se bem para o seu cliente, faz bem para você também!
Baixo investimento, alto retorno, alta aceitação, pioneirismo, home based e tem muito mais.
A Bom Cupom oferece cupons de descontos no verso da nota fiscal de supermercados, padarias e outros estabelecimentos.
Comida boa é comida bem feita. Boa gastronomia, inspirada no dia a dia do brasileiro. Esta a proposta do Capilé Pizza & Grill, uma empresa do Grupo Bonaparte.
Tradicional rede varejista fundada em 1968, a Casa Das Cuecas é uma das principais marcas de moda masculina do mercado brasileiro, com o foco em underwear.