10 franquias de bares para quem quer abrir um negócio pronto para operar

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Franquias de bares

10 franquias de bares para quem quer abrir um negócio pronto para operar

31/07/2018

Sabe aquele seu antigo desejo de abrir um boteco e gerar a própria renda?

Abra a gaveta onde você guardou esse sonho, retire-o e vamos colocá-lo em prática.

Foi-se o tempo onde era difícil e burocrático ter um negócio. Investir em franquias de bares e abrir uma unidade pronta para operar, por exemplo, pode ser mais mais simples do que você imagina.

Além disso, abrir uma franquia te dá uma garantia maior de que você obterá lucro e retorno financeiro, se comparado à uma empresa/bar comum.

De acordo com um estudo do Sebrae, 23% das empresas que abrem no Brasil encerram suas operações após dois anos de funcionamento.

Já entre as franquias, o mesmo índice é de apenas 5%, segundo avaliação da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

A explicação é simples: no franchising, os modelos de negócio já foram testados e ganharam maturidade, assim criando uma “receita” de sucesso.

Então, essa “receita” é replicada em locais e/ou pontos comerciais cujos índices mercadológicos sejam semelhantes àquele que obteve êxito, elevando as chances do negócio alcançar resultados consideravelmente lucrativos.

E no que depender do mercado de alimentação e bebidas, do qual as franquias de bares estão inseridas, esses resultados devem mesmo acontecer.

Para a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o faturamento real das empresas do setor deve crescer 4,5% este ano, frente à 2017.

No ano passado, apesar das dificuldades econômicas atravessadas pelo País, as vendas de bares e restaurantes alavancaram em 1,5%, segundo a entidade.

No mercado de franchising, as franquias de bares fazem parte do segmento de Alimentação.

No primeiro trimestre deste ano, de acordo com a ABF, esse segmento avançou 6,6% na comparação com os três primeiros meses de 2017 ao atingir um faturamento de R$ 10,5 bilhões, contra os R$ 9,9 bilhões coletados no mesmo período do ano passado (veja quadro abaixo).

 

Pesquisa

Um levantamento realizado pela Fiesp e pelo Ibope divulgado durante o 3º Fórum Food Service, em 2017, mostrou alguns números que levam em conta a relevância do brasileiro na hora de escolher o local para consumo de alimentos e bebidas fora de suas residências. Confira alguns resultados:

  • 36% dos brasileiros consideram o produto oferecido como maior fator de relevância na escolha do estabelecimento;
  • 21% dos brasileiros consideram o preço praticado pelo local como fator mais relevante;
  • A reputação do estabelecimento é o fator mais importante para 19% dos brasileiros;

 

Outros dados

  • O mercado de alimentos e bebidas representa 10,1% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e estima-se que o segmento de food service abocanhe 2,7% desse montante.
  • Em 2016, o segmento de alimentação fora do lar movimentou R$ 184 bilhões no Brasil.
  • O tíquete médio foi de R$ 13,40, um acréscimo de 8% em comparação ao ano anterior (nas redes de casual dining esse índice é maior).
  • Em torno de 56% da população consome fora de casa, e tem idade entre 18 e 49 anos.

 

Locais de preferência dos brasileiros na alimentação fora do lar:

  • 27% restaurantes a kilo;
  • 19% lanchonetes ou redes de fast food;
  • 18% restaurantes à la carte;
  • 18% padarias;
  • 11% bares e,
  • 6% ambulantes.

 

Recomendações

Se interessou em ter uma franquia de bar?

Parece interessante, porém, há algumas recomendações antes de mergulhar de vez nessa.

Para ter um estabelecimento desse tipo, você não precisa ter experiência na área, já que o papel do franqueado é ficar à frente da administração do negócio.

Porém, é aconselhável ter afinidade com a área e buscar todas as informações possíveis sobre a empreitada, como explica a especialista em franchising e consultora da GSPP, Mércia Machado Vergili.

“É importante entender como será a operação do bar, quanto de produtos receberá pronto e quanto terá que fazer no bar. Isto define a complexidade do negócio.

Além disso, a consultora alerta para a carga de trabalho com o qual o futuro franqueado terá de lidar.

No começo das operações, pode ser necessária a presença intermitente do investidor na franquia, inclusive aos finais de semana.

“É sempre bom que o franqueado seja o operador do negócio e ter uma franquia de bar fará com que ele trabalhe aos finais de semana, sim.
Se a operação estiver toda bem estruturada, talvez ele não precise ficar no bar da abertura ao fechamento, mas tem que se dispor a isto.
Ao abrir um negócio próprio é preciso estar disposto a trabalhar mais horas do que como empregado e em horário que o negócio demande sua presença.”

A especialista recomenda, ainda, que a escolha pela rede de franquia de bar seja bastante minuciosa.

Conversar com os atuais franqueados da rede pode ser uma boa ideia.

Assim, você poderá coletar informações importante sobre como é o suporte da rede e se a marca cumpre tudo que foi acordado no contrato de franquia.

Franquias de bares, na avaliação de Vergili, exigem bastante trabalho e dedicação do franqueado.

Entretanto, o resultado desse esforço pode ser bastante compensador.

“Uma franquia de bar pode ser um negócio de boa rentabilidade e alto fluxo de clientes.
Uma marca atrativa ajuda neste ponto. Uma loja bem montada que crie uma boa experiência para os clientes também é importante.”

Abaixo, você confere 10 franquias de bares associadas à ABF e que podem ser o negócio que você estava esperando abrir.

Entre em contato com as franqueadoras e tire suas dúvidas.

Franquias de bares — Espetto Carioca

A marca Espetto Carioca nasceu em 2010 e inaugurou sua primeira franquia em 2012. O espettinho, tão famoso nas esquinas do Rio de Janeiro, veio das carrocinhas da rua para dentro de um bar com clima agradável, perfeito para unir amigos e família bem ao estilo de vida carioca, com um toque de sofisticação. São mais de 50 sabores de espettos, dos mais tradicionais aos premium e exóticos, passando por sabores vegetarianos, doces e fritos.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ESPETTO CARIOCA

 

Franquias de bares — Vizinhando Gastronomia e Bar

Lançado em 2014, o VIZINHANDO ESPETERIA DE BAIRRO é um bar especializado em carnes servidas no espeto, preparadas artesanalmente. A casa visa oferecer ao cliente todo o sabor e tradição dos espetinhos clássicos das esquinas, servidos num ambiente agradável e familiar, acompanhando um chopp no ponto! A evolução do espetinho de rua, essa é a definição do VIZINHANDO.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA VIZINHANDO GASTRONOMIA E BAR

 

Franquias de bares — Devassa

Devassa foi criada em 2002, no Rio de Janeiro, como uma cerveja especial e, um ano mais tarde, virou Cervejaria, com um conceito diferenciado, baseado na experimentação do produto. A partir daí, as Cervejarias Devassa se tornaram referência no Rio de Janeiro.  Em 2007, a aquisição pela Brasil Kirin ampliou a capacidade logística e levou o conceito para outras cidades do país.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA DEVASSA

 

Franquias de bares — Ambev Chopp Brahma

Quiosque Chopp Brahma traz a melhor experiência de tomar o chope preferido dos brasileiros. São quatro modelos de franquias pensadas para locais com alto fluxo de pessoas como shoppings, hipermercados, rodoviárias e vias de grande movimento. Atualmente, são mais de 200 unidades espalhadas pelo País.

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Franquias de bares — Confraria Paulistânia

A franquia Confraria Paulistânia é um espaço comercial e cultural especializado em cervejas, criado pela Bier & Wein Importadora, empresa familiar fundada há mais de 27 anos e que desde 1993 atua no mercado de cervejas especiais. Absoluta pioneira neste setor no Brasil, a Bier & Wein conta com um portfolio composto por uma consagrada seleção de cervejas, dos mais diversos estilos e origens.

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Franquias de bares — Mestre-cervejeiro.com

A franquia Mestre-cerveiro.com é maior rede de lojas de cervejas artesanais do Brasil. Atualmente possui mais de 60 lojas em todas as regiões do país, entre operações próprias e franqueadas. Por oferecer o modelo de operação em quiosque, a marca acredita que o franqueado pode dividir melhor seu tempo entre o negócio e os demais compromissos.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA MESTRE-CERVEJEIRO.COM

 

Franquias de bares — Água Doce Cachaçaria

O fundador, Delfino Golfeto, hoje presidente da rede, Aliou sua apreciação por cachaças com um restaurante para criar a marca Água Doce. Em 1990 concretizou seu sonho, ao inaugurar a 1ª Água Doce em Tupã/SP. Em 1993 a Água Doce, com seus processos e padrões amadurecidos, recebeu sua primeira unidade franqueada. Em ritmo acelerado de expansão desde 1995, a rede atinge 60 unidades já em 2000.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ÁGUA DOCE CACHAÇARIA

 

Franquias de bares — Chopp Time

CHOPP TIME reconhece que tão importante quanto a localização da loja, é o perfil de quem irá gerir o negócio, pois o envolvimento do franqueado na operação é fundamental para o sucesso.

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*As informações referentes à valores, investimentos e descrição do negócio foram fornecidas e/ou são de responsabilidade das franquias.

 


 

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Por Andréa Castro/Sammy Eduardo