Área de Atuação: Logística e Distribuição
Países em que a empresa está presente: Brasil
Atua com franquia desde: 2000
O material indireto não entra na lista das prioridades para o sucesso de uma franquia, mas sem ele, a empresa não funciona.
Pioneiro na gestão e distribuição de suprimentos indiretos (itens de não revenda) no Brasil, o Gimba ajuda empresas e consumidores a obterem itens essenciais para a rotina diária desde 1988.
Reconhecida pela excelência logística, a empresa entrega em todo território nacional os seguintes itens: descartáveis, higiene e limpeza, material de escritório, informática, alimentícios, copa e cozinha, EPI´s, comodato, itens personalizados, uniformes, entre outros.
A gestão de compras de suprimentos indiretos para franquias pode gerar até 20% de redução de custos. Muitas pessoas têm investido no segmento de franquias, mas atuar nele é desafiador, principalmente quando se trata de consolidar processos logísticos.
Por este motivo aqui no Gimba alertamos sobre a gestão de compras de suprimentos indiretos, o controle de estoque e a logística destes suprimentos como fatores determinantes no crescimento das franquias, indispensáveis para o funcionamento de qualquer loja.
Após analisar o segmento, identificamos os 3 pilares para crescimento exponencial das franquias: gestão, engajamento e inovação.
A logística de distribuição é um dos fatores mais delicados de uma franquia por impactar diretamente no preço final dos produtos.
O grande desafio para o franqueador é estabelecer um sistema que tenha um ótimo nível de eficiência.
Para obter sucesso nesse cenário, é preciso um planejamento minucioso de avaliação no modelo de negócios e, mais do que isso, nos sistemas que serão utilizados.
A profissionalização dessas atividades gera eficiência e reduz custos com tributos e fretes, gerando economia tanto para o franqueador quanto para o franqueado.
Pensando nisso, o Gimba desenvolveu uma ferramenta gratuita de gestão para abastecer o segmento de franquias com foco nos 3 pilares de crescimento.
Muitos de nossos clientes já se beneficiam dessa solução e inclusive estão entre as 50 maiores franquias que mais cresceram em 2018 e 2019.
CASE DE SUCESSO: Café do Ponto
Após mais de seis décadas de existência firmada no mercado brasileiro, o Café do Ponto, marca referência no setor e pioneira em inovações presente em mais de 100 países pela Europa, América Latina e Ásia-Pacifico, ainda tinha um desafio: encontrar um bom fornecedor e parceiro que o ajudasse na operação de compras de itens de não revenda de suas lojas. Firmada parceria com o Gimba, pioneiro na gestão e distribuição de suprimentos, o Café do Ponto aumentou a venda de itens de cross selling quando passou a concentrar compras em um único lugar.
Segundo Márcia Bernardino, coordenadora de marketing da Francap, um dos maiores benefícios após a contratação do Gimba foi poder concentrar a compra de todos os produtos em um único lugar. “Quanto maior o número de fornecedores, maior o risco de termos algum problema no caminho. Com certeza o ganho é maior quando todas as lojas compram no mesmo lugar. Além disso, o Gimba, especialmente, nos oferece um preço atrativo e um bom prazo para pagamento dos estabelecimentos franqueados”, afirma.
Outra vantagem apontada pela executiva é o serviço de operação logística e de coaching oferecidos pelo Gimba. Ela explica que, além da taxa de logística já estar com o preço de frete embutido, o fornecedor ajuda nas cotações quando a empresa deseja, por exemplo, desenvolver algum item para todas as lojas.
Pelo lado do franqueado, que tem a liberdade de comprar alguns produtos sem vínculo com o fornecedor do franqueador, o Gimba acaba sendo uma escolha natural pelas vantagens oferecidas. “As nossas franquias têm independência para adquirir alguns itens de acordo com a necessidade do seu negócio, mas como o preço do Gimba é mais interessante e ainda permite que se acrescente outros produtos na lista de maneira personalizada, o franqueado acaba optando por esse fornecedor de qualquer forma”, relata Márcia.
Os franqueados do Café do Ponto podem fazer o pedido dos itens por meio da plataforma web e recebem a encomenda diretamente na loja, tendo contato direto com o Gimba. “O Café do Ponto utiliza um portal de compras para os clientes corporativos. Nessa plataforma, os clientes podem criar uma lista on-line dos produtos que deseja de forma personalizada e que ficará registrada para a compra do próximo período. Os itens chegam de forma rápida e sem burocracia.
Os clientes também podem acompanhar o rastreio dos pedidos e acessar relatórios com o histórico de compras para facilitar a gestão.
A lista de itens fornecidos pelo Gimba para o Café do Ponto inclui sachês, açúcar, achocolatados, xaropes para os drinks, personalizados, papel, guardanapos, material de escritório, entre outros.
Dentre os benefícios da gestão de franquias com o Gimba estão:
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