Dicas para escolher uma franquia
Dicas para escolher uma franquia

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
5 dicas para escolher bem uma franquia

Cinco dicas para escolher bem uma franquia

11/05/2023

O número de empreendedores no Brasil cresce a cada ano, atraindo cada vez mais pessoas que buscam mudanças em suas vidas profissionais e que desejam ser donos do próprio negócio.

Segundo dados do Ranking Global de Empreendedorismo de 2022, são cerca de 14 milhões de pessoas (9,9% da população), entre 18 e 64 anos, que têm consolidado um negócio de 3,5 anos. Entre os negócios que mais despontam, o modelo de franquias tem se tornado uma opção de negócio para o empreendedor brasileiro. 

Segundo o CEO do market4u, Eduardo Córdova, a escolha do franchising como forma de empreender é uma opção segura, que atende, principalmente, os empreendedores mais conservadores, que buscam um modelo consolidado e com apoio da franqueadora.

Porém, mesmo se tratando de um negócio seguro, é importante que os empreendedores estejam atentos a alguns detalhes na hora de escolher o modelo de franquia desejado.

“Assim como em qualquer tipo de investimento, existem riscos e alternativas não tão confiáveis, com promessas tentadoras sobre o retorno do investimento, por isso é importante pesquisar muito sobre o setor e sobre a franquia desejada antes de investir”, explica.

Para garantir uma maior segurança aos empreendedores que buscam por franquias, a Associação Brasileira de Franchising (ABF), que há mais de 35 anos representa o sistema de franquias no Brasil, lançou o Manifesto por um Franchising Íntegro, que busca promover uma atuação ética, empática e íntegra, além de frisar que a competição faz parte do negócio, mas que a colaboração é a força motriz do setor.

O Manifesto vem de encontro a tudo aquilo que acreditamos como sendo as melhores práticas do setor, uma vez que a relação entre franqueador e franqueado é uma parceria, pois são duas empresas trabalhando em conjunto, em prol de algo maior.

O franqueado deve ser visto com um investidor, alguém que entrou para somar, que deve ser ouvido e respeitado sempre.

Da mesma forma que o franqueado deve ver a franqueadora como um apoiador, um conselheiro, com um vasto conhecimento sobre o negócio e que está ali para dar o suporte necessário”, afirma Córdova, que já atuou como franqueado e hoje é franqueador.

Segundo Córdova, essa relação de transparência e confiança é indispensável para o sucesso de qualquer negócio, principalmente no ramo de franquias.

“Eu já estive dos dois lados e sei o quanto é importante ter uma comunicação eficaz para que os negócios funcionem, por isso no market4u temos a comunicação com um dos princípios e realizamos encontros presenciais com a rede bimestralmente, onde franqueados de todo o Brasil são convidados a conhecerem a matriz da companhia em Curitiba.

Fora os encontros presenciais, é mensalmente realizada uma live com os franqueados que estão se destacando, para que eles compartilhem com os demais as suas ações de sucesso. Hoje somos a 4.ª maior microfranquia do Brasil pela ABF”, explica o CEO.

 

Cinco dicas para escolher uma franquia

Saber escolher uma franquia é algo que exige cuidados que devem ser tomados antes de realizar qualquer investimento, aumentando assim as chances de sucesso. Algumas dicas para escolher uma franquia confiável são:

1 – Avalie o capital para investir

Pode parecer óbvio, mas é importante avaliar com cuidado se o valor que você tem disponível para o investimento é o suficiente para fazer o negócio funcionar no período de maturação.

2 – Pesquise sobre o modelo de negócio

Pesquisar com minúcia e atenção a todos os detalhes é fundamental. O franqueado não precisa entender tudo, mas certamente precisa conhecer muito sobre o nicho que irá entrar, não olhando só para as vantagens, mas, principalmente, para os desafios.

3 – Ouça outros franqueados

Tão importante quanto pesquisar, é entender a satisfação de quem já está nesse modelo. Empresas estruturadas, por exemplo, realizam ações com franqueados para troca de informações.

4 – Conheça quem está por trás do negócio

Pesquise quem são as pessoas que iniciaram a empresa matriz, quais são os seus valores, qual o envolvimento delas no sucesso da empresa e verifique se há identificação entre os seus valores e os da companhia.

5 – Entenda os papéis

É importante entender sobre o que a franqueadora oferece, desde tecnologia, treinamentos, assistências e quais são as demandas do dia a dia do franqueado.


Fonte: Trio Comunicação