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Na Mira

Matéria reproduzida da Revista Franquia & Negócios Ed. 63

Valisere apresenta novo modelo de franquia
A rede Valisere lançou novo modelo de negócios para atingir pequenas cidades e bairros mais afastados dos grandes centros com custo mais atraente. É o Valisere Brands, que visa garantir em um canal especializado para a distribuição das marcas Valisere, Triumph, Valfrance, Sloggi, Água Doce e Classic. Segundo a marca, a proposta complementa o atual modelo de franquia premium, que é aplicado nos principais shoppings nacionais. As unidades estão previstas para cidades com menos de 400 mil habitantes, sendo de rua ou shoppings focados no público B/C. O projeto é simplificado e tem custo que pode chegar até R$ 2 mil o metro quadrado. A rentabilidade estimada é de 15%, com retorno de investimento a partir de 24 meses. 
 
House Shine lança bandeira
A rede House Shine, especializada em limpeza residencial, anuncia o lançamento de nova bandeira de serviços, a Office Shine by House Shine. A nova operação chega ao mercado para oferecer limpeza rápida e fracionada em espaços corporativos. Na mira da nova bandeira estão escritórios, consultórios, lojas e estandes de lançamento e de feiras. “Oferecemos pacotes de limpeza a partir de uma vez por semana com serviço que pode variar de 30 minutos a 4 horas ou ainda a faxina esporádica”, explica a diretora da House Shine, Lilian Esteves. Fundada em 2008 em Portugal e presente no mercado brasileiro há três anos, a marca pertencente ao Grupo NBrand tem cerca de 200 unidades.
 
Montana Express faz planos para 2016
A rede Montana Express realizou em agosto a primeira convenção após ser adquirida, em setembro do ano passado, pelo Grupo J. Alves – holding que também detém a marca Griletto. Com o tema “De Grill a Gente Entende”, o encontro abordou novo cardápio, nova plataforma logística, eleição do Conselho de Franqueados, mesas redondas e palestras. Durante a convenção, a holding também apresentou o plano de expansão para 2016, que prevê a abertura de 13 lojas, totalizando 118 unidades. Para este ano, a rede Montana Express prevê aumentar o faturamento em R$ 20 milhões, para R$ 160 milhões, e ampliar o número de pratos vendidos de sete milhões para oito milhões.
 
Chicken-In investe para aumentar rede franqueada
A cadeia de restaurantes Chicken-In pretende ampliar sua rede franqueadora no Brasil. Serão abertas 70 lojas até 2016 e a meta é chegar a 300 em cinco anos. Para ser um franqueado, o investimento inicial é de cerca de R$ 300 mil
por unidade, com retorno do capital num prazo estimado entre 12 e 24 meses. A taxa de royalties é de 5% e a de publicidade, de 2% do valor bruto. Segundo a empresa, os processos internos foram reformulados, novos fornecedores foram desenvolvidos e o cardápio foi ampliado. A rede também promoveu mudanças na apresentação da marca, com novos logotipo e site. Os investimentos para implantação destas mudanças giraram em torno de R$ 2 milhões. 
 
Spa das Sobrancelhas aposta em quiosques
Com a inauguração de 44 franquias este ano, o Spa das Sobrancelhas projeta abrir mais 50 unidades até o final do ano. A marca aposta em uma expansão baseada na pulverização dos quiosques, instalados em pontos de grande circulação de pessoas. Hoje, o Spa das Sobrancelhas tem aproximadamente 340 franquias em todas as regiões do País e atende cerca de 110 mil clientes por mês. Para este ano, a previsão da rede é alcançar faturamento de 
R$ 78 milhões, ante os R$ 57 milhões de 2014. Em julho, a marca anunciou o lançamento de sua primeira linha masculina, a SDS|Men, ampliando o portfólio com creme de barbear e balm pós-barba.
 
Mr. Beer inicia venda em bares, restaurantes e empórios
A Mr. Beer, rede de franquias de cervejas especiais, anunciou a entrada no varejo brasileiro. A venda das cervejas para bares, restaurantes e empórios faz parte da estratégia da empresa de diversificar os negócios e acessar novos canais de vendas com suas marcas de importação direta. Prestes a completar seis anos no mercado, a marca tem 80 lojas no País com mais de 400 rótulos de cervejas, sendo 100 deles de comercialização exclusiva. Do total, 70% dos rótulos são importados. 
 
Amiste Café prevê crescer 30% em 2015
Apostando no público B2B, a Amiste Café – franqueadora na área de locação de vending machines – prevê crescer 30% este ano. No ano passado, a rede atingiu faturamento de R$ 3,4 milhões. A Amiste Café tem quatro lojas próprias em Londrina (PR), Maringá (PR), Campo Grande (MS) e Belo Horizonte (MG) e uma franquia em Curitiba (PR). Segundo o franqueador, Eduardo Vicente, o segmento de locação de máquinas de café e bebidas quentes – o principal foco da Amiste Café – é pouco explorado nas cidades fora do eixo RJ-SP e muito promissor. “Mais de 60% das vending machines são do segmento em que atuamos, o Office Coffee Services. Elas movimentaram R$ 1 bilhão no ano passado, e a perspectiva para 2015 é que este faturamento seja 12% maior”, disse. 
 
Vó, Quero Bolo! faz produtos para quem tem restrição alimentar
A rede Vó, Quero Bolo! decidiu investir em mais de 15 opções de bolos caseiros para quem é diabético ou tem intolerância à lactose ou ao glúten. Os bolos para quem tem restrição alimentar são encontrados em sabores como fubá com suco de laranja, banana com canela, milho, mandioca, maracujá, maçã, chocolate, limão siciliano, entre outros. Os preços vão de 
R$ 7,00 a R$ 15,00. Nascida em 2013, a “Vó, Quero Bolo” possui seis lojas próprias e uma franqueada e quer crescer via franquias. 
 
Anjos Colchões inaugura 2ª loja no Paraguai
A Anjos Colchões acaba de inaugurar sua segunda loja no Paraguai, em Ciudad del Este. A primeira no país foi aberta em outubro do ano passado. Segundo o franqueador Claudinei dos Anjos, a economia paraguaia cresce acima da média da América Latina e do Caribe e mais uma loja deve ser inaugurada naquele país até o final deste ano, chegando a dez em 2016. “Abrimos as lojas em Ciudad del Este, que está às margens do rio Paraná, na região conhecida como Tríplice Fronteira. É uma região que alcançamos facilmente com nossa logística e à qual conseguimos dar um suporte importante”, diz. No Brasil, a Anjos Colchões tem 50 franquias e a perspectiva é chegar a 62 até dezembro.  
 
WGC Prime quer dobrar de tamanho
A WGC Prime Participações, grupo especializado na formatação e expansão de franquias, pretende atingir 12 marcas em seu casting até o fim do ano e negociar 30 unidades em geral. Fundada em outubro de 2014, a empresa tem hoje nove clientes: Koxixo Jeans (jeans e afins), Açaí Raiz (alimentação saudável), Lets Wok (cozinha baseada na culinária “wok”), Fominha Pizza Cone (pizza fast food), Frenzy Sorvetes (sorvete soft), Tico’s Burger (hambúrguer gourmet premio), CiopClin (implantes dentários), Agora Eu Acho (publicidade virtual) e a franquia canadense Pita Pit (Fast Food de lanches e sucos naturais).
 
Check Express lança a Rede Sinal Verde
A Check Express, empresa de tecnologia e serviços financeiros com mais de 50 mil clientes no varejo, lançou a franquia voltada exclusivamente ao segmento de cobrança e crédito: a Rede Sinal Verde. Criada para levar os produtos da Check Express ao pequeno e médio empreendedor, a Rede Sinal Verde montou seu escritório piloto na cidade de São Carlos, interior de São Paulo, e já conta com unidades nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espirito Santo e Paraíba. A Rede Sinal Verde é Distribuidor Autorizado da Serasa Experian e oferece suporte para redução de inadimplência.
 
Pizza Hut mede grau de popularidade do consumidor
Para divulgar a pizza exclusiva Cheesy Pop, a Pizza Hut lançou o hotsite “PopMeter”,  que entende o perfil digital de cada internauta e desafia o consumidor a medir seu grau de popularidade, comparando-o com um dos três personagens: o Popinho (famoso na família e com amigos), o Popstar (um sucesso com os amigos e na balada) e o Pop das Galáxias (famoso até em Marte). “É preciso engajar com conteúdo relevante, que seja tão interessante a ponto de ser compartilhado. Tivemos a participação de alguns internautas consumidores no desenvolvimento do hotsite, e eles adoraram o Pop Meter”, conta Juliana Pisani, diretora de Marketing da Yum! Brands no Brasil, grupo responsável pela marca Pizza Hut.
 
Chilli Beans marca presença em novela global
A Chilli Beans decidiu lançar sua nova coleção, a Rock Fellas, na novela Verdades Secretas, da TV Globo. Em dois episódios que foram ao ar em meados de agosto, a agência da personagem interpretada por Marieta Severo ganha a concorrência da conta da Chilli Beans e os envolvidos comemoram e apresentam detalhes de alguns produtos, como o relógio amplificador (foto). Em um segundo momento, os atores participam de um ensaio fotográfico “Rock’n’Roll” para a nova campanha da coleção Rock Fellas. A ação foi idealizada pela FractaMoma. Os novos modelos estão disponíveis em todos os pontos de venda Chilli Beans, com preços a partir de R$ 268,00.
 
Fantasia Store: 8 unidades em 30 dias
A Fantasia Store, rede especializada em produtos licenciados Disney, pretende abrir oito unidades em 30 dias. Serão cinco quiosques na região Sudeste (três no estado de São Paulo, um no Rio de Janeiro e outro em Minas Gerais), duas lojas na região Centro-Oeste (Brasília e Mato Grosso) e outra no Nordeste (em Teresina, capital do Piauí). A abertura desses estabelecimentos está dentro do plano de crescimento da marca, que busca chegar a 70 unidades até o final do ano distribuídas em 13 estados. “Ainda há muitos locais para a marca se expandir, com oportunidades em cidades a partir de 50 mil habitantes”, afirma o gerente de franquias da Fantasia Store, Charles Pinho.
 
 
Vinte anos de China House
A rede de gastronomia chinesa China House comemorou os resultados positivos da promoção de aniversário de vinte anos, que realizou durante o mês de julho. Segundo o diretor da marca, Jorge Torres, a redução de mais de 30% no preço do Yakissoba Tradicional resultou em um aumento de aproximadamente 50% nas vendas desse prato, que é o carro-chefe da marca, e de 25% na quantidade de pedidos no mês, se comparado a junho. Segundo ele, a iniciativa trouxe clientes novos e reativou antigos. A marca tem 14 unidades, sendo 13 na capital paulista e uma no estado do Maranhão.
 
Mr. Cheney no Rock in Rio
O Mr. Cheney, especializado em cookies e doces tipicamente norte-americanos, participou pela primeira vez do Rock in Rio, festival que ocorre nos dias 18, 19, 20, 24, 25, 26 e 27 de setembro no Rio de Janeiro e que recebeu cantores e grupos como Elton John, Metallica, Queen, Rod Stewart, Katy Perry e Rihanna. A marca ofereceu quatro sabores de cookies ao preço de R$ 8 cada, com expectativa de vender 30 mil cookies comenta o diretor da rede Mr. Cheney, Lindolfo Paiva. Com 30 unidades em funcionamento, o Mr. Cheney já comercializou 45 franquias em 2015 e espera chegar a 300 unidades em cinco anos.
 
Mestre-Cervejeiro.com avança no Sul e Sudeste
Hoje com quase vinte pontos de venda, a rede de franquia especializada em cervejas artesanais Mestre-Cervejeiro.com pretende encerrar este ano com 40 unidades em funcionamento, estreando em Minas Gerais e no Rio de Janeiro e expandindo o número de operações nos estados de São Paulo e de Santa Catarina. Até o final de 2015, a empresa também espera ter 70 contratos assinados para aberturas de lojas em 2016, a maioria nas regiões Sul e Sudeste. O Mestre-Cervejeiro.com oferece dois modelos de franquia: loja de rua e quiosque. A rede disponibiliza quase 600 rótulos de cerveja para os franqueados escolherem e oferecerem em cada unidade entre 80 e 120. 
 
Divino Fogão e Mauricio de Sousa
Após os brindes de Neymar Jr. e os copos da Turma do Chico Bento, o Divino Fogão fechou nova parceria com a Mauricio de Sousa Produções em comemoração ao Dia das Crianças. Até 15 de novembro, todas as crianças de até 12 anos acompanhadas dos pais e que consumirem refeições nas lojas da rede, independente do valor, poderão escolher um dos cinco modelos de dedoches da Turma do Chico Bento, que inclui o personagem principal, Rosinha, Zé Lelé, Giselda e Teobaldo. A novidade dessa promoção é o uso de realidade aumentada, que permite a interação com os elementos virtuais via smartphone (Android e iOS). Basta baixar o aplicativo e utilizar o papel bandeja ou um dos disquinhos que acompanham os dedoches.
 
Surge a DOM48 na área de varejo e franquias
Os executivos Marinho Ponci e Pedro Fein montaram a DOM48, que tem como foco a terceirização do setor de expansão de marcas de franquias. Segundo eles, a empresa não quer ser percebida como uma consultoria e sim como parte integrante da engrenagem dos seus clientes provendo soluções nas áreas de branding, expansão e varejo. Com pouco mais de seis meses de atuação, a DOM48 atende empresas dos setores de alimentação, vestuário e serviços, como as marcas Helado Monterrey, Side Walk, Nutty Bavarian, Rede Orto, Artex e Jogê, além das startups Aparecida,  Cannoli do Calimano e Anbê. A empresa planeja ter uma filial nos Estados Unidos nos próximos dois anos, depois na Europa e subsequente nos Emirados Árabes e na China.
 
ZOOM education for life faz parceria com Neymar Jr.
Depois de ter firmado parceria com o Instituto Projeto Neymar Jr. para levar aulas de robótica, cultura e desenvolvimento social para mais de 2,5 mil crianças e adolescentes da região da baixada santista, a ZOOM education for life investirá como parceira do jogador no lançamento do material didático ZOOM Educação Tecnológica, sendo mais um produto licenciado do atleta. Hoje, a ZOOM education for life conta com 26 franquias Premium e já atendeu mais de dois milhões de alunos em escolas públicas e privadas.
 
Patroni anuncia primeira unidade híbrida
A Patroni, rede de franquia de pizzas, carnes e massas, implantou recentemente a primeira unidade híbrida da marca, 
em Aparecida, no interior de São Paulo. Nesta operação, a marca terá dois formatos de negócios diferentes em um mesmo espaço físico: os consumidores podem contar com o mix de pizza do modelo Clássico e com o modelo Expresso, voltado para os que buscam uma refeição rápida. Com 192 unidades espalhadas por todo o Brasil, o plano de expansão da marca visa a implantação de mais 50 lojas Patroni Expresso nos próximos 12 meses.
 
Nutty Bavarian investe em “quiosque in quiosque”
A Nutty Bavarian, rede de franquia especializada em amendoins, castanhas, nozes, amêndoas, avelãs e outros grãos glaceados e torrados, abriu um “quiosque in quiosque” no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, em parceria com a Formiga, marca especializada em doces, balas e biscoitos. Além dessa “união de quiosques”, a Nutty Bavarian inaugurou uma unidade dentro da rede de lojas Petz da região de Santa Cecília, em São Paulo.  
 
Jani-King Brasil amplia plano de máster franquias
A Jani-King Brasil, rede de franquias de limpeza que atua no País há 24 anos, decidiu implantar o modelo da matriz norte-americana e ampliou a oferta de máster franquias regionais. Inicialmente restrito a seis cidades, o plano, agora, totaliza mais de vinte cidades: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Belém (PA), Campinas (SP), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Jacareí (SP), Jundiaí (SP), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (município do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense, Região dos Lagos, Região Serrana e Região Sul Fluminense), Salvador (BA), São Carlos (SP), São José dos Campos (SP), São Luis (MA), Taubaté (SP), Vila Velha (ES) e Vitória (ES).
 
Top 25 Franqueadoras Brasileiras
A 3ª edição da premiação “Top 25 Franqueadoras Brasileiras”, promovida pelo Grupo Bittencourt, premiou as redes de franquias brasileiras que mais se destacaram em relação à promoção de ações que engajam os franqueados da rede. São elas: Adcos, AlphaGraphics, Apolar Imóveis, Casa do Construtor, Cebrac, Chilli Beans, China in Box, CNA, Domino’s Pizza, First Class, Giraffas, Griletto, Havaianas, Hering Store, Limpidus, Minds, Morana, Number One, O Boticário, On Byte, Ortodontic Center, Outlet Lingerie, Rei do Mate, Sorridents e Uptime. Os vencedores foram anunciados durante o 6º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias de Negócios, que ocorreu no final de agosto. 
 
Rocha Branca entra para o franchising
No mercado há cinco anos, a Rocha Branca acaba de entrar para o franchising com três modelos de franquias. A microfranquia ecobike, a truck – com entregas feitas por um caminhão – e a tradicional, com loja física. O investimento inicial é de, respectivamente, R$ 62 mil, R$ 100 mil e R$ 150 mil. A marca tem duas lojas abertas e explora hoje 10% da capacidade de um de seus três poços, localizados em Embu das Artes. Uma vez que a Rocha Branca controla todo o processo de envasamento da água, cabe aos franqueados fazer sua retirada na fonte e a venda para os clientes.
 
MBA em Gestão de Franquias finaliza 6ª turma
A 6ª turma do MBA Gestão de Franquias, parceria entre a ABF e Fundação Instituto de Administração (FIA), por meio do Programa de Administração de Varejo (Provar), teve sua formatura realizada no último mês de agosto, no Buffet Giardini, em São Paulo. Foram certificados na pós-graduação, que é o mais alto nível de capacitação entre os cursos da ABF Educação, 15 alunos. 
Participaram da cerimônia o diretor-presidente da ABF Rio, Beto Filho, os diretores Juarez Leão, de Capacitação e Eventos, Claudio Tieghi, de Inteligência de Mercado, Relacionamento e Sustentabilidade, Carlos Zilli, de Marketing, André Friedheim, de Internacionalização, Danyelle Van Straten, da Regional MG, Keller de Paula, de Comunicação e Marketing e Roberto Ferreira, de Controladoria. O professor Carlos Eduardo Furlanetti, mestre pela FEA-USP, representou a FIA.
 
Convênio destina crédito para empreender em comunidades
A ABF Rio e a Agência Estadual de Fomento (AgeRio) firmaram um convênio no último dia 1º de setembro para oferecer 
R$ 1,5 milhão para a abertura de franquias em comunidades cariocas. O acordo foi assinado no Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e prevê a distribuição de cartas de crédito de até R$ 15 mil. Mais informações estarão disponíveis no site da AgeRio a partir de outubro. De acordo com levantamento realizado pela ABF Rio, ao menos dez marcas de franquias já operam em comunidades cariocas.
 
Movimento Compre do Pequeno Negócio
Com o objetivo de fortalecer os pequenos e médios negócios, responsáveis por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e por 52% do total de empregos com carteira assinada, o SEBRAE lançou o Movimento Compre do Pequeno Negócio, no início de agosto. A ABF tem trabalhado para disseminar o Movimento entre os franqueadores associados, visando engajá-los a divulgar e atingir as unidades franqueadas, promovendo maior capacitação, capilaridade, interiorização e profissionalização dos negócios. A data oficial do Movimento é 5 de outubro, dia em que foi instituído o Estatuto da Micro e Pequena Empresa.
 
Estudo inédito identifica papel da mulher no franchising brasileiro
Durante a 3ª edição do Simpósio Mulheres do Franchising, a ABF divulgou um estudo inédito sobre a atuação da mulher no sistema de franquias. De acordo com a pesquisa, 46% das franqueadoras não têm uma mulher em cargos executivos, entretanto, 12% afirmam ter apenas mulheres no comando da rede. Metade das unidades franqueadas é dirigida por mulheres. Confira a cobertura completa da pesquisa no ABF News.
 
Grupo Flytour contrata diretora de RH
O Grupo Flytour contratou a executiva Carla Mota para o cargo de diretora de Recursos Humanos. Entre suas atribuições, ela estará à frente do Projeto de Transformação Cultural, além de implantação de RH mais voltado para o negócio. Carla é graduada em Psicologia, com especialização em Recursos Humanos pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e MBA em Recursos Humanos pela FIA (Fundação Instituto de Administração) e já trabalhou em empresas como Whirlpool, Bunge e Philips. 
 
Grupo Habib’s tem novo diretor de expansão
O Grupo Habib’s, detentor das marcas Habib’s e Ragazzo, contratou o economista e mestre em administração de empresas Sérgio Iunis para assumir a direção da área de expansão do Grupo. O executivo já passou por empresas como BFFC, BioClean Energy, Parmalat Brasil, Companhia Siderúrgica Nacional e Shell. Segundo o Grupo Habib’s, Iunis terá a missão de acelerar a expansão das marcas nos próximos cinco anos, partindo de um minucioso estudo que vai cruzar as possibilidades de novos mercados com as necessidades e natureza de cada negócio.
Mario Gasperini vai para a Doctor Feet
Mario Gasperini é o novo diretor de expansão da Doctor Feet. O executivo terá a missão de ampliar o número de lojas da rede no interior do Estado de São Paulo e na cidade do Rio de Janeiro e também levar a marca para regiões onde ela não está presente, como no Sul e Nordeste do Brasil. Hoje, a Doctor Feet tem 78 lojas no País. Com 26 anos de experiência no segmento de franquias, Gasperini atuou em empresas como Imobiliária Paulo Roberto Leardi, Imobiliária Re/max, CNA - Cultural Norte Americano, CCAA – Centro de Cultura Anglo Americano e Bittencourt Consultoria Empresarial e Franchising.  
 
Grupo Prepara tem novos executivos
O Grupo Prepara promoveu mudanças na equipe: Guilherme Maynard, executivo de operações da organização, passa a liderar a marca pioneira da rede, a Prepara Cursos. Já Camilo Carvalho, então diretor de marketing do Grupo, assume a liderança da marca Ensina Mais, focada em apoio escolar. E o máster-franqueado César Lucchesi assume a diretoria que reúne as marcas focadas no ensino de idiomas do Grupo, a English Talk e a Pingu’s English.
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