Na Mira

Matéria reproduzida da Revista Franquia & Negócios Ed. 58
 

CNA Inglês e EspanholAlunos do CNA terão certificado de proficiência ao final do curso
O ano de 2014 foi alvissareiro para o CNA. Além de receber três leões de ouro no Festival de Cannes com a campanha Speaking Exchange, a rede assinou acordo com a Cambridge English Languague Assessment, departamento da Universidade de Cambridge responsável por certificações de inglês, para aplicar exames de proficiência da instituição ao final de seu curso de inglês para adultos. Com isto, os alunos da rede sairão das escolas já com o certificado First, também conhecido como FCE – Cambridge English: First, aceito internacionalmente por instituições em todo mundo, entre escolas, empresas e órgãos governamentais.

Capa do livro Em nome do PaiPatroni Pizza lança livro e novo modelo de franquia
A Patroni Pizza vai aumentar a sua central de produção: a capacidade de abastecimento passará de 250 lojas para até 600 unidades em 2018. O aumento na produção será fundamental para que a empresa possa abastecer o novo modelo de loja: o Patroni Expresso. O formato terá custo de implantação de R$ 150 mil, em média, e atenderá em locais de alto tráfego de pessoas. Atualmente, a rede tem 189 unidades em funcionamento, e a tendência é que ela inaugure ao menos 50 unidades por ano do novo modelo de negócios, afirma o presidente da rede, Rubens Augusto Júnior. Outra novidade da rede é o lançamento do livro Em nome do pai, que conta a história empreendedora do fundador da Patroni e da criação da marca.

20 anos de estrada
A Yes Aluguel de Carros comemora 20 anos de atividades em 2014. A empresa tem como meta crescer no mínimo 10% em 2014, e chegar a 150 franquias em cinco anos.

Focus Brands procura franqueados no Brasil
Após superar 4,5 mil sorveterias, padarias, restaurantes e cafés espalhados em mais de 60 países, sendo em torno de 200 pontos na América Latina, a Focus Brands prepara-se para chegar ao mercado brasileiro e procura por franqueados experientes, ou multi-unidades de food service para disseminar seus conceitos. A empresa é detentora das marcas Carvel, Cinnabon, Schlotzsky’s, Moe’s Southwest Grill, Auntie Anne’s Pretzels, McAlister’s Deli e Seattle’s Best Coffee e diz enxergar grande potencial de expansão no Brasil.

5 à SecExpansão no litoral paulista
A rede de lavanderias 5àsec inaugurou, em outubro, duas unidades da marca no município de Santos, litoral sul de São Paulo. As lojas estão localizadas no bairro de Embaré e Gonzaga. Considerada a maior cidade do litoral paulista, Santos abriga também o maior porto da América Latina, responsável pelo ritmo econômico da cidade ao lado do turismo, da pesca e do comércio.

Bob´sBob’s finca bandeira em Santarém
A rede Bob’s chega a Santarém, no Pará. E a primeira unidade da marca na cidade tem 62 metros quadrados e está localizada no novo Shopping Rio Tapajós, na Rodovia Fernando Guilhon. A expectativa é atender, em média, oito mil clientes por mês.  Ao todo, foram gerados 30 empregos diretos com a abertura da nova loja.

Bello PastelBello Pastel chega a Vila Velha
A Franquia Bello Pastel Express amplia suas fronteiras para o Sudeste. Em agosto foi inaugurada a unidade no Shopping Vila Velha, no Espírito Santo, e em novembro, será inaugurada a primeira unidade no Rio de Janeiro, no Shopping Metropolitano Barra. A marca se destaca pelo excelente mix de produtos, com mais de 70 itens no cardápio.

AmaTerraProdutos naturais em alta
A Ama Terra, franquia de produtos ecológicos e sustentáveis, fortaleceu sua atuação com a inauguração de três quiosques no mês de outubro. As novas unidades estão localizadas nos shoppings Praia de Belas (Porto Alegre/RS), Nova América (Rio de Janeiro/RJ) e Conjunto Nacional (Brasília). A marca planeja ainda para esse ano a abertura de mais quatro unidades.

OrtoplanOrtoplan aposta no Paraná
A Ortoplan Especialidades Odontológicas comemora a abertura de sua nona clínica no Paraná, a quinta na cidade de Foz do Iguaçu, totalizando 35 unidades em todo o Brasil e no exterior. A nova clínica fica no bairro Jardim Panorama.

Pizza HutPizza Hut cresce no mercado cearense
A Pizza Hut acaba de inaugurar nova unidade na cidade de Fortaleza, no Ceará. A loja está localizada no RioMar Shopping Fortaleza.  Esta é a quinta unidade na capital pernambucana. A rede também fechou acordo com a Coca-Cola FEMSA Brasil, que fornecerá refrigerantes e cervejas para todos os restaurantes localizados na Grande São Paulo. A rede informou ainda que, na Pizza Hut São Paulo, as bebidas são responsáveis por 25% do faturamento mensal.

Red BalloonNicho promissor
Interessada em aumentar a base de alunos de seus cursos de idiomas, a Abril Educação inaugurará seis unidades do curso de inglês Red Balloon dentro de escolas que utilizam os sistemas de ensino da companhia (Anglo, pH, Maxi, SER, GEO, Motivo e Farias Brito). O projeto chamado “In School” oferece franquias a partir de R$ 60 mil, um investimento até dez vezes mais baixo do que uma unidade tradicional da marca.

BrastempBrastemp: da indústria ao franchising
A Brastemp pretende expandir sua área de purificadores de água por meio de franquias. De acordo com a empresa, atualmente, o Negócio Água da Brastemp atua com 16 filiais, em 11 estados. Em outubro, a marca lança o edital para interessados de dez praças: Bauru, Blumenau, Brasília, Campinas, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Salvador, São José dos Campos e Uberlândia.

AcquazeroSeca aumenta demanda por lavagem automotiva sustentável
A rede de microfranquias AcquaZero, especializada em lavagem e estética automotiva sustentável, alcançou 37 unidades no Estado de São Paulo, e nove no interior paulista. E a rede espera crescer, em 2015, amparada na demanda por lavagem automotiva com pouca água, uma vez que a Região Sudeste passa por uma severa crise hídrica.

Viva EventosNovidade em franquias de eventos
A Viva Eventos, rede de franquias especializadas em eventos e festas de formatura, planeja chegar a 150 unidades até 2019. O foco de expansão da rede está no Sudeste, Sul e Nordeste. Atualmente, a rede possui 12 unidades e atende 60 cidades em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

GrilettoTeresina ganha unidade do Griletto
O Griletto, rede especializada em de grelhados, chega a Teresina (PI). A loja fica no Teresina Shopping, um dos mais importantes centros comerciais da cidade

Cosmopolish Nail BarCosmopolish Nail Bar tem Plano ousado
A rede de franquias pretende expandir para as principais capitais do Brasil no início de 2015. Durante 2014, o foco da expansão da marca foram as capitais São Paulo e Cuiabá.

Casa do ConstrutorCasa do Construtor cresce 36% no primeiro semestre de 2014
A rede de franquias Casa do Construtor, voltada para locação de pequenos equipamentos para a construção civil, obteve crescimento de 36% no faturamento no primeiro semestre de 2014, em comparação com o mesmo período de 2013. O sucesso se deve ao número de novas franquias, que até agora somam 20 unidades, com expectativas de mais 24 até o final deste ano.

Doctor FrioGrupo Agera vai liderar expansão da Doctor Frio
A “Doctor Frio”, franquia de limpeza, manutenção e instalação de  equipamentos de ar-condicionado, terá seu programa de expansão administrado pelo Grupo Agera, responsável pela ampliação, gerenciamento e controle de franquias. O valor de investimento inicial para abrir uma unidade da rede é de R$ 45 mil, com taxa de franquia, capital de giro e instalação inclusos. A empresa espera iniciar 2015 com 30 novas unidades em funcionamento, tendo como meta atingir 50 novos franqueados até final do primeiro semestre.

Chocolates BrasilChocolates Brasil Cacau alcança a marca de 500 lojas
Em cinco anos de existência, a rede de franquias Chocolates Brasil Cacau, marca do Grupo CRM, superou o número de 500 lojas em atividade.

CroassonhoCroassonho inaugura terceira loja em londrina
A rede de franquias Croassonho inaugurou sua terceira unidade em Londrina, Paraná. Desta vez, a loja ficará no Boulevard Londrina Shopping. Atualmente, a rede conta com 60 pontos de venda espalhados pelas regiões Sudeste, Sul e Nordeste.

Denis SantiniGrupo MD passa a atuar em RP
O Grupo MD, especialista em comunicação para franquias, e a agência mineira Pessoa Relações Públicas, acabam de se unir e formar a MD&Pessoa Relações Públicas. Com esta sociedade, o grupo passa a oferecer serviços em quatro segmentos: propaganda e mídia; assessoria de imprensa; feiras e eventos; e Gerenciamento Eletrônico de Documentos. Segundo Denis Santini, diretor do grupo MD, a partir da união entre ambas as empresas de comunicação, a companhia passará a atender 130 redes de franquias em todo o Brasil.

Big X Picanha Food TruckBig X Picanha chega ao Food Truck
O Big X Picanha anuncia o lançamento da sua primeira unidade no formato Food Truck. O novo modelo poderá estacionar em espaços públicos, estádios de futebol, grandes eventos e locais de grande concentração ou circulação de pessoas. Para desenvolver o projeto do Food Truck, a franqueadora investiu cerca de R$ 1,5 milhão.

NTK SolutionsNTK Solutions quer revolucionar food service                       
Durante a 14ª Convenção ABF do Franchising, a NTK Solutions apresentou ferramentas tecnológicas que automatizam o dia a dia das franquias. Uma delas é o aplicativo Mob2all, que pode ser usado em restaurantes e fast foods, disponibilizando o cardápio e a opção de fazer pedidos no smartphone do cliente.

L’Entrecôte de ParisL’Entrecôte de Paris PLANEJA expansão em shoppings
O restaurante L’Entrecôte de Paris está expandindo sua marca dentro de shopping centers. A franquia do grupo SMZTO resolveu apostar neste tipo de ponto ao observar o comportamento das pessoas quando vão aos centros comerciais. De acordo com pesquisas, 77% das pessoas que vão ao shopping se alimentam no local e apenas 52% aproveitam para fazer compras. Em 2014, a franquia inaugurou as primeiras unidades da rede dentro de shoppings de São Paulo e Rio de Janeiro.

Rede On Byte projeta crescimento de 40% em 2015
Com 18 unidades no Rio de Janeiro, a On Byte, franquia do segmento de educação profissionalizante, espera um crescimento médio de 40% em 2015. E, no prognóstico da empresa, o Estado deve acompanhar esta taxa de expansão, com a abertura de unidades em novos bairros e cidades fluminenses, sobretudo da Região dos Lagos.

O BoticárioGrupo Boticário é eleito “A Empresa do Ano” no setor de cosméticos
O Grupo Boticário foi eleito como “Empresa do Ano 2014” pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). O prêmio é devido à estratégia da empresa de construir uma fábrica em Camaçari, na Bahia, e um Centro de Distribuição em São Gonçalo dos Campos, no Estado nordestino. Além de receber a principal honraria da Abihpec, o Boticário teve produtos vencedores em três categorias: Maquiagem, Perfumaria Feminina e Masculina.

Sestini abre loja na capital paulista
Em dezembro, a Sestini inaugurou uma unidade no Morumbi Shopping, situado em região nobre de São Paulo. A loja oferecerá aos consumidores todo o mix de produtos das linhas infantil, jovem, viagem e executiva. Com outras três lojas situadas nos shoppings Metrô Tucuruvi, Tietê Plaza e Golden Square, a Sestini planeja inaugurar cerca de 10 unidades nos próximos 12 meses.

Belga MixBelga Mix chega ao franchising
Criada em 2012, a rede Belga Mix chega ao mercado do franchising apostando em uma tendência do setor de alimentação: o de porções individuais de petiscos. A rede já conta com cinco unidades em funcionamento, no interior e região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital paulista, e mira o consumo das classes C e D.

SketchSketch quer abrir 50 unidades em SP, Norte e Nordeste
Com 25 anos de mercado e uma rede de 32 lojas, a Sketch, marca especializada em moda masculina, chega ao franchising e espera abrir mais 50 unidades. A empresa pretende concentrar sua expansão, entre 2015 e 2016, em São Paulo e nas Regiões Norte e Nordeste.

Gantech e Trustwave fazem parceria para ofertar garantia anti-malware
Em 2014, a Gantech firmou parceria com a Trustwave para oferecer o serviço gerenciado de anti-malwares e a garantia zero-day de malware. A solução garante eliminar totalmente os malwares com base em tráfego web e as ameaças “zero-day” para empresas protegidas pelo seu serviço.

Grife para mulheres executivas aposta em franquias
Criada em 2012, a BUW pretende se expandir através de um programa de franquias. A meta da marca é abrir ao menos quatro unidades em 2015. A marca foi concebida com o objetivo de atingir mulheres executivas de classe média alta,  que trabalham em diversos setores administrativos, escritórios de engenharia, arquitetura, advocacia, como profissional liberal, dentre outros. O investimento para abrir uma franquia da marca é de R$ 300 mil, sem o ponto.

Mundo Cheff anuncia entrada no franchising
Nascida na internet em 2010, a marca ganhou sua primeira loja física em 2012 e já prepara voo para a expansão por meio de franquias a partir de 2015. A rede aposta no segmento gourmet e vende desde artigos de utensílios domésticos, eletro portáteis, cutelaria e organização de ambientes. A estratégia de expansão será em espiral, começando por São Paulo, e depois passando por Rio de Janeiro, Minhas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Goiás. A meta é ter 20 lojas já em 2015.

Brasileiro prefere ler e guardar seus documentos em papel
Pesquisa realizada pelo instituto Datafolha, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), para a campanha Two Sides Brasil mostra que o brasileiro prefere ler e guardar seus documentos em papel, a mantê-los em mídias eletrônicas. No estudo, 59% dos entrevistados disseram ter preferência por livros em papel; 56% declararam preferência por revistas impressas; e 55% afirmaram que gostam de cartas em papel. Ao menos 20% dos entrevistados já tinham visto alguma propaganda sobre a sustentabilidade do papel e da comunicação impressa, e, de maneira geral, a percepção do eletrônico como mídia mais sustentável ocorre com maior frequência entre a população jovem (16 a 34 anos), com ensino superior e pertencente às classes A e B.

Guilherme Afif DomingosEmpresas de baixo risco poderão ser abertas em cinco dias, segundo Ministro
Os mais de 600 participantes da 14ª Convenção ABF do Franchising, que aconteceu entre 29 de outubro e 2 de novembro, na Ilha de Comandatuba, na Bahia, tiveram acesso à explicação detalhada da Lei Complementar 147/2014, referente ao Simples Nacional, que entra em exercício a partir de janeiro de 2015, e a desburocratização na abertura e encerramento de empresas. O porta-voz das novidades foi o próprio Ministro da Secretaria de Micro e Pequenas Empresas da Presidência da República, Guilherme Afif Domingos. “Há a burocracia boa e a má, assim como o colesterol, o que lubrifica as artérias e o que entope. Precisamos combater a má”.

De acordo com o Ministro, o tempo atual estimado em 150 dias para abrir uma empresa deve ser reduzido para cinco dias para as de baixo risco, com a utilização do cadastro único, obtido no Portal Empresa Simples.

“Empresas de sucesso são aquelas que tiveram um ou dois insucessos, uma curva de aprendizagem. Atualmente 23% das empresas brasileiras, exceto MEI, são inativas”. Tendo isso em vista, as empresas poderão ser encerradas mesmo com débitos pendentes. Além disso, multas só poderão ser aplicadas após a primeira fiscalização de orientação.

O teto de faturamento das empresas tributadas pelo Simples Nacional será estendido em 2015, para R$ 3,6 milhões, além da inclusão de novas atividades. Um Simples de Transição, que vise ampliar o faturamento sem ônus, também está nos planos. “No curto prazo nós temos a proposta da substituição da escada pela rampa, pois quando as PMEs mudam de faixa, mudam o imposto sobre todo o faturamento”.

ABF e Sebrae firmam parceriaABF e Sebrae firmam parceria para financiamento de franquias
Com crescimento descolado da economia há anos, o franchising tem chamado cada vez mais atenção de instituições financeiras. Com o objetivo de fomentar a expansão de unidades franqueadas pelo País, a ABF e o Sebrae firmaram parceria para a criação do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe).

O Bradesco e o Santander já assinaram termo de intenção de adesão ao projeto que pretende garantir até 80% dos financiamentos por meio de aval concedido pelo Sebrae. “Uma operação de franquia representa menos risco do que uma empresa de porte médio”, explica o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto Santos. De acordo com o executivo, a concessão de crédito é a chave para expansão.

Na entrevista que a presidente da ABF, Cristina Franco, concedeu à reportagem de capa desta edição, o Fampe foi classificado como balizador fundamental para o crescimento do setor no próximo ciclo. “Vem ao encontro do momento em que o franchising nacional mais precisa, um ano com economia mais dura para o varejo”.

Programa Brasil Franquias prevê capacitar mais de 20 mil pessoasPrograma Brasil Franquias prevê capacitar mais de 20 mil pessoas
Com o intuito de disseminar o conhecimento sobre o franchising, a ABF e o Sebrae assinaram convênio para levar cursos às cinco regiões brasileiras. O programa Franquias Brasil é dividido em duas frentes: a primeira visa capacitar 10 mil pessoas, divididas em 337 turmas, entre 2015 e 2016 com o curso Entendendo Franchising. Ao todo, 120 cidades, em 19 estados da federação, receberão o conteúdo nas sedes do Sebrae local, com professores homologados pela ABF.

A outra medida atenderá franqueados que já atuem no sistema, por meio de games virtuais desenvolvidos pela ABF, com temas como gestão financeira, gestão de pessoas, atendimento ao cliente, merchandising e publicidade, custos e preço de venda e indicadores de desempenho. A expectativa é que a ferramenta alcance 14 mil pessoas em todo o País e seja disponibilizada ao longo de 2015.
Busca por
Edições Anteriores
2015
Nenhuma edição neste ano

Clique nas Franquias para ver os dados completos

Publicidade

Clique nos Fornecedores do Franchising para mais Informações

Publicidade