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Unidade modelo permite franqueador adotar melhores estratégias para franquias

27/11/2014

Diário do Comércio – Redação – 26/11 

O mercado de franquias está em ascensão. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento total do setor atingiu R$ 115 bilhões no ano de 2013, o que representa um crescimento de 11,9% em relação ao ano de 2012. Um dos motivos para esse sucesso pode ser atribuído à adoção das franquias modelos, o que acontece quando o franqueador opera a própria loja. Estar à frente do negócio e testar na prática o conceito, permite que o franqueador identifique soluções práticas com o intuito de otimizar a parte operacional do franqueado e gerar bons resultados no faturamento da franquia.

Para o diretor executivo da Anewton Franchising, Lucien Newton, o franqueador tem que testar inovações, tecnologias, treinamentos e processos antes de empregá-los no franqueado. Por isso, uma franquia modelo é fundamental. Sem o teste, o franqueador oferece risco para o franqueado, e não fornece a ele a curva de aprendizagem, um dos princípios do modelo de negócio.

"Esse procedimento reflete uma operação modelo de franchising responsável e sustentável com maiores chances de acerto sabendo lidar melhor com os riscos que o mercado oferece".

Seguindo essa linha, a rede de franquias Number One mantém como unidade modelo uma de suas escolas localizada na região da Pampulha em Belo Horizonte. A franquia é considerada como referência, piloto, e auxilia a rede a identificar as necessidades e implantar diretrizes, posteriormente, repassadas aos franqueados. O gerente de negócios, Pedro Candini, explica que além disso, o Number One oferece todo o suporte necessário para o crescimento e expansão dos franqueados, garantindo um modelo de negócio já consolidado no mercado. "O franqueador acompanha o franqueado desde o processo de tomada de decisão, implantação da unidade e o dia a dia da escola. Este processo inclui a avaliação do futuro franqueado, como análise sócio-econômica e de perfil. Também faz parte deste processo a avaliação do ponto comercial, a elaboração de um plano de negócios, apoio a parte burocrática e treinamentos para transferência de know-how e capacitação dos franqueados. Ainda sim, estamos sempre observando as necessidades das unidades e do mercado para identificar possibilidades de melhoria, alcançando sempre a excelência em nossa prestação de serviços", explica.

O Villa Café, indústria de café gourmet, priorizou a criação de uma unidade modelo logo ao iniciar o projeto de expansão da empresa para uma rede de franquias. Segundo o diretor comercial Marcos Reis, o franqueado do Villa tem como campo de atuação o comércio dos produtos da empresa, como, por exemplo, as máquinas da bebida, café gourmet, cappuccinos. A franquia modelo foi implementada em Belo Horizonte para ser uma referência para as demais. "Entramos para o mercado de franquias com o objetivo de oferecer toda a estrutura para iniciar o negócio e dar prosseguimento em qualquer localidade do país. Para isso, criamos a unidade modelo como uma forma de validar as diretrizes, estrutura da franquia e técnicas para otimizar o operacional e o atendimento ao cliente. A definição do método, com base nessa experiência, é essencial para garantirmos o sucesso dos nossos franqueados", aponta.

Segundo Reis, a franquia Villa tem grandes diferenciais no mercado, entre eles, a exclusividade da marca e dos produtos em uma região que pode envolver diversas cidades. Outro ponto favorável para o franqueado é o baixo complexidade operacional, pois não há gastos com ponto de venda. A empresa já conta com franquias, nos estados Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Brasília e Santa Catarina.

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