Notícias das franquias

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Sem apetite para buscar expansão internacional

05/11/2013

Jornal do Comercio – RJ – REDAÇÃO – 24/10
 
Se em território brasileiro os varejistas já enfrentam desafios e entraves, em se tratando de uma possível expansão para outros países, com o cenário de crise global,as possibilidades ficam ainda menores. O movimento de empresas que procuram a internacionalização não condiz com o País que tem a sétima maior economia do mundo. Para o economista da CNC Fábio Bentes, o cenário não deve mudar nos próximos anos. "Ainda é um movimento muito tímido. O Brasil é um exportador de produtos industriais e agropecuários. São poucas as empresas brasileiras que se arriscam lá fora.Tem menos oportunidade lá do que aqui."
 
O economista reconhece que as varejistas brasileiras deviam procurar uma presença maior lá fora:"O Brasil ainda é muito fechado em relação ao mundo. É a sétima maior economia e só participa com 1% do comércio internacional. É muito pouco," completa.

Entre as experiências mais conhecidas de varejistas brasileiras no exterior está a da Natura. No ano passado, a fatia dos ganhos da fabricante de cosméticos fora do Brasil atingiu inéditos 12,3%,auferidos em mercados como Peru, Chile, Colômbia e México. A empresa também fez sua primeira aquisição no exterior em dezembro passado: a da Emeis Holdings.de cosméticos na, Austrália.

Já no setor de franquias, a participação de empresas brasileiras no exterior pode ser considerada um pouco mais consistente. Segundo números da Associação Brasileira de Franchising (ABF), 112 redes do País atuam em 53 mercados de todos os continentes. Os segmentos que mais têm empresas atuando no exterior são beleza, saúde e produtos naturais.com 17,9% do total, e Vestuário,com 15,2%.

Segundo Antenor Barros Leal, presidente da ACRJ, as empresas brasileiras não têm um componente fundamental, que é inovação. "Se não se inova em tecnologia, não tem muita condição de concorrer lá fora",diz.
 

NOTÍCIAS RELACIONADAS