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Rio se destaca no mercado de franquias

09/04/2014

Jornal O DIA – 02/04 – Aurélio Gimenez 
 
O Rio de Janeiro acompanhou o desempenho nacional no setor de franquias e fechou o ano passado com crescimento de 11,9% no faturamento em relação ao mesmo período de 2012, conseguindo ganhos de R$ 15,2 bilhões. Em relação ao número de marcas, o saldo também foi expressivo: de 11%, chegando a 320 empresas.
 
"Pelo temor que se desenhava no ano passado quanto aos resultados do setor, por conta do comportamento da economia, tivemos um excelente ano, diante de um Produto Interno Bruto (PIB) de 2,3%. Isso reflete que não fomos afetados pelo fator mercadológico. Nossa previsão é de manter o crescimento do faturamento em dois dígitos esse ano, em torno de 10%, mais uma vez acima do PIB", destacou Beto Filho, presidente regional da Associação Brasileira de Franchising (ABF-Rio).
 
Segundo o empresário, parte do crescimento deste ano tem a ver com os eventos esportivos, favorecendo principalmente o setor de serviços e de alimentação. Completando 50 anos em 2014, a Walter's Coiffeur retorna às franquias para crescer ainda mais e confia nas promoções envolvendo a Copa do Mundo para atrair novos clientes. "Faremos sorteios de camiseta oficial da seleção e também de ingressos, entre outras ações", diz Daiana Ribeiro, gerente de marketing da rede.
 
BRASIL A FRENTE DOS EUA NO SETOR DE FRANQUIAS
 
Ao todo, eram 2.703 redes em atividade no país no ano passado, correspondente a 11,4% a mais que em 2012. 
 
Quanto ao número de marcas existentes em todo o estado, o Rio ocupa o segundo lugar e contabiliza 13.157 lojas em operação, ficando apenas atrás de São Paulo. Em todo o país existem 2.703 redes em atividade (11,4% a mais que em 2012), o que faz do Brasil o terceiro maior no ranking mundial de franquias, atrás da China e da Coréia do Sul e à frente dos Estados Unidos.
 
"Somos uma das praças mais interessantes para investimento em franquias. Além disso, os eventos deixarão um excelente legado de crescimento econômico, que será aproveitado por diversos setores. Estamos em um canteiro de obras com diferentes ofertas de pontos comerciais para o setor", avalia Beto Filho, da ABF-Rio.
 
O executivo destaca que o segmento de Educação e treinamento tende a ser um dos com maior demanda nos próximos anos. "Esse é um mercado que cresce muito e segue em rota de expansão. A necessidade de cursos de idiomas e de formação em diferentes áreas, tendo como foco os grandes eventos, impulsiona esse segmento", acrescenta. Lembrando que, no entanto, a maioria das redes fluminenses atua nos mercados de Alimentação (25,6%), Esporte, Saúde e Lazer (19,1%), e Vestuário (18,1%).
 
ALIMENTAÇÃO VARIADA
 
Com a promoção dos eventos esportivos e as obras de infraestrutura, o Rio atrai cada vez mais empresas, principalmente do segmento de alimentos, que querem expandir suas marcas pela cidade. "Nesses dois meses que antecedem a Copa, estamos com uma visão mais interna para que possamos atender aos clientes da melhor forma possível não só nas 14 unidades em atividade como nas próximas quatro que pretendemos abrir até junho", afirma Leandro Souza, sócio da rede Espetto Carioca, que está investindo agora na instalação de um centro de distribuição dos produtos.
 
Outra que aponta seu foco para a Cidade Maravilhosa é empresa mineira de alimentos congelados Telu Congelados Diferentes. Além das três unidades já em funcionamento no Rio Barra, Leblon e Ipanema -, outras duas estão prontas para ser inauguradas: Botafogo e Tijuca. A empresa teve em 2013 um faturamento de R$ 2,7 milhões e espera atingir R$ 5 milhões ainda neste primeiro semestre.
 
320
 
Número de marcas de franquias em atividade no Rio de Janeiro, contabilizando 13.157lojas em operação no estado.
 
R$70 MIL

Valor de investimento no formato de quiosque do Espetto Carioca, que os sócios apostam para se implantados em condomínios.
 
R$1 5,2 BI
 
Total do faturamento das redes de franquias no Estado do Rio em 2013, um crescimento de 11,9% no em relação ao mesmo período de 2012, segundo a ABF-Rio. Para este ano, a previsão é de cerca de 10%.
 
CONFIRA
 
VIA VERDE NATURAIS
Depois de abrir unidades pelo Nordeste, a rede de alimentação saudável volta novamente seus olhos para o Rio. Quatro novas unidades serão inauguradas ainda este semestre: shoppings Nova América e Rio 2, Copacabana e Centro.
 
PRODUÇÃO DE AÇAÍ
Atualmente a empresa Porto do Açaí produz cerca de seis toneladas de açaí por mês, que são distribuídas em vários pequenos negócios da cidade. Daí a necessidade da instalação de um centro de produção.
 
FOTODEPILAÇÃO
Surgida na Espanha em 2007, a Não+Pêlo inovou o mercado de estética e depilação ao lançar a fotodepilação com preço único e unissex. Hoje são 1.300 unidades em 15 países. Aqui no Brasil, para o período da Copa do Mundo, a empresa criou bolsas personalizadas nas cores da bandeira brasileira. De acordo com as franqueadoras máster, Janete Cozer e Tatiana Wenkert, outras novidades estão sendo preparadas para atrair o público brasileiro e estrangeiro durante o torneio.
 
OUTRAS AÇÕES
Também o tradicional salão de beleza Walter's Coiffeur e o restaurante Espetto Carioca apostam na Copa para atrair e agradar a clientela com promoções relâmpagos.
 
Redes tipicamente cariocas se expandem pelos bairros do Rio. Quem também está expandindo é a Porto do Sabor, rede de alimentação saudável surgida dentro do condomínio Novo Leblon, na Barra. A empresa, que tem no açaí o seu carro-chefe, inaugura por meio de franquias sete unidades até o fim deste semestre, incluindo lojas nos bairros do Recreio, Centro e Copacabana. Além disso, a Porto do Sabor está investindo também em um centro de produção de açaí para atender às novas unidades.
 
O grupo Albero, proprietário das marcas Toca do Biscoito e Via Verde Naturais, também continua expandindo. A Toca, por exemplo, inaugura unidades na Central do Brasil, Tijuca e Duque de Caxias. A da Zona Norte terá um novo modelo de negócio como diferencial: uma loja de conveniência, com metragem menor e, consequentemente, menos investimento, própria para espaços alternativos como galerias e outros pontos comerciais da cidade.
 
 

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