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Redes apostam em mercados e metrôs para abrir novas lojas

21/08/2013

JORNAL DCI – FLÁVIA MILHASSI – 12/08
 
Por ser um quiosque de metragem limitada, essa operação tem custos operacional cerca de 30% mais baixo que uma loja de rua ou de shopping center. "Nesse formato você não precisa de muitos funcionários, além disso, o aluguel é mais barato também", explicou Rangel.

Como é um local de passagem rápida, as operações com maior potencial de retomo são as de alimentos, mas isso não limita as opções de quem quer investir no formato.
 
Supermercados

A questão do aluguel mais baixo também foi mencionado pelo sócio diretor da Global Franchise, Wagner DAlmeida, em especial quando a franquia quer abrir ponto de venda dentro de supermercado. "Enquanto no shopping center o aluguel varia de R$ 8 mil a R$ 18 mil por espaços de 40 metros quadrados em média, em supermercado ou hipermercado é possível encontrar áreas bem maiores com aluguéis entre R$ 1. 500 até R$3mil".
 
Entretanto, DAlmeida explicou que não é qualquer operação que cabe nesses espaços. "Você tem que analisar bem se a franquia que vai abrir atenderá ao público-alvo do supermercado. O cliente destes centros de compras têm intenção de consumo totalmente diferente daquele que vai ao shopping center."
Segundo o especialista no setor, os hipermercados têm se preocupado de maneira consistente em inserir galerias de compras em suas operações. "Dois nomes, o Extra e o Carrefour, têm estudado projetos que contemplem fazer estacionamentos subterrâneos para agregar novas áreas comerciais. Isso é um projeto de médio prazo, cerca de cinco anos." Mas já existem casos de sucesso. O Hipermercado Extra Anchieta, por exemplo, tem um amplo espaço, até com cinema e já conta com diversas lojas de serviços e varejo que aproveitam o fluxo mensal de 700 mil pessoas. "Empresas como o Casino, o Carrefour e o Pão de Açúcar [GPA] já investem em centros comerciais e até shoppings agregados a sua operação".

Foi justamente com foco no aproveitamento do número de visitantes mensais que uma operação supermercadista recebe, que a rede de temakerias Yoi! Rolls&Temaki anunciou a parceria como Walmart.
 
A perspectiva, segundo o sócio-diretor Rodrigo Prado Escobar, é abrir pelo menos duas unidades no formato até o final do ano. A primeira já tem local definido: o Walmart Pacaembu, em São Paulo. O executivo explicou ao DCI que para conseguir a parceria, a rede teve que reformular alguns pontos da sua operação. Além disso, foi necessária a aprovação da sede, nos Estados Unidos, para que o franqueado pudesse investir. "Tivemos que montar a operação baseada nas regras do Walmart", disse. Esse processo de demonstração da operação e aprovação da rede no exterior levou cerca de sete meses. Ainda segundo Escobar, como o público é distinto dentro do supermercado, o cardápio sofreu alterações. "Tivemos que adaptar os produtos oferecidos", explicou. Além da operação em um supermercado, a Yoi! Rolls&Temaki também conseguiu sua inserção dentro de uma faculdade. "O franqueado já tinha experiência nesse segmento, foi mais fácil abrir a unidade dentro de uma faculdade". As mudanças na operação também foram necessárias para atender ao público universitário. "Como neste espaço temos um público restrito e com menor poder aquisitivo, modificamos itens em nosso cardápio, para que ocorra o consumo", disse. A operação também tem custo operacional mais baixo. O investimento é de R$ 50 mil em média, mas como os gastos com funcionários é menor, o investidor tem redução em torno de 30% da despesa.

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