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Pequeno empresário aposta em franquias para expandir marca no setor de alimentação

12/02/2014

Jornal DCI – Carla Machado – 07/02

O setor de franquias no Brasil deve crescer 14% em 2013, com o faturamento de R$ 117 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Para 2014, a entidade calcula aumento de 12% no faturamento do setor, com incremento de 9% em inaugurações e 8% de novas marcas. Dentre os segmentos que mais crescem está o de alimentação, que em 2012 foi responsável 19,9% (R$ 20,5 bilhões) do faturamento do franchising no período.

Com o bom desempenho do setor, pequenos empresários passam a investir em unidades desse segmento como, por exemplo, o culinarista Kiko Hwang, idealizador da Yakisoba Factory que em sete meses já conta com 18 unidades no total.

Em conversa com a reportagem do DCI On-Line, o empresário destacou a importância de saber gerenciar o negócio para obter sucesso no ramo de franquias.

DCI: Em sua opinião, qual é o segredo para obter sucesso no ramo de franquias?

Kiko Hwang: É preciso ser uma pessoa dedicada e organizada. O principal problema que observo é que se a pessoa não tiver esse perfil será difícil ter sucesso e ganhar dinheiro. Franquia não é para qualquer pessoa. Não significa que o empresário vai abrir uma unidade e ganhar dinheiro. É preciso se dedicar muito e aprender a gerenciar qualquer tipo de franquia. Não existe mágica. Muitas pessoas tem ilusão de que vão se tornar franqueados e colocar os familiares para trabalhar no negócio. Isso não dá certo. É preciso ter profissional especializado com o perfil adequado. O franqueado precisa ter espírito empreendedor para começar a pensar em ter o negócio, caso o contrário corre o risco de falir rapidamente.

DCI: Como surgiu a marca Yakisoba Factory?

Kiko Hwang: A ideia do restaurante começou há cinco anos. Há quatros inaugurei a unidade piloto, especializada em yakissoba com conceito gourmet. Após cinco meses de inauguração, o sucesso foi tamanho que fomos eleito o segundo melhor yakissoba de São Paulo pela revista Veja. Esse fato chamou a atenção de empresários que me procuraram para propor parcerias, mas decidi esperar por mais dois anos de funcionamento para ingressar no ramo das franquias, que era o nosso objetivo. Atualmente, temos o total de 18 franquias vendidas, oito inauguradas e dez em processo de inauguração.

DCI: As unidades estão localizadas em quais estados?

Kiko Hwang: Começamos bem pulverizados. A primeira unidade foi inaugurada em Itanhaém, litoral sul de São Paulo. Além disso, estamos na capital paulista, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Amapá e Maranhão. Para este ano, a meta é vender de 25 a 30 unidades e fecharmos o ano com a abertura de pelo menos 12 franquias.

DCI: Qual é o valor de investimento para um empresário que deseja investir em uma franquia da rede Yakisoba Factory?

Kiko Hwang: Para começarmos a conversar, o empresário precisa ter R$ 250 mil. Se iniciar o negócio com pouco dinheiro, qualquer problema, que ocorra no início, deixa o franqueado em apuros.

DCI: Quais são os critérios para selecionar um futuro franqueado?

Kiko Hwang: Além do dinheiro, ele precisa ter o mínimo de estudo possível. Exigimos que ele tenha conhecimento suficiente para gerenciar bem a franquia e que esteja disposto a trabalhar, para atingir o nosso objetivo de expandir a marca.

DCI: Qual é a média mensal do faturamento de um franqueado?

Kiko Hwang: O franqueado que consegue trabalhar bem tem o faturamento inicial em torno dos R$ 10 mil a R$ 30 mil, e R$ 70 mil após o sexto mês de operação. A previsão de retorno do investimento é de 28 meses.

DCI: Qual é o público-alvo franqueado?

Kiko Hwang: São profissionais que já trabalhavam liberalmente ou pessoas que decidiram iniciar o seu próprio negócio com faixa etária entre 40 e 45 anos com capital e com vontade de trabalhar.

DCI: E qual é o perfil do público consumidor nas franquias?

Kiko Hwang: Majoritariamente B e C. O público C vem por meio de tickets refeições fornecidos por empregadores, já o público B é composto por pessoas que apreciam conhecer novos restaurantes e chegam a cruzar a cidade para vir comer e conhecer a nossa especialidade.

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