Notícias das franquias

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Padronização e marketing dão mais sabor às franquias

26/09/2013

Jornal Diário do Grande ABC – Redação – 23/09

Mais difícil do que fazer um prato gostoso é fazê-lo com o mesmo gosto todos os dias. Diante desse desafio, muita gente que quer investir no setor de alimentação escolhe a franquia. "A padronização de processos, típica da franquia, aumenta a autoconfiança do empreendedor novato no segmento", diz o consultor especializado em franquias Marcus Rizzo, da Rizzo Franchise.

Outro ponto de atração para quem tem disponibilidade financeira são os investimentos que o franqueador faz em ações de marketing em geral e, particularmente, em publicidade. "Em setores muito competitivos, ter um franqueador que garanta uma boa presença da marca é diferencial importante e que ajuda na consolidação da unidade", diz Rizzo.

No caso do Grande ABC, a presença de franquias nesse setor está aumentando rápido, especialmente em função da multiplicação dos shopping centers (e de suas praças de alimentação) na região. Mas, mesmo os franqueados que estão fora dos grandes centros de compras, estão se dando bem.

Jurema Dantas, 51 anos, franqueada da Sodiê Doces, em Mauá. fatura 20% mais do que a média das lojas da rede no mesmo estágio de maturação. Segundo ela, comprar a franquia foi uma forma rápida de aprender os macetes do negócio, porque, junto com a marca e o visual da loja, o franqueado oferece capacitação e ensina a logística do negócio.

Dados divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) apontam que o faturamento das franquias no País teve aumento de mais de 250% nos últimos dez anos, saltando de R$ 29 bilhões em 2003 para estimados R$ 104 bilhões em 2012. Ano passado, uma franquia foi inaugurada por hora no território nacional.

NOTÍCIAS RELACIONADAS