Notícias das franquias

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Otimismo pós-Copa

21/08/2014

Correio Braziliense – 17/8 – Redação

O pessimismo que atingiu investidores e famílias no início do ano nem de perto contagiou os ânimos dos proprietários de franquias. No início do ano, o número de lojas desse tipo ampliou-se em 9%, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Mas, se os números já não foram de todo ruins para empresários do setor, o futuro pode ser ainda melhor. "Nós tivemos um período de negócios mais enfraquecidos, por causa dá Copa do Mundo. Mas, para o fim do ano, esperamos uma sensível melhora nesses números", projeta o diretor executivo da entidade, Ricardo Camargo, que alerta: "Mas nada de euforia. Para conseguir os resultados, será necessário planejamento e muito pé no chão", diz.

O executivo diz que Brasília leva vantagem nessa recuperação por causa do alto poder aquisitivo das famílias. "Há uma população flutuante semanal altíssima, muitos shopping centers, fora o crescimento da classe média em cidades como Taguatinga, Águas Claras, Guará e Sobradinho", diz. Para ele, Brasília é o carro-chefe da expansão do setor no Centro-Oeste. Que o digam os novos empresários João Vitor Domingues, 24 anos, e Vinícius Marinho, 23.

Para eles, a Copa teve alguns efeitos negativos, mas não alterou as expectativas otimistas para o segundo semestre. Donos de uma unidade da 2be Study, agência de intercâmbio aberta há três meses em Águas Claras, os empresários acreditam que o mercado de educação no Brasil está em plena expansão. "Já tínhamos alguma experiência na área, mas é nosso primeiro negócio.

Pesquisamos durante dois anos e vimos que Águas Claras era um local com potencial, tanto pela renda familiar quanto pela idade média dos habitantes", conta Marinho. "Nenhuma escolha foi aleatória."

Segundo eles, é mais vantajoso ser franqueado, mesmo com alguns gastos e taxas extras próprios do negócio. O investimento inicial, com taxa de franquia, fica entre R$ 50 mil e R$ 10JO mil, dependendo do porte dia loja. "A franqueadora já oferece uma rede de trabalho extensa. Para nós, seria complicado abrir um negócio do zero, sem essa base."

NOTÍCIAS RELACIONADAS