A Associação Brasileira de Franchising divulgou nesta semana dados de expansão das franquias em 2016, com o recorte por setor de atuação.
As franquias faturaram mais de 150 bilhões de reais em 2016.
Porém, esse não é um crescimento uniforme: alguns tipos de negócio puxaram mais esse resultado do que outros.
Se você pensa em empreender por meio de uma unidade franqueada, vale a pena pesquisar tais tendências de crescimento antes de bater o martelo sobre qual será seu futuro empreendimento.
Após publicar uma prévia do resultado que o franchising obteve no último ano, a Associação Brasileira de Franchising divulgou nesta semana o crescimento consolidado por cada ramo de atividade no mundo das franquias.
Ao todo, onze setores de franquias entram na análise da ABF:
- Alimentação;
- Casa e Construção;
- Comunicação, Informática e Eletrônicos;
- Entretenimento e Lazer;
- Hotelaria e Turismo;
- Limpeza e Conservação;
- Moda;
- Saúde, Beleza e Bem-Estar;
- Serviços Automotivos;
- Serviços Educacionais;
- Serviços e Outros Negócios.
Os segmentos das franquias que mais crescem
O ramo de franquias que mais cresce no país é o de Saúde, Beleza e Bem-Estar: houve uma alta de 15,5% nas receitas, comparando os resultados de 2016 com 2015.
De acordo com a associação, o crescimento se deve à adoção de novos canais de venda e à entrada de novas redes no mundo do franchising: desde negócios mais tradicionais, como lojas de cosméticos, até os mais inovadores, como as clínicas médicas populares.
Já o segmento de Serviços Automotivos teve o segundo melhor índice de crescimento no mesmo período, com 11,6% de variação.
Uma grande explicação para isso é a expansão do mercado de veículos seminovos, o que aumenta a procura por serviços automotivos com padrão de atendimento e agilidade: por exemplo, lavagem e troca de óleo express.
A medalha de bronze ficou com o setor de Moda, alcançando um crescimento de 10,4% na comparação anual.
As estratégias de promoção e expansão, aliadas às ofertas de novos produtos, explicam a alta de receitas, segundo a ABF.
Alimentação, um dos ramos mais tradicionais do franchising, ocupa o quarto lugar do ranking, com um crescimento anual de 8,8% nas receitas.
A alta se deve à diversificação dos canais de venda (por meio de aplicativos, por exemplo) e ao uso de promoções.
Vale lembrar que, em números absolutos, a Alimentação, segue sendo a área mais representativa do mundo das franquias.
Das 11 áreas analisadas, a única que não cresceu foi a de Entretenimento e Lazer, que apresentou um recuo de 10,7% (e por isso não consta na tabela a seguir).
Confira, a seguir, quais são os ramos de franquia que crescem no Brasil, com base nos resultados vistos em 2016:
Posição |
Segmento |
Variação 2016/2015 |
1 |
Saúde, Beleza e Bem-Estar |
15,50% |
2 |
Serviços Automotivos |
11,60% |
3 |
Moda |
10,40% |
4 |
Alimentação |
8,80% |
5 |
Limpeza e Conservação |
7,90% |
6 |
Comunicação, Informática e Eletrônicos |
7,50% |
7 |
Casa e Construção |
5,40% |
8 |
Serviços Educacionais |
5,20% |
9 |
Serviços e Outros Negócios |
4,30% |
10 |
Hotelaria e Turismo |
3,20% |
Exame.com
Mariana Fonseca – 16/02/2017
Temos também vários artigos interessantes, veja abaixo: