Notícias das franquias

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

O ‘varejo da atenção’ em debate em SP

12/02/2014

Jornal Diário do Comercio – Karina Lignelli – 31/01

A "Economia da Atenção" e a hospitalidade ao consumidor foram alguns dos temas destacados ontem pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) no "Pós NRF ABF" da 103º edição da NRF (mais conhecido como "Big Retails Show", o maior evento de varejo do mundo realizado em Nova York, sempre em janeiro). Entre citações como "gestão científica do consumidor", "curadoria no varejo", "convergência entre online e offline", o evento em Nova York teve como mote o tema "Evolução, não Revolução". A visão estratégica apresentada pelo brasileiro Thales Teixeira, professor assistente da unidade de marketing da Harvard Business School através da "Economia da Atenção", foi detalhada por Juarez Leão, CCO da Scalina e diretor de cursos e eventos da ABF em sua apresentação.

"Nem só de consumo vive o homem: é preciso criar um ambiente que ofereça algo além", disse Leão em sua apresentação ontem, citando o professor Cláudio Felisoni, do IBEVAR para resumir este novo momento do varejo. Ele apontou algumas tendências de consumo dentro desse conceito e as respostas empresariais para elas, como compras sob demanda (ou "qualquer dispositivo é uma loja"); prazer em fazer negócios ("oferecer experiências ou só preços baixos"); diferenciar clientes ao tratar descontos (conhecer bem o consumidor antes de discriminar preços); diminuição de lealdade do consumidor a produtos de giro rápido; compartilhamento de novidades ("boca-a-boca" e a constante inovação para liderar), necessidade de experiência personalizada (e novas ferramentas para o consumidor utilizar em tempo real), entre outras.

No caso da hospitalidade, ele mencionou a Caruso Affiliated como o desenvolvedor mais bem-sucedido do mundo em complexos de varejo, que se baseiam em colaboração local, pontos de encontro para fortalecer laços, relações de fidelidade com marcas para reduzir riscos e desafiar tradições para inovar e criar engajamento para o consumidor. "O Rick Caruso (CEO da empresa) deu um susto na gente dizendo que, se os shoppings continuarem como estão hoje, daqui a dez anos vão morrer. Se não houver convergência entre o resgate do acolhimento e o receber bem, o consumidor não vai querer voltar", disse.

Segundo a ABF, com base em números da organização da NRF, cerca de 1,7 mil brasileiros participaram dessa edição do evento, e dois grandes cases do franchising nacional foram apresentados antes da abertura em Nova York: a Chilli Beans, de Caíto Maia, e a Puket, duas marcas que exemplificam bem os conceitos acima. Desenvolvido sob o tema "Perspective Elevated" e em ambiente mais positivo que na edição anterior pela retomada do crescimento do varejo americano de 3,4% em 2013, segundo Ricardo Camargo o diretor executivo da ABF, o evento também trouxe quatro bandeiras relevantes: a valorização da carreira no varejo, redução de impostos de 35% para algo entre 27%, flexibilização de políticas trabalhistas e a resolução de questões de imigração "por dificuldades de recrutamento".

NOTÍCIAS RELACIONADAS