Notícias das franquias

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

O sonho de ter um negócio próprio

03/12/2013

Jornal O Globo – Redação – 25/11
 
Abrir um negócio próprio, como garantia de um futuro tranquilo, é o sonho de muitos brasileiros. No entanto, é preciso cuidado para que o sonho não vire pesadelo. Administrar uma empresa, com todas as dificuldades que a gestão impõe, não é tarefa fácil. Uma boa opção, para quem pretende seguir este caminho, pode ser investir em franquia: associar seu negócio a uma marca já conhecida e consagrada.

Pelos números apresentados, o setor está em expansão. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), até o fim do ano o segmento deve crescer 14% no País, atingindo um faturamento de R$ 117 bilhões.

Para 2014, as projeções são promissoras. A entidade calcula que o faturamento deve crescer 13%, com um incremento de 9% em inaugurações e 8% de novas marcas. A expectativa é de que cerca de 30 a 40 marcas estrangeiras desembarquem em território nacional. Hoje são 168 redes no total.

Ao mesmo tempo, a ABF renovou acordo com a APEX (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) para incentivar marcas brasileiras a iniciarem processo de internacionalização. Atualmente, 120 marcas atuam no exterior e, em 2014, esse número deverá chegar a 140.

Beto Filho, presidente da ABF-Rio, explica que há alternativas para todos os bolsos. “É possível investir em franquias em diversos segmentos, aplicando desde R$ 10 mil até R$ 7 milhões”. 
 
Eles apostaram 

Christiane Bonan foi funcionária de banco durante 14 anos. Há cinco anos e meio, em sociedade com o marido, abriu sua primeira loja da rede Mega Matte, no shopping Citta América. O resultado foi tão positivo que, depois disso, já abriu novas unidades da franquia no Via Parque, no Barra World e, em breve, abrirá mais uma no shopping Metropolitano.
 
“Estou bem satisfeita com a marca. A rentabilidade que as lojas me proporcionam é bem maior do que qualquer aplicação”, explica Christiane.

Funcionária de uma empresa de navegação durante nove anos, há algum tempo que Silvia Puget vinha maturando a ideia de ter um negócio próprio. O motivo principal era ter mais tempo para se dedicar às filhas. Depois de muita pesquisa e investimento de R$ 120 mil abriu, há menos de um mês, um quiosque da Loja das Torcidas, no Norte Shopping, Zona Norte do Rio. O espaço dedicado a venda de camisas, flâmulas, bandeiras e outros artigos do mundo esportivo tem sido um sucesso, o que acabou motivando o marido da empresária a, junto com outro sócio, investir em uma nova unidade no shopping Via Brasil, também na Zona Norte carioca. “Apostamos em uma marca nova no mercado e ficamos satisfeitos com o resultado. Estamos bem otimistas com as oportunidades que a Copa do Mundo trará para o negócio”, explica Silvia.

Durante os 20 anos em que trabalhou como contadora, Regina de Souza sempre acalentou o desejo de abrir seu próprio negócio, de olho numa aposentadoria mais tranquila. As experiências feitas, porém, não atingiram o resultado esperado. “Eu e meu marido apostamos em comércios menores, mas o rendimento não foi o esperado”, lembra Regina. 
 
Após muitas pesquisas e visitas a feiras de negócios, a empresária abriu, há um ano, uma franquia da rede de restaurantes Divino Fogão. “O perfil dessa franquia agradou em cheio. O franqueador permite que o franqueado exerça a criatividade na gestão do negócio”, diz Regina. A empresária investiu R$ 1,1 milhão para a abertura do restaurante, no Park Shopping Campo Grande, Zona Oeste da cidade. O valor compreende aluguel da loja, ponto, obras de adequação do imóvel e equipamentos, entre outras despesas.
 

NOTÍCIAS RELACIONADAS