Notícias das franquias

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Mercado de franquias apresenta aumento de 7,7% na Paraíba em 2013

27/11/2014

Portal G1 – Wagner Lima – 23/11

Na hora de investir em um negócio próprio, muitas pessoas têm encontrado nas franquia uma opção atrativa por aderir a uma marca forte no mercado e regras muito definidas de marketing e atendimento. O reflexo dessa adesão às franquias na Paraíba se traduziu no aumento de 7,70% do número de iniciativas em 2013 em relação ao mesmo período de 2012 e de 12,40% na abertura de unidades (lojas), segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Nesse fluxo, há cinco anos o empresário paulista Luiz Roberto Bogus e a família que deixaram para trás São Paulo, na região Sudeste, para se estabelecer no Nordeste, região que registra expansão de 14,5% no número de pontos de vendas de franquias. Com uma franquia do Divino Fogão estabelecida há cinco anos em João Pessoa, o empresário está em fase de preparação da segunda unidade gerenciada pela família. “Há cinco anos, o Divino Fogão já era uma marca forte com mais de 20 anos de existência e encontramos nela a abertura para adaptar nosso serviço à culinária paraibana”, frisou.

Na Paraíba, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) identificou que em 2013 foram abertas 371 novas lojas, o que representa uma evolução de 12,40% em relação ao ano anterior na quantidade de novos espaços. O levantamento aponta também que o estado é responsável por 0,30% da fatia do mercado brasileiro de franquias, que em 2013 chegou a 2.703 redes e 114.409 lojas.

Quando se mudou para a Paraíba, Luiz Roberto Bogus decidiu investir recursos e força de trabalho na marca por entender que seria um diferencial na cidade. Olhando para o começo de tudo, ele nem precisaria dizer se valeu a pena investir os R$ 800, valor que envolve da aquisição do ponto até o funcionamento do restaurante. A decisão de abrir uma nova loja da marca é a sinalização de que o negócio deu bons resultados.

O ramo da alimentação, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), tem sido um dos mais expressivos e consolidados no universo de franquias. O segmento cresceu 16,6% e estudos mostram que mais de 30% da população realiza refeições fora do lar.

Franquias estão em 16% das cidades paraibanas

A Paraíba tem a presença de franquias em mais de 16% dos 223 municípios, segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ao todo são 37 cidades que têm em seus territórios 597 unidades de franquias. No país, são 67.428 unidades de franquias. O destaque no número de franquias fica por conta de João Pessoa, que concentra 376 unidades, seguido por Campina Grande (111), Patos (23) e Guarabira (12).

Um dado interessante que pode apontar a expansão de franquias na Paraíba é que 23 das 37 cidades têm uma unidade de franquia, o que mostra o começo de negócio desse tipo vinculado às marcas nacionais de franquias.

De acordo com os dados da ABF, no Nordeste, as franquias apresentam expansão de 14,5%, taxa similiar à registrada na região Sul. A região vem apresentando expansão nas franquias por conta do crescimento do setor do comércio. O Nordeste detém 68 shoppings e a previsão de inauguração de mais outros sete, segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers.

NOTÍCIAS RELACIONADAS